4 Princípios de logística sustentável

4 Princípios de logística sustentável

 

A crescente poluição no meio ambiente e o risco de esgotamento irreversível dos recursos naturais levaram a muitas mudanças na economia global. Dessa forma, estratégias de desenvolvimento sustentável foram criadas.

O que é o desenvolvimento sustentável?

Significa introduzir medidas que evitem o consumo excessivo de recursos naturais para manter o equilíbrio ecológico e, ao mesmo tempo, garantir que a qualidade de vida da sociedade e as economias das empresas não diminuam.

A empresa Rotom trata o meio ambiente como um bem comum, portanto, o desenvolvimento sustentável é um dos nossos principais focos desde o início de nossa empresa. Tomamos muitas iniciativas para eficiência e flexibilidade da cadeia de distribuição. Também nos esforçamos para descobrir novas soluções tecnológicas inovadoras e serviços de logística para fazer o melhor uso dos recursos naturais.

Logística de embalagens - objetivos

O nosso objetivo é otimizar recursos, por exemplo, a madeira e eliminar resíduos desnecessários. Graças a isso, não apenas contribuímos para melhorar o estado do meio ambiente, mas também procuramos melhorias económicas que aumentem a lucratividade do processo de distribuição.

Estratégia 4R na gestão de recursos

1. REDUÇÃO - Redução de resíduos

A embalagem quando é bem escolhida pode reduzir muito o desperdício. Como isso é possível? Por exemplo, se substituir a embalagem descartável por umcolar de madeira para palete ou caixa plástica apropriada, obterá um produto reutilizável, então não irá precisa usar caixas, filmes ou fitas para proteger seus produtos. Assim, reduz a quantidade de desperdício.

Design de embalagem especial economiza recursos naturais

Na Rotom, projetamos embalagens adequadas para o armazenamento e transporte. As embalagens são personalizadas de acordo com as necessidades do cliente, seja no material, durabilidade do material, ou que o seu sector exija. Quando os produtos são projetados para as necessidades da sua empresa, por exemplo, paletes de madeira ou recipientes de metal, eles tornam-se uma parte necessária da cadeia de produção, aumentando a eficiência desses produtos e reduzindo o risco de danos, promovendo uma maior produtividade. Graças a estes serviços avançados de logística, quase todas as embalagens, independentemente de serem feitas de metal, madeira ou plástico, podem ser utilizadas novamente.

 

Embalagens projetadas individualmente significam maior ergonomia no trabalho e, portanto, melhor desempenho e segurança. Também vale a pena acrescentar que, graças aos avançados serviços de logística, quase todas as embalagens, independentemente dos materiais utilizados, podem ser reutilizadas. Deste modo, reduzimos o impacto negativo no meio ambiente.

2. REUTILIZAR - Reutilizar

Nos nossos serviços, tentamos aumentar a consciencialização das empresas que muitas embalagens podem ser reutilizadas. Juntamente com os nossos clientes, simulamos a sua cadeia de distribuição com base em embalagens reutilizáveis. Com base nisso, sugerimos possíveis soluções e estimamos o que irá poupar. Frequentemente, embalagens como por exemplo paletes de madeira depois de utilizadas uma única vez, são deixadas no cliente final, este por sua vez não necessita das paletes. A Rotom incentiva o retorno dessas paletes e a reutilização. Graças às ferramentas apropriadas de logística e TI, podemos organizar a recolha dessas paletes. De seguida, faremos o controlo de qualidade , e reparação se for necessária para procedermos à entrega no local onde possam ser utilizadas. Assim ao reutilizarmos, é criado um sistema de circulação de embalagens, ou pool de embalagens.

O infográfico mostra o processo de circulação da embalagem

Por outro lado, se existir uma falta temporária de embalagens na sua cadeia de distribuição, mas só precisa delas por um determinado período, por exemplo, na temporada alta, pode optar pelo serviço de aluguer: paletes de madeira, paletes de plástico, palotes, caixas de plástico e roll containers. Assim, além de poupar ajuda o meio ambiente, porque evita a produção adicional de embalagens usadas apenas temporariamente.

3. RECICLAGEM- Reciclagem de paletes de madeira e outras embalagens

Esforçamo-nos ao reparar e manter as embalagens em ótimas condições, para adiar a reciclagem destas devido ao desperdício ambiental. Assim, queremos estender o ciclo de vida das embalagens. As embalagens danificadas nem sempre precisam ser substituídas, muitas vezes podem ser reparadas e serem mantidas por um longo tempo antes de serem finalmente descartadas. Pode ler os benefícios em reparar emebalagens neste artigo.

Regeneração de paletes de madeira na zona de produção

Na Rotom, usamos a recuperação de embalagens, ou seja, todos os produtos de madeira, por exemplo uma palete ou um colar de madeira para palete que vai para a empresa está sujeito à reparação. Os nossos experientes colaboradores das linhas de reparação verificam se as paletes podem ser reutilizadas. Os elementos danificados são substituídos por novos, funcionais, na maioria das vezes de outros paletes danificadas. Após este tipo de reciclagem, é criado um produto completo que pode ser utilizado novamente. A grande vantagem é que você nem sempre precisa usar a matéria-prima nova para reparar as suas embalagens, o que é bom para o meio ambiente.

4. RECUPERAÇÃO - Recuperação de embalagens

O sistema de recuperação de embalagens (recuperação de embalagens) também pode ser chamado de distribuição inversa. Este processo oferece não apenas a recuperação de embalagens. As paletes, caixas plásticas ou palotes de plástico também são:

  1. Rastreadas- você sabe exatamente onde eas embalagens estão
  2. Recuperadas - recebido dos seus clientes
  3. Verificadas quanto à qualidade
  4. Reparação e manutenção
  5. Retornadas

Cada uma das etapas acima compõe todo o fluxo de trabalho da sua embalagem. A última etapa, ou seja, o retorno das embalagens para a sede da sua empresa, fecha o ciclo na cadeia de distribuição. Além disso, pode acompanhar todo o processo graças a uma aplicação de gestão de recursos que está na nossa página. O sistema de devolução de embalagens é mais do que uma responsabilidade comercial. Possui três objetivos principais:

  1. Reduzir o número de resíduos sólidos gerados por embalagens descartáveis
  2. Reduzir o número de recursos naturais, ex: madeira
  3. Redução de custos resultantes da compra de novas embalagens

Processo de recuperação de embalagens

Preocupamo-nos com o meio ambiente, graças à eficiência da recuperação de embalagens. A procura por recursos naturais, como madeira e combustível, é reduzida ao reutilizar as embalagens existentes. Além disso, menos produtos são encontrados em aterros sanitários através da reciclagem do cliente e do uso repetido de materiais de embalagem.

Acontece que a mudança para embalagens reutilizáveis é económica e competitiva. Os sistemas logísticos mais recentes fazem da gestão de fluxo de retorno de embalagens uma alternativa económica aos métodos atuais. Você pode ler mais sobre pool no site da 2Return ou no artigo do blog.

A Rotom está constantemente a promover a capacidade de usar produtos de logística para que sejam utilizados da maneira ideal. Ao recolher embalagens dos clientes finais e reutilizá-las, pode estender a vida útil das suas paletes, palotes e caixas de plástico. Além disso, a inspeção e manutenção regulares garantem boa qualidade, o que evita o processo prematuro de reciclagem de embalagens danificadas e aumenta a segurança dos seus colaboradores e mercadorias transportadas.

Produtos relacionados