Crise energética - como superar a perturbação na logística?

Crise energética - como superar a perturbação na logística?

A crise energética causada pela instabilidade geopolítica global é agora uma realidade. No contexto da guerra na Ucrânia, as perturbações na distribuição de petróleo e gás, agravadas por sanções e medidas restritivas da oferta pela OPEP+, causaram o caos nos fluxos de energia em todo o mundo.

A União Europeia está a tentar encontrar novas fontes de abastecimento energético e combater a inflação. Isto é extremamente importante, uma vez que os países europeus estavam fortemente dependentes da energia russa. Segundo a revista Forbes, antes da eclosão do conflito na Ucrânia, os países da UE importavam colectivamente da Rússia 27% do seu petróleo e 40% do seu gás natural. As sanções impostas à energia russa e um corte de quase 90% no consumo de petróleo causaram uma perturbação significativa no mercado global de energia.

Numa situação de tanta instabilidade associada a uma falta de recursos na quantidade necessária de gás, carvão e outras matérias-primas, os custos energéticos aumentaram drasticamente.

O impacto da crise energética nas cadeias de abastecimento

O crescente consumo da energia eléctrica, juntamente com sistemas de energia transformados e cortes energéticos, podem levar a um apagão prolongado ou perda total da energia em derteminadas áreas. Esta interrupção pode ter consequências desastrosas para o fabrico, a logística e a venda a retalho. Por contraste, um relatório recente do Business Insights do Office for National Statistics (ONS) destaca o papel do impacto dos preços elevados da energia na economia.

O impacto da crise energética nas cadeias de abastecimento

"Mais de 28,2% das empresas de transporte e armazenagem identificaram o aumento dos preços da energia como a principal razão para o aumento dos custos operacionais, e mais de 56% das empresas já estão a incorrer em custos mais elevados devido à actual crise energética."

A subida dos preços da energia na Europa Ocidental é um motor significativo da situação volátil que enfrentam as empresas de produção e logística.

As cadeias de abastecimento sustentáveis são uma obrigação

A segurança energética está a tornar-se cada vez mais importante. Os armazéns e operações logísticas podem ser muito expensivo em energia devido às necessidades de aquecimento ou arrefecimento de grandes edifícios, equipamento e custos de transporte associados a cargas e frotas.

Por isso, o aumento dos custos energéticos deve levar os fornecedores de serviços logísticos a recorrer a soluções mais sustentáveis na cadeia de abastecimento, tais como o gerar de energia verde no local, o armazenamento e a procura de fornecedores de serviços e produtos mais próximos (nearshoring).

Mas antes de uma tal transformação fundamental ocorrer, as empresas de logística podem alcançar os seus objectivos concentrando-se na utilização de soluções mais sustentáveis que absorvam alguns dos custos. Quando os recursos energéticos estão em escassez e as empresas estão ameaçadas por possíveis apagões, há necessidade de utilizar os recursos energéticos ainda mais racionalmente para se tornarem mais resistentes face à escassez. Isto aplica-se, por exemplo, à produção de embalagens logísticas, que está a tornar-se cada vez mais cara devido à inflação, mas que constitui um elo essencial nas cadeias de abastecimento. Vale a pena concentrar-se em utilizações/reutilização de embalagens alternativas para que, em vez de produzir novas embalagens, se utilizem as que já estão em circulação.

Acondicionamento de embalagens como forma de poupar custos

Quando os preços da energia aumentam praticamente de um dia para o outro, investir na compra de novas embalagens pode tornar-se um grande esforço financeiro. Portanto, uma opção favorável que muitas empresas já estão a utilizar é a mudança para várias formas de embalagem sustentável. Estas incluem o pooling, recuperação de embalagens, ou aluguer, entre outras.

Com o foco no aluguer, a principal vantagem deste serviço é que as tarefas logísticas podem ser realizadas sem investimento de capital significativo ou a criação e financiamento de infra-estruturas complexas. É uma forma de se concentrar no desenvolvimento empresarial e poupar fundos para outras despesas de capital e activos em vez de comprar embalagens.

O aluguer de embalagens também significa a optimização do espaço de armazém e poupar nos custos de armazenamento. Numa altura em que a manutenção e conservação das embalagens consomem enormes recursos energéticos, o aluguer liberta as empresas de tais obrigações. Uma vez concluído o projecto, estes suportes não precisam de ser armazenados, mas devolvidos ao fornecedor.

Esta medida prolonga o ciclo de vida dos produtos e reduz assim a quantidade de energia necessária para a produção. Hoje em dia, as embalagens reutilizáveis estão a tornar-se um padrão para que, em vez de incorrer em custos para adquirir mais novos suportes, se possa utilizar embalagens robustas que funcionam intensivamente em circulação.

Por que é o aluguer de embalagens uma solução sustentável?

  • Liberta o capital necessário para outros investimentos
  • Economiza em custos de armazenamento
  • Reduz a quantidade de energia necessária para a produção

Acondicionamento de embalagens como forma de poupar custos

Serviços logísticos sustentáveis são uma prioridade em tempos de disrupção

A gestão flexível de recursos com aluguer de embalagens está a tornar-se necessária quando as perturbações logísticas, apenas se resultantes do aumento dos custos energéticos, têm um impacto decisivo na rentabilidade de uma empresa.

Por isso, se possível, encorajamos as empresas a utilizar embalagens retornáveis que possam ser reutilizadas. Isto reduz a quantidade de embalagens que uma empresa tem de comprar, o que se traduz numa poupança de recursos. Além disso, reduzirá os custos ambientais porque não requer a utilização de recursos energéticos para a produção, reduzindo a quantidade de resíduos gerados.

Se estiver interessado numa forma de adoptar uma abordagem flexível à perturbação logística da embalagem, estamos prontos a ajudar. Fale connosco, e teremos todo o prazer em dispor do tempo necessário para avaliar a sua cadeia de abastecimento e identificar os principais factores de excesso de custos. Ao fazê-lo, desenvolveremos um plano de acção para ajudar a sua empresa a atingir a máxima eficiência, poupando-lhe dinheiro e aumentando os lucros.

Outros artigos sobre optimização de embalagens durante disrupções logísticas: