Gestão do espaço de armazém com sistemas de armazenamento de paletes

Gestão do espaço de armazém com sistemas de armazenamento de paletes

Decidiu mudar as suas operações logísticas para um novo armazém? Ou precisa de um sistema de armazenamento flexível para produtos volumosos? Como resolve a necessidade urgente de encontrar espaço para os produtos durante os períodos de pico de produção?

O principal objectivo de qualquer armazém é armazenar os produtos de forma eficiente. Para aumentar a produtividade e os lucros nesta área, é muito importante fazer o máximo uso do espaço disponível. Cada proprietário de armazém adopta uma estratégia diferente para se adaptar às necessidades da sua empresa, a fim de obter o máximo de benefícios.

  • Procura temporária de espaço de armazenamento
  • Armazenamento de produtos de dimensão não normalizada
  • Instalação de armazéns e pavilhões de produção

Então, aqui estão as vantagens deste tipo de sistema e as questões comuns que podem surgir quando se decide comprar ou alugar sistemas armazenamento flexível.

O que são mobilracks?

Mobilrack, conhecido como palete é uma estante de aço empilhável com uma base rectangular. As estantes para paletes tornam rápida e fácil a construção de uma estrutura de armazenamento utilizando bases metálicas galvanizadas e uma gama de suportes de diferentes comprimentos. A característica especial das paletes de correio é o design inovador que lhe permite construir rapidamente uma estante para paletes, tanques ou pneus, e dobrá-las para poupar espaço quando necessário.

Pneus de carros armazenados em racks móveis

Onde são utilizados?

São utilizados para armazenamento e transporte, especialmente para artigos maiores e volumosos. Os sistemas de armazenmaneto flexível são valorizadas em ambientes de armazenamento e são frequentemente utilizadas para armazenamento semi-permanente. Este tipo de estantes adapta-se às necessidades do armazém, uma vez que é utilizado para armazenar materiais de tamanho irregular. Os sistemas de estantes móveis são tipicamente utilizados para armazenar e transportar artigos maiores e volumosos, incluindo os que já se encontram em paletes de madeira ou em caixas de plástico.

Sistemas de armazenamento e poupança de espaço são muito utilizados nas seguintes indústrias:

  • Indústria de trasnformação
  • Indústria automóvel
  • Armazéns
  • Logística

Como é que aumentam o espaço de armazenamento?

Com os ssistemas de rack móveis pode alterar toda a disposição do seu armazém para ser mais eficiente em termos de espaço. A optimização do espaço é possível com o sistema vertical de armazenamento. Mais capacidade de armazenamento ajuda a aumentar os volumes do seu negócio, uma vez que tem mais espaço para armazenar mais produtos e mercadorias no seu armazém.

Os racks podem ser empilhados até quatro níveis de altura (1+3), tornando-as ideais para mercadorias que de outra forma ocupariam demasiado espaço no chão.Os sistemas de armazenamento flexível podem ser facilmente guardados e manuseados com um empilhador. Os empilhadores portáteis são ideais para poupar espaço quando é necessária uma grande capacidade de armazenamento.

Paletes com bens armazenados em racks móveis

A mercadoria será armazenada em segurança?

O sistema de estantes de paletes proporciona a máxima segurança aos trabalhadores do armazém. Uma característica forte das estantes para paletes é que são fabricadas em aço galvanizado de alta qualidade. São certificadas pela TÜV, o que significa que o metal utilizado na construção das estantes é adequado para o transporte e armazenamento de produtos.

Os racks são galvanizados o que evita a formação de ferrugem, são resistentes aos riscos e mais duráveis. É importante notar que a capacidade do depende do comprimento dos tubos espaçadores. Na prática, isto significa que eles serão facilmente capazes de suportar o peso de objectos maciços e pesados. Graças aos parâmetros específicos de concepção e ao conjunto de dimensões, a estante proporciona equilíbrio e segurança durante o carregamento. Isto significa menos risco de acidentes devido a uma construção mal concebida.

Podem estes sistemas de armazenamento adaptar-se facilmente às necessidades do seu armazém?

O desenho conveniente das estantes de paletes garante utilização máxima do espaço, independentemente da área. Isto é evidente através das opções de personalização. As estantes de armazenamento móvel consistem numa base de suporte (disponível em tamanhos de base simples e dupla) e uma gama de tubos verticais de diferentes tamanhos. Estes dão-lhe a possibilidade de construção rápida e flexível das suas estantes de armazenamento. Pode adaptar os tamanhos das suas estantes ao fluxo da sua carga actualmente armazenada.

Paletes de plástico com bens armazenados temporariamente em racks móveis

Os ssistemas de armazenamento flexíveis são uma forma eficaz de armazenar o seu stock de armazém. É uma opção rentável que o ajudará a maximizar o seu espaço de uma forma nunca antes pensada. Proporciona-lhe maior comodidade, aumenta a produtividade e permite uma variedade de configurações.

Qual é a "mobilidade" destes racks?

Algumas pessoas têm a ideia errada de que o empilhamento de estantes com bens armazenados não é flexível e que é difícil transportá-los de um lugar para outro.

Utilizando esta solução de empilhamento, é possível mover facilmente mercadorias com empilhadores num único nível de estante. Isto revela-se extremamente útil em logística, uma vez que facilita a movimentação e o carregamento de mercadorias pesadas. Outra vantagem é que uma vez esvaziadas as estantes, estas podem ser dobradas para recuperar o espaço necessário no armazém.

Podem ser empilhadas?

O empilhamento é uma estratégia de armazenamento há muito conhecida e é uma solução de armazenamento ideal. Está provado que poupa realmente espaço e resulta numa disposição limpa e arrumada das mercadorias no armazém. Estas estantes ajudam a empilhar eficazmente as mercadorias a um nível superior. Para além de serem empilháveis, o acesso às mercadorias é muito fácil.

O que deve considerar ao empilhar?

A ordem e o peso da carga empilhada

Uma das coisas mais importantes a ter em conta quando se empilha é certificar-se de que a mercadoria está na ordem correcta. Antes de mais, os pesos mais pesados devem ser mantidos no fundo. Depois, à medida que o nível aumenta, o peso deve ser reduzido. É importante não exceder o peso máximo por nível ao carregar a mercadoria. Isto resulta numa gestão eficiente do armazenamento no armazém.

Carregar mercadorias a um nível correcto

Um dos erros mais comuns cometidos no armazém é a colocação de mercadorias demasiado altas, acima do seu limite máximo. É importante manter a capacidade de carga nas estantes de acordo com as recomendações do fornecedor.

Saber o seu plano de armazenamento

Manter uma disposição adequada das estantes para assegurar uma utilização óptima do espaço disponível. Recordar o espaçamento correcto entre estantes necessário para um funcionamento confortável do empilhador.

Especificações técnicas dos sistemas de armazenmaneto flexível

As estantes podem ser armazenadas no exterior?

O sistema de estantes móveis funciona bem dentro e fora do armazém. É importante fornecer uma superfície nivelada, plana e estável quando se instala no exterior. Com qualquer estante é importante que mantenha a sua qualidade durante um longo período de tempo. A corrosão é um dos fenómenos mais comuns que reduz a qualidade. Por conseguinte, é sempre aconselhável utilizar estantes galvanizadas, como os sistemas de paletes de estantes móveis. Isto evita danos nas estantes armazenadas ao ar livre.

Em resumo, porquê optar pelos racks móveis?

  • modo flexível para aumentar o espaço de armazenamento
  • qualquer configuração
  • possível trabalhar dentro e fora de casa
  • escolha de 1 e 2 versões de palete
  • montagem e desmontagem muito rápidas
  • disponível para aluguer
  • certificado TÜV

Pico de produção ou sobreprodução? Aluguer de racks móveis

Quando a sua empresa tem tempos de produção intensivos ou muitas encomendas, necessita de espaço de armazenamento extra. Pode alugar racks móveis quando a sua empresa mais precisa delas. Temos um enorme stock de estantes, proporcionando a solução perfeita para a procura sazonal ou períodos repentinos de elevado tráfego. Com uma opção de aluguer flexível, não necessita de qualquer desembolso de capital adicional. Após o período de pico, recolhemos as estantes de si e não tem de se preocupar com manutenção e armazenamento.

Está interessado no tema das estantes de armazenamento móveis? Gostaria de comprar ou alugar quantidades maiores? Preencha o formulário ou contacte-nos e os nossos especialistas irão aconselhá-lo sobre as melhores soluções de embalagem para a sua indústria.

Pode ler sobre o desempenho de soluções correctas de embalagem e armazenamento no blog: