Como implementar a recuperação de embalagens na indústria da construção?

Como implementar a recuperação de embalagens na indústria da construção?

A indústria da construção usa uma grande quantidade de embalagens, que geralmente são embalagens não padronizadas. Podem ser recicladas e reutilizadas? Acontece que a análise e gestão adequadas facilitarão a implementação de um ciclo de embalagem sustentável, que pode trazer ganhos colossais e uma pegada de carbono reduzida.

A logística otimizada de embalagens na construção civil contribui para o uso sustentável dos recursos naturais. Com o desenvolvimento económico e uma população mundial a crescer, a nossa pegada ambiental aumenta. Aplica-se, por exemplo, à quantidade de madeira utilizada para fabricar paletes.

Cinco biliões de árvores são plantadas a cada ano, mas 15 bilhões são cortadas, o que acelera ainda mais o processo de aquecimento global. Por exemplo, uma empresa com 200.000 paletes em circulação liberta mais de 6.600,00 kg de CO2 na atmosfera a cada ano. Dada esta escala massiva de procura de matérias-primas, torna-se imprescindível a sua reutilização, reduzindo a utilização de madeira nova. Como essas soluções podem ser aplicadas à indústria da construção?

Cadeias de abastecimento na indústria da construção

Hoje em dia, a indústria da construção é o maior consumidor mundial de materiais de construção. Esta vasta quota requer a assunção de responsabilidade pelos impactos ambientais das embalagens, adoptando uma estratégia de aprovisionamento sustentável.

Requer uma mudança na abordagem de compras, uma vez que as actuais práticas de aprovisionamento de material se baseiam em aspectos económicos, negligenciando os aspectos ambientais. Na maioria das vezes, as decisões de fornecimento de material são tradicionalmente tomadas e, infelizmente, ignoram as oportunidades que a logística sustentável oferece.

Cadeias de abastecimento na indústria da construção

Esta abordagem às paletes resulta em embalagens "perdidas" em vez de serem recicladas, deixadas no armazém do distribuidor ou no caixote do lixo do estaleiro. Uma solução melhor seria um planeamento adequado para reutilizar as embalagens o mais frequentemente possível.

Por isso, retorno de embalagem e a gestão consciente das embalagens retornáveis são aspectos cruciais da logística sustentável.

O que é a recuperação de embalagens, e como funciona?

A recuperação de embalagens é um modelo de reutilização de embalagens baseado nos princípios de uma economia circular. Significa que recicla as suas embalagens e as reutiliza para entregas subsequentes. Desta forma, as embalagens de utilização única tornam-se embalagens retornáveis.

A recuperação de embalagens não é simples porque as paletes são distribuídas em muitos locais após a sua utilização. Quando a sua construção não é normalizada, são frequentemente descartadas. Devido à sua especificação não normalizada, podem constituir um problema para o destinatário da mercadoria, uma espécie de custo extra, uma vez que não podem ser reutilizadas. Felizmente, esta situação não só pode, como na realidade deve ser alterada.

Até mesmo embalagens invulgares, por exemplo, paletes de madeira, podem ser recolhidas no local onde terminaram o seu trabalho. Pode ser o armazém de um distribuidor de materiais de construção ou mesmo o próprio estaleiro de construção. Depois, os transportadores transportam as paletes para o armazém do operador deste processo, onde são verificadas e reparadas (se necessário). As paletes de boa qualidade são devolvidas ao armazém do fabricante para serem reutilizadas. Quando se recupera mais embalagens, então não é necessário encomendar novas embalagens. Estima-se que uma empresa pode poupar até 50% dos custos só na embalagem!

Porquê usar embalagens retornáveis?

Guardar as matérias-primas e reduzir as emissões de CO2

Porquê comprar novas embalagens se a sua embalagem actual ainda pode desempenhar a sua função? Cada embalagem reciclada que pode ser reutilizada reduz o número de recursos naturais necessários para produzir novas embalagens. Desta forma, pode reduzir a sua pegada de carbono e emissões de CO2 até 70%!

Guardar as matérias-primas e reduzir as emissões de CO2

Acaba também por se verificar que a manutenção e reparação regular das embalagens aumenta significativamente a vida útil das paletes. E no final da sua vida útil, as peças de madeira podem ser utilizadas como matéria-prima para reparar outras paletes. Desta forma, respeitamos os materiais, utilizando-os com moderação.

Poupança financeira

A inflação crescente e os preços da energia para embalagens estão a causar aumentos colossais de preços. Acrescem a isso problemas recorrentes de disponibilidade. Ao implementar a recuperação de embalagens, torna-se mais independente destas condições económicas adversas e atinge-se uma redução até 50% nas despesas de embalagem. Este valor depende de vários factores, mas quanto mais paletes conseguir recuperar, mais lucro terá.

Você pode seguir os cálculos exatos com base em exemplos concretos da indústria da construção na última edição de Papéis brancos.

Como implementar a recuperação de embalagens?

Não é assim tão difícil. Aqui estão as diferentes etapas da sua implementação.

1. Os nossos especialistas irão analisar de perto a sua cadeia de abastecimento. Examinaremos que embalagem utiliza, até que ponto é transportada, e em que condições chega aos seus clientes. Sugeriremos modificações à sua embalagem existente para acomodar o novo ciclo de embalagem, se necessário.

2. Além disso, analisaremos as suas entregas, a sua regularidade, frequência, e distribuição percentual. Dar-nos-á dados sobre o custo da sua recuperação dos seus clientes.

3. Desenvolveremos o melhor modelo para a recuperação das suas embalagens, considerando as poupanças financeiras e de CO2 que podem ser alcançadas.

4. Também podemos implementar a recuperação de embalagens de alguns dos seus clientes, para que possa ver se este ciclo de embalagem sustentável satisfaz as suas expectativas.

Como implementar a recuperação de embalagens?

Não tem de se preocupar com mais nada. Como parceiro certificado, nós recolhemos a embalagem do seu cliente. Serão entregues num dos nossos armazéns de serviço, onde serão inspeccionadas e, se necessário, reparadas. Se precisar de mais embalagens, entretanto, pode comprá-las ao seu fornecedor actual ou fazer uma encomenda connosco. Quanto mais embalagens recuperar, menos embalagens novas precisará de comprar.

Contribuição das embalagens reutilizáveis para a sustentabilidade da indústria

Embalagens retornáveis ​​são uma forma eficaz de reduzir o desperdício do processo de fabricação. Elimina a necessidade de jogar fora o material ou produto não utilizado após o primeiro uso.

Trabalhamos com centenas de empresas em toda a Europa há anos, simplificando suas cadeias de suprimentos. Você elimina processos desnecessários como reembalagem ou descarte de resíduos quando trabalha conosco. Recebe as embalagens prontas para utilizar quando e onde precisar - e nós cuidamos da limpeza, manutenção, reparação, entrega e recolha, permitindo que se concentre em seu negócio principal.

Se quiser verificar que poupanças são possíveis na sua cadeia de abastecimento, não hesite em entre em contato conosco. Teremos prazer em analisar e fornecer propostas gratuitamente para implementar esta solução sustentável na sua empresa o mais rápido possível.



Outros artigos relacionados com a recuperação de embalagens: