Como se fabricam paletes de madeira?

Como se fabricam paletes de madeira?

As paletes em madeira são a embalagem logística mais utilizada em todo o mundo. Este produto é um bem essencial em qualquer cadeia de distribuição, armazenamento ou transporte. De acordo com a mais recente pesquisa de mercado realizada por analistas vocacionados para a área da distribuição, as embalagens em madeira vão ter um aumento de mais de 4% até 2023.

Devido ao desenvolvimento do comércio eletrónico e ao aumento do número de centros logísticos em muitos países da Europa, há uma maior procura por embalagens de madeira padronizadas como é o caso das paletes EPAL, mas também de paletes feitas sob encomenda para um produto específico.

Produção em série de paletes em madeira standard

Atualmente, oferecemos aos nossos clientes um produto que convence imediatamente, através da sua qualidade. Para garantir sempre este tipo de qualidade, as soluções automatizadas são ótimas, devido à economia em materiais e à rotação e eficiência da produção.

Zona de produção com máquinas CAPE para a fabricação de paletes de madeira

A eficiência das linhas de produção das máquinas CAPE permitem-nos responder com maior rapidez aos pedidos urgentes dos clientes. Com 2 a 3 funcionários, o nosso novo sistema robotizado produz 320-340 paletes por hora, até 4.500 por dia em dois turnos. O novo sistema CAPE inclui muitas estações equipadas com robots, o que sem dúvida aumenta a flexibilidade e reduz o número necessário de funcionários a laborar.

Paletes de madeira à medida, ou seja, embalagens cumprindo as especificações recebidas pelo cliente final

Também fabricamos paletes de madeira à medida, desenhadas especificamente para uma determinada tarefa. As paletes feitas sob medida são produzidas numa linha semi-automática e manualmente, se necessário. Cada um dos elementos da palete é feito separadamente e, posteriormente, em uma linha separada, os elementos individuais são combinados para construir a palete.

Robot CAPE durante a produção em massa de paletes

Para agilizar ainda mais os processos de produção, foi instalado um robot especial para a produção de paletes e caixas de madeira ABB RN4017. O desempenho do robot está totalmente de acordo às nossasexpectativas, porque aumentou significativamente a produção e garantiu alta qualidade, graças à repetição de 100% das ações executadas. Atualmente, é capaz de produzir mais de 1.500 paletes todos os dias!

Uma moderna linha de produção de paletes de madeira acelera a produção

Produção de paletes à medida e o seu impacto no negócio

1. Otimização de embalagens

 

Às vezes, o produto requer soluções especiais, pois podem ser muito pesados, ter grandes dimensões, assim são necessárias paletes especiais para suportar o peso deste tipo de produtos. A Rotom tem experiência em design de embalagens deste tipo, por exemplo para eletrodomésticos, sistemas electrónicos, sistemas de ventilação e indústria da construção.

As paletes de madeira personalizadas são entregues de acordo com as especificações recebidas pelo cliente para corresponder totalmente ao produto. Também produzidas com materiais duráveis, construção à medida ou dimensões individuais. A madeira oferece liberdade no design até dos produtos mais complexos. Poderá ler mais sobre as vantagens de paletes especiais no seguinte artigo.

2. Relação custo-benefício e segurança do produto

As embalagens que são fabricadas à medida com o tamanho do produto são mais vantajosas, pois proporcionam poupança de custos em transporte, em termos de protecção e na cadeia de distribuição. Além disso, evita-se a um aumento de materiais na produção, o que sem dúvida favorece a política de desenvolvimento sustentável em torno da sustentabilidade. A embalagem projetada para as necessidades de um produto individual facilita a gestão de espaço no armazém sem causar desperdício de espaço desnecessário.

3. Outros requisitos da cadeia de distribuição

Desenhar paletes em pedidos especiais favorece e otimiza a produção dos nossos clientes. Às vezes pode ser necessário projetar essa embalagem para que, por exemplo, tenham de caber 200 peças numa palete - então adaptamos facilmente a nossa produção aos requisitos do cliente.

Palete de madeira personalizada feita especialmente para a produção de televisões

Como é o processo de criação e produção de uma palete personalizada?

# 1º Passo

No início recolhemos todos as especificações sobre o produto, método atual de embalagem, peso, tipo de transporte, método de armazenamento etc. de modo a que os especialistas da Rotom tenham dados suficientes para projetar as novas embalagens. O cliente também poderá acresecentar especificações que sejam necessárias para de seguida iniciarmos a produção da embalagem.

# 2º Passo

Diz respeito à implementação do projeto preliminar e a sua otimização em termos de estrutura e força.

# 3º Passo

Durante este período, os testes padrão devem ser feitos. Criamos amostras para verificar como as embalagens irão reagir durante o armazenamento e o transporte. Tudo isto para que a qualidade das embalagens não decepcione os nossos clientes.

# 4º Passo

Análise de dados. Recolhemos informações após os testes, como o produto reagiu, se está tudo conforme planeado anteriormente, ou talvez seja necessário fazer correcções no design da embalagem.

# 5º Passo

Se, após a análise, descobrirmos que algumas mudanças precisam ser realizadas, faremos as correções do projeto. Embora este passo seja extremamente raro, não queremos saltar nenhuma etapa da produção.

# 6º Passo

Durante este período, é produzido um lote experimental de paletes em madeira e são finalmente verificadas.

# 7º Passo

Produção final. Estamos convencidos de que a embalagem está de acordo com todos os padrões de qualidade, razão pela qual iremos começar a produzir o produto em série..

Em todas as etapas da produção de paletes sob medida, fornecemos o suporte total dos nossos especialistas do departamento de R&D, bem como dos nossos comerciais. Se o produto é para funcionar fora da UE, garantimos que ele está de acordo com os padrões ISPM 15 

Em resumo, quais são as principais vantagens das paletes de madeira?

  • As paletes feitas à medida aumentam a eficiência da cadeia de distribuição - o que afeta inevitavelmente os custos da sua empresa. O projeto feito pela Rotom é gratuito, portanto não terá custos adicionais nesta parte.
  • O design personalizado nem sempre é mais caro que o padronizado - acontece que, com grande produção, as paletes personalizadas são sinal de poupança de custos.
  • O design personalizado não impede que submeta as paletes por exepmlo a um serviço de recuperação de embalagens. Ao usar paletes não padrão também poderá utilizar o sistema de recuperação e reparação de paletes para reutilizá-las novamente e evitar custos desnecessários.

Somos um conhecido e experiente fabricante de paletes de madeira standard e não standard. Temos disponíveis diferentes paletes para todo o tipo de indústrias, seja para retalho ou para a indústria. Somos capazes de produzir paletes em todas as dimensões possíveis! Tem mais perguntas sobre paletes de madeira? Coloque a sua pergunta ou contato direto com a Rotom.

Produtos relacionados