As 5 preocupações mais comuns sobre o pooling - Dissipamos as suas dúvidas

As 5 preocupações mais comuns sobre o pooling - Dissipamos as suas dúvidas

De acordo com as últimas estatísticas da Future Market Insights, as tendências logísticas (2022) tornam as coisas claras - o agrupamento (Pooling) de embalagens, especialmente paletes - está a aumentar. Até 2032, o mercado global de pooling de paletes deverá crescer a um CAGR de 6,1% para mais de 12,9 mil milhões de dólares. Qual é a razão para o crescimento da procura deste tipo de serviço logístico?

Os operadores de armazéns optam pelo pooling de paletes porque poupa tempo e recursos na reparação, manutenção e classificação destes transportadores. Além disso, ao agrupar os mesmos tipos de paletes nas cadeias de abastecimento, pode poupar significativamente nos custos de armazenamento e transporte.

Gestores de logística experientes estão cientes das vantagens deste serviço. No entanto, ao decidir sobre um circuito de embalagem, é necessário encontrar respostas a perguntas que frequentemente surgem. Quem repara as paletes e as recolhe? Em que momento se vê um aumento da poupança? Como é que as empresas de pooling lidam com a logística? O que pode convencer os parceiros comerciais a cooperar no pooling de paletes? Estas são apenas algumas das muitas perguntas que tentamos responder aos nossos clientes.

Neste artigo, destacaremos a essência do pooling e discutiremos as preocupações mais comuns associadas à transição para a partilha de transitários.

O que é Pooling ou a partilha de recursos logísticos?

Pooling ou a partilha de recursos logísticos significa reutilizar embalagens e voltar a colocá-las em circulação. Levamos a embalagem vazia dos seus clientes e devolvemo-la na quantidade que espera e na hora acordada. O objectivo é também assegurar que a embalagem está em ordem e pronta para utilização subsequente no próximo ciclo.

Quando é que o pooling é mais frequentemente aplicável? Há dois casos de utilização do pooling:

  • 1. É proprietário de uma vasta gama de embalagens logísticas e gostaria que alguém gerisse a sua circulação, as recolhesse dos seus clientes, e a preparasse para reutilização.
  • Podemos ajudar o seu negócio a crescer de forma mais sustentável, para que não tenha de investir na compra constante de novas embalagens e possa reutilizar os seus porta-cargas.

  • 2. não tem a sua própria embalagem, mas pretende que uma empresa de pooling lhe forneça um serviço completo - desde a entrega dos recursos até ao transporte, reparação, classificação e entrega aos seus clientes.
  • Realizamos todo o processo - desde a entrega das paletes ou outros recursos - à sua recuperação, preservação e reentrega em circulação.

Gostaria de saber mais? No artigo Pooling em Logística - Descubra os benefícios, encontrará informações sobre a razão pela qual o pooling é uma solução logística sustentável. E agora, vamos discutir as preocupações mais comuns dos gestores logísticos. Vamos começar pela questão mais importante.

O que me pode convencer de que o pooling é rentável?

A tendência inegável é que toda a Europa está a caminhar para a sustentabilidade, com poupanças financeiras por detrás. Vale a pena descobrir que está a construir a marca da sua empresa, escolhendo a sustentabilidade. Assim, o facto de começar a cuidar e reciclar os seus meios de transporte compensa.

Por exemplo, se tiver 800.000 envios por ano, custa-lhe dezenas de milhões na compra. Se recuperar 30% disto e voltar a colocar esses recursos em circulação, descobrirá sem dúvida que a sua empresa está a dar uma contribuição real para a sustentabilidade.

Exemplo da poupança resultante da recuperação de paletes no processo de pooling:

  • O cliente compra 800.000 paletes anualmente quando começa a trabalhar com a Rotom (2Return).
  • Preço de 1 palete nova - 10 euros
  • Os nossos custos:
    • Pooling € 2,52
    • Reparo € 3,08
  • 50% das paletes são devolvidas ao cliente sem reparação.
  • Verá a hipótese do resultado de recuperação de 10%, 20%, e 30% no campo do retorno.
Exemplo da poupança resultante da recuperação de paletes no processo de pooling

Modelo resumo do retorno através da implementação de pooling em função do número de paletes recuperadas.

Como mostra a tabela acima, já com a recuperação de 30% das paletes expedidas, podemos alcançar uma poupança de 18%, o que, com esta escala de paletes utilizadas, é um montante substancial de mais de 1,4 milhões de euros por ano. Se recuperarmos 50%, a poupança aumentará para 30%, ou quase 2,3 milhões de euros por ano.

É a qualidade das paletes que se recebem dos clientes de retorno adequada?

Muitas empresas estão preocupadas com a qualidade das paletes que regressam do mercado e se estas se adequam às linhas de produção. Um ponto chave no processo de pooling é que desde o início do contrato, comprometemo-nos a fornecer paletes 100% adequadas para utilização nas linhas de produção.

Estamos empenhados em fornecer paletes 100% aptas para utilização nas linhas de produção.

Desde o início, estabelecemos instruções para todas as partes envolvidas no trabalho, com base em desenhos técnicos, que definem claramente como deve ser a palete e em que condição deve estar para trabalhar nas linhas de produção dos clientes alvo.

Por exemplo, um dos nossos clientes da indústria da construção teve inicialmente dúvidas sobre a utilização do pooling. Isto ficou a dever-se a más experiências anteriores. A empresa tinha tentado utilizar paletes recicladas nas suas linhas de produção, mas um ponto essencial - a preparação de paletes - tinha sido negligenciado. As pessoas que reparavam os transportadores não eram qualificadas e não assumiam a responsabilidade associada. O resultado foi que estas paletes não tinham um bom desempenho. Porquê? Porque o processo não foi realizado com uma empresa de pooling profissional que assume a responsabilidade de assegurar que os transportadores devolvidos estão 100% aptos para o trabalho.

Como superar os problemas administrativos associados ao pooling?

Uma das preocupações dos nossos clientes é se terão mais trabalho a fazer com a preparação de relatórios, relatórios onde os despachos tiveram lugar, etc., quando começam a trabalhar com uma empresa de pooling. Tais preocupações são desnecessárias.

Para determinar os benefícios do pooling e preparar uma simulação em conformidade, só precisamos de desenhos de paletes, locais de expedição, e uma avaliação da qualidade dos transportadores disponíveis. Depois mostramos ao cliente, passo a passo, que economias obterão se a empresa de pooling recuperar 10%, 20% 100% do pool de paletes para o cliente. Mostramos também os benefícios de menos trabalho para as empresas porque ao venderem os recursos de transporte, não têm de se preocupar com nada relativo ao seu manuseamento.

Que medidas devem ser tomadas para tornar a simulação tão precisa quanto possível? Transparência e estreita cooperação entre a empresa de pooling, o departamento de vendas do cliente, e os contratantes do cliente são essenciais. É importante que as empresas não tenham medo de falar com a empresa de pooling porque se não mostrarem dados precisos, a nossa oferta estará incompleta e não mostrará o quadro completo.

Conseguimos nós lidar com o lado logístico das grandes organizações?

Uma preocupação comum do cliente é como servir o lado logístico do negócio. As empresas preocupam-se em saber se empresas de pooling como a Rotom (2Return) podem gerar um retorno significativo do transportador, juntamente com serviços de reparação e manutenção para empresas com dezenas ou centenas de localizações.

Pooling para grandes empresas é rentável quando podem recolher 50% das paletes do mercado e mais para que o resultado financeiro para a empresa seja rentável (pelo menos vários milhões de zlotys por ano). Os clientes perguntam frequentemente aos nossos especialistas quanto tempo leva uma empresa de pooling a recolher várias centenas de milhares de paletes no mercado.

A reutilização de meios de carga é uma solução sustentável

Temos consciência de que, neste caso, a logística é essencial. É por isso que, no início da nossa cooperação, realizamos colecções de teste por um período de 3 a 6 meses. Após este período, a empresa pode determinar se o processo de recolha é suave e rápido. Sabemos que quanto mais pontos de recolha existirem, mais densa é a rede de pooling, o que significa custos de transporte mais baixos e um maior pool de paletes. A Rotom tem actualmente 3 locais no Reino Unido, 26 na Europa e está constantemente a aumentar o número de locais. O que nos distingue como uma empresa de pooling fiável é o facto de realizarmos pooling não só para paletes standard (por exemplo, Euro) mas também para clientes que têm as suas próprias paletes não standard.

Como convencer os contratantes do cliente a querer trabalhar em pooling?

Um dos tópicos sensíveis que levantamos junto dos clientes é a questão de encorajar as contrapartes dos clientes a cooperarem no agrupamento de embalagens. Isto deve-se ao medo de perder parceiros comerciais.

Para tal, informamos detalhadamente as contrapartes dos nossos clientes: o que fazemos, quem somos, e como é o processo de pooling. Tudo isto está incluído no material de vendas que passamos para o departamento de vendas do cliente. O passo seguinte é que o cliente tenha uma conversa "sensível" com a sua rede de clientes. Este é um momento sensível, desde o nosso cliente até aos clientes finais. O objectivo é sempre mostrar os benefícios do pooling. É essencial falar com os seus clientes de forma objectiva; por exemplo, um cliente hesitou em fazer pooling porque pensou que isso o obrigaria a assumir responsabilidades adicionais. No entanto, após alguns meses, ele estava convencido a ir para o pooling porque tinha menos trabalho a fazer em termos de gestão de paletes.

É importante ter argumentos concretos que mostrem o benefício de mudar para o agrupamento de pacotes.

  • Não há problema com a contabilidade da venda das suas próprias paletes - a empresa de pooling compra as paletes, pelo que elimina o problema da contabilidade deste tipo de meio de transporte no final do ano, além disso, o cliente ainda recebe dinheiro por ele.
  • É possível comprar qualquer tipo de palete, mesmo as não normalizadas. Independentemente de quaisquer elementos das paletes estarem danificados - os especialistas em logística avaliarão inicialmente o estado dos transportadores e, prepararão uma avaliação e, em seguida, recolhem-na. O resultado? O cliente aumenta o seu espaço de armazenamento.

Trabalhar com um parceiro logístico experiente

Se estiver interessado no tema do pooling, mostra que quer desenvolver a sua empresa de uma forma sustentável. Isto promove a poupança e uma melhor gestão dos transportadores logísticos. A Rotom, juntamente com o seu parceiro 2Return, tem vindo a realizar o pooling há muitos anos para muitas empresas em toda a Europa. Por favor, preencha o formulário abaixo e contacte-nos se tiver mais alguma questão e desejar uma oferta realista para a sua empresa. Os nossos especialistas terão todo o prazer em aconselhá-lo sobre a solução certa para a sua cadeia de fornecimento.

Ler mais sobre pooling e logística verde nos artigos: