Tendências logísticas em 2022: Até que ponto é resiliente a sua cadeia de abastecimento?

Tendências logísticas em 2022: Até que ponto é resiliente a sua cadeia de abastecimento?

Que podemos esperar nas tendências logísticas para 2022, apesar dos desafios emergentes? Acontece que a adaptação correcta terá impacto no crescimento do seu negócio e na sua vantagem competitiva.

A logística está a sofrer uma transformação significativa no momento actual. A instabilidade económica causada pela perturbação da pandemia de Covid-19, escassez de matérias-primas e componentes, escassez de mão-de-obra, encerramento de portos, aumento dos custos de combustível, e outros factores está a colocar uma pressão tremenda sobre as cadeias de abastecimento globais. Esta situação inspira as equipas logísticas a melhorar as operações e optimizar os processos para reduzir os custos.

6 formas de evitar rupturas de abastecimento em 2022

Embora a pandemia COVID-19 tenha exposto fraquezas nas cadeias de abastecimento, muitas indústrias como o comércio electrónico, retalho, comércio electrónico, cuidados de saúde, e farmacêuticas viram um forte crescimento. Prevemos uma boa perspectiva para o próximo ano, desde que consideremos as tendências que terão impacto no crescimento empresarial futuro. Discutiremos especificamente as que determinam o futuro da logística em 2022.

1. Visibilidade e previsão de emergência

A crise pandémica COVID-19 fez-nos tomar consciência da necessidade de responder mais rapidamente no caso de uma emergência. As organizações assistiram a grandes mudanças na procura dos clientes e a perturbações na oferta e nas redes de transporte. Sensibilizou os departamentos de compras, logística e planeamento para a necessidade de colaborar eficazmente e aceder a dados para proporcionar uma melhor visibilidade da cadeia de abastecimento.

Visibilidade e previsão de emergência

Simular e testar antecipadamente cenários permite às organizações facilitar uma acção mais rápida. Um estudo recente conduzido pela Blue Yonder and Reuters Events, "2021 State of Supply Chain Execution Report," revelou que 63% dos fabricantes e retalhistas e 60% dos fornecedores de logística afirmam que os seus esforços para criar visibilidade de ponta têm o maior retorno do investimento de qualquer estratégia de execução actualmente em uso. Quanto mais depressa as empresas responderem, menos reclamações terão e até ganharão uma vantagem competitiva.

60% dos fornecedores de logística acreditam que os seus esforços para criar visibilidade de ponta a ponta produzem o maior retorno do investimento

2. Resposta rápida reforça a resiliência das cadeias de abastecimento

Matérias-primas, mão-de-obra, ou restrições de capacidade obrigam muitas empresas a mudar a sua estratégia. Num relatório recente do Capgemini Research Institute, 62% dos inquiridos disseram que a resistência da cadeia de abastecimento seria uma prioridade chave face a uma pandemia.

Como se constrói resiliência nas suas cadeias de abastecimento?

Inclui a sua flexibilidade, a rapidez com que uma empresa pode escalar conforme necessário ou criar novos canais de distribuição. É agora uma área chave de melhoria para as organizações da cadeia de abastecimento porque reduz os efeitos nocivos da perturbação.

Tantas operações flexíveis já estão a ser testadas por empresas farmacêuticas que experimentam surtos de procura. A partir de agora, esta agilidade de produção será uma prioridade máxima para os fabricantes. Três em cada quatro organizações afirmam que será dada prioridade à reconfiguração das linhas de produção após uma pandemia. Outro exemplo de resposta flexível é a utilização de alugueres de pacotes logísticos em troca da compra de novos transportadores, ou pior, esperando por eles durante as interrupções de fornecimento. Muitas empresas também notaram que durante a sobreprodução, surge a necessidade de embalagens adicionais para armazenar as mercadorias, o que é normalmente uma situação temporária. Em tal momento, esta é a solução ideal para permitir uma resposta flexível.

3. A localização e a regionalização estão a ganhar popularidade

Há agora uma tendência crescente de investir na localização ou regionalização da sua base de fornecedores e produção para reduzir o risco de perturbação e estar mais próximo dos seus clientes. A crise pandémica tem demonstrado que uma abordagem local é mais expedita do que nunca.

A localização e a regionalização estão a ganhar popularidade

A investigação mostra que a tendência para o fabrico em regime de proximidade é mais notável no sector dos produtos de consumo, enquanto 72% das organizações estão a investir activamente na localização e regionalização da sua base de fabrico, em comparação com 58% das organizações da indústria retalhista. Os executivos de logística estão a considerar necessário fabricar mais perto do mercado doméstico. Embora uma proporção ainda mais significativa das operações opere noutros continentes, uma optimização excessiva coloca as cadeias de abastecimento em risco.

4. Diversificação de fornecedores

O planeamento empresarial relacionado com a consideração apenas dos custos mais baixos das matérias-primas teve consequências graves. De acordo com a investigação do Instituto de Gestão de Abastecimento, 57% das empresas tiveram prazos de entrega mais longos para componentes provenientes da China(.Fonte: Capgemini Research Institute, Supply Chain Survey, Agosto-Setembro de 2020). O foco no custo significava que as organizações dependiam frequentemente de fontes únicas ou de países que ofereciam menor produção. Como resultado, 68% das organizações estão agora a investir na diversificação da sua base de fornecedores para reduzir a dependência de fornecedores de fonte única.

Beata Javorcik, o economista chefe do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, disse: "Os acontecimentos actuais estão a forçar as empresas a repensar as suas cadeias de distribuição. Estas cadeias têm sido moldadas para maximizar a produtividade e os lucros. E embora o fabrico just-in-time possa ser a forma ideal de produzir muitos produtos complexos, o surto de COVID-19 expôs as falhas num sistema que requer que todos os seus componentes funcionem como um relógio"

5. Focados na sustentabilidade

Sustentabilidade, especialmente a realização dos objectivos estabelecidos pelo Acordo de Paris ou das metas de emissão zero de CO2 da UE, é impossível sem uma acção concreta. Mais do que nunca, agir de forma sustentável faz bom sentido para os negócios.

Focados na sustentabilidade

Um recente inquérito Blue Yonder/Reuters Events concluiu que 53% dos fabricantes e retalhistas e 50% dos fornecedores de logística investem em programas de sustentabilidade. Em todo o mundo, praticamente todos os países estão a implementar regulamentos ambientais mais rigorosos para minimizar as emissões de carbono e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Aqui estão algumas das iniciativas de sustentabilidade em logística:

  • Os países da União Europeia estão a introduzir um imposto de plástico sobre embalagens de plástico não reciclado.
  • Amazon promete ser neutra em carbono até 2030.
  • Os investigadores oferecem soluções para optimizar as emissões de CO2 através de uma optimização mais inovadora para a logística inversa

Uma forma de participar na sustentabilidade é reduzir o número de paletes e outras embalagens de transporte produzidas, concebendo-as para utilização no ciclo de embalagem (embalagem retornável). Outra opção é reparar e manter as embalagens usadas e utilizá-las durante o máximo de tempo possível; isto é possível quando trabalham no pool de embalagens e são geridos eficientemente. Isto leva-nos sem problemas à última das tendências logísticas.

6. A logística de pooling e inversa tem crescido em importância

Dado o crescimento do comércio electrónico, as empresas reconhecem a necessidade de optimizar a logística inversa para tratar as embalagens de devolução tão eficientemente como as de saída. Mas este processo vem com muitos desafios.

Primeiro, as empresas devem prever quais os transportadores logísticos que provavelmente regressarão à cadeia de abastecimento e onde é mais provável que cheguem. Se o custo desta exceder o valor da embalagem, as empresas perdem dinheiro. É também crucial que as mercadorias não sejam perdidas no processo. Ou seja, a visibilidade e a gestão inteligente dos bens são essenciais. Por exemplo, a utilização de tecnologia RFID ou IoT para rastrear as embalagens permite dados precisos, promovendo a utilização a longo prazo destes meios.

Pooling - Curculação de embalagens em loop

"Cadeia de fornecimento circular" é um tema muito falado neste momento, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade. A ideia é que os bens e as embalagens associadas que fluem na direcção oposta podem ser reutilizados, reciclados, ou revendidos. Se depois voltarem a percorrer a cadeia de abastecimento, podem ser reutilizados, reciclados, ou revendidos - com o processo a ser repetido. Aplica-se a todas as partes da cadeia de abastecimento - tanto aos próprios produtos como a todas as embalagens a eles associadas.

Pooling - Curculação de embalagens em loop

Abastecimento em Pooling é uma estratégia para o futuro, embora já utilizada por muitas empresas concorrentes. Vemos cada vez mais mudanças na sensibilização dos gestores que optimizam as cadeias de abastecimento e parceiros, ou seja, as empresas de embalagem. A Rotom em toda a Europa, por exemplo, não se concentra apenas na embalagem de produtos, mas assegura que cada passo do caminho, seja uma palete, contentor, ou outra embalagem, é funcional e tem um longo prazo de validade. Além disso, a utilização repetida significa que menos material acaba em aterros.

Resiliência logística do crescimento, não importa o que o futuro traga

Nunca poderemos sentir antecipadamente uma pandemia global ou um evento como o bloqueio do Canal de Suez ou o bloqueio do porto de Los Angeles. Contudo, as tendências e tecnologias actuais permitem-nos identificar estes desafios mais rapidamente na fase mais precoce possível. Não importa o que aconteça em 2022 e mais além, os líderes logísticos mundiais serão as empresas que já estão concentradas na agilidade e visibilidade.

Quanto mais as organizações se concentrarem na implementação de medidas mais reactivas e flexíveis, melhor preparado estará para o futuro.

Rotom Europe tem sido um parceiro de organizações e produtores durante muitos anos. Profissionais experientes aconselham, inspiram e facilitam a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.

Se desejar contactar-nos para discutir estratégias logísticas para a sua organização, entre em contacto connosco, e faremos o nosso melhor para o ajudar a desenvolver o seu negócio de uma forma empresarial e responsável.