NIMF 15 - Normas Internacionais para medidas fitossanitárias de embalagens(ISPM15)

NIMF 15 - Normas Internacionais para medidas fitossanitárias de embalagens(ISPM15)

Quando elege uma palete fabricada em madeira, é importante compreender os benefícios de exigir paletes com tratamento fitossanitário(HT). Este é um processo necessário para conhecer os requisitos da norma NIMF 15(ISPM15). Mas de que se trata exatamente o IPPC e quais os seus benefícios?

O que é a norma NIMF 15 (ISPM15) ?

A norma NIMF 15 (conhecida também por IPPC e fumigação) é uma norma internacional de medidas fitossanitárias. Foi desenvolvida por um organismo internacional de proteção florestal, que é responsável pela resolução de problemas que afetam o processamento da madeira com espessuras superiores a 6mm utilizadas no transporte de mercadorias para diferentes Países. Aplica-se particularmente a embalagens de madeira no comércio internacional.

Porque é necessária a NIMF15(ISPM15)?

O objetivo principal da NIMF 15 é prevenir a disseminação de doenças e insetos que podem afetar negativamente os ecossistemas. Fornece um pacote de medidas para a eliminação de todos os organismos vivos que podem ser potencialmente perigosos para a fauna e flora de outros continentes. A norma NIMF15(ISPM15) indica os produtos que tem de ser tratados com processos e as marcações específicas exigidas. Ao usar a NIMF 15 os compradores e utilizadores de embalagens em madeira tem garântia absoluta da inexistência de obstáculos no transporte de mercadorias em todo o mundo. A NIMF15 afeta todo o tipo de embalagens em madeira, como paletes, caixas ou aros, que requerem tratamento fitossanitário, fumigação, e marcação com um número registado e ativo atríbuido pelas autoridades.

Que países afeta a norma NIMF15?

A norma NIMF 15 (conhecida também por IPPC e fumigação) não é utilizada, salvo excepções, no comércio entre países da UE incluíndo a Suíça. Para países fora da UE, embalagens em madeira e barrotes devem cumprir com os requisitos da NIMF 15(ISPM15) para que possam ser transacionados.

Como é que o processo de tratamento fitossanitário por choque térmico funciona?

Para o tratamento fitossanitário se tornar efetivo, deve ser executado da maneira correta. A madeira utilizada deverá ser descascada, porque somente o cerne da madeira é necessário na produção de paletes. As embalagens em madeira devem ser aquecidas até uma temperatura que atinja 56 graus Celcius. A madeira deve ser assim mantida pelo menos durante 30 minutos. Foi documentado que a temperatura de 56 graus é um requisito para eliminar todo o bicho da madeira. Embalagens em madeira, como sendo paletes, caixas ou laterais devem ser tratados numa estufa fitossanitária especialmente desenhada para dar o choque térmico de acordo com todos os procedimentos exigidos. Na Rotom temos as nossas instalações equipadas com estes equipamentos onde damos este tratamento térmico.

Tratamento fitossanitário por choque térmico aplicado em paletes de madeira na estufa da Rotom

Atualmente o tratamento fitossanitário por choque térmico é considerado o melhor processo para cumprir a norma NIFM 15(ISPM15)

Outros tratamentos, como a fumigação química, foram excluídos porque se descobriram partículas tóxicas na madeira. Tratamento por choque térmico NIFM15 elimina insetos e larvas, reduz a humidade e assegura um processo seguro para a manipulação das mercadorias. O tratamento por choque térmico também melhora futuramente a resistência da palete às condições meteorológicas adversas.

Como provar que a palete de madeira foi fabricada de acordo com a norma NIFM 15(ISPM15)?

Após o fabrico da palete em madeira, a sua secagem e tratamento fitossanitário é colocado um carimbo com o selo ISPM do país de origem. A marca IPPC é aplicada de forma permanente na embalagem em madeira, em pelo menos duas faces opostas da palete, e é passado um certificado que toda a madeira utilizada cumpriu com o tratamento por choque térmico.

Carimbo na palete em madeira com certificado IPPC

Que marcação as paletes com tratamento fitossanitário devem levar?

É muito importante que se possa conhecer a origem da madeira das embalagens, para que exista uma responsabilização pela sua passagem na cadeia de fornecimentos.Paletes que passaram pela norma ISPM15 tem uma marcação reconhecida em todo o mundo. A outra parte do código identifica o responsável pelo processo de fumigação, país de origem, e o número da certificação. Existem por norma ainda duas letras que indicam o processo usado no fabrico da palete. Foi estipulado que o tratamento fitossanitário seria designado com as letras HT(Heat Treatment).Estes são os elementos essênciais para o carimbo de tratamento fitossanitário de acordo com a normativa ISPM15.

Características da marcação ISPM15 nas embalagens em madeira

Benefícios do tratamento por choque térmico

A razão principal para a exigência do IPPC é minimizar o risco de migração de organismos vivos. A disseminação de insetos ou outras pestes além fronteiras podem ter um impacto determinante no ambiente. A poluição dos insetos pode inclusivamente causar doenças nas pessoas que manipulam as paletes. Aumentar o nível de esterilização é outra vantagem no fabrico das paletes, evitando fungos ou bactérias, especialmente quando as paletes são mal armazenadas, assim sendo este tratamento evitará riscos para a saúde de quem lá opera. Existem ainda outros benefícios como o aumento da durabilidade destes ativos que se tornam mais resistentes a intempérides.

Quem questiona o certificado IPPC e assegura a sua implementação?

Em Portugal temos estufas de tratamento fitossánitário, e o grupo Rotom tem várias unidades de produção de paletes novas cumprindo todas as exigências da norma ISPM15. Os negócios desenvolvidos nesta área cumprem o estabelecido pelas normas internas e internacionais, nomeadamente no que é exigido para exportação de paletes para fora da UE.

O grupo Rotom, enquando fabricante de embalagens em madeira, é inspecionado regularmente para assegurar que os sistemas de qualidade, segregação, marcações de HT e registos cumprem as regras impostas. Isto significa que é controlada toda a madeira desde o momento em que chega até que é expedida.

Que consequências existem na falta de marcação, ou quando a mesma é efetuada de forma incorreta?

O carimbo ISPM é muito importante no controlo alfandegário, assim como o processo de fumigação e seu certificado. Deve ser alertado enquanto exportador que poderá incurrer em sérias penalizações caso as suas embalagens não cumpra a norma ISPM15. Poderá ficar com mercadorias retidas, rejeição das mesmas, necessidade de as voltar a embalar, com custos elevadíssimos. Acresce que o país onde a palete é rececionada tem o direito de destruir por completo toda a embalagem e incutir custos também nesse processo ao expedidor.Por isto mesmo arriscar enviar mercadorias sem a correta marcação não compensa o risco.

Compre paletes e caixas em madeira com tratamento fitossanitário

Na Rotom Portugal, podemos ajudar no cumprimento das normas de ISPM15. Nós fornecemos uma vasta gama de produtos em madeira novos como paletes, caixas e aros para paletes. Todos os nossos produtos tem certificado IPPC, registo da empresa e detalhes de todo o processo, assim saberá o que está a comprar com total transparência. Também oferecemos servios de tratamento fitossanitário para as suas embalagens, nas várias medidas, para que fique seguro que todos os seus produtos cumprem com a legislação em vigor.

Produtos relacionados