"Que viva em tempos interessantes" J.Chamberlain
Este velho adágio que chama a atenção para a volatilidade dos acontecimentos, o fluxo de informação, decisões difíceis, e surpresas que acompanham a nossa vida diária parece altamente relevante. Actualmente, isto é visível na indústria logística, que é extremamente dinâmica.
Acontecimentos recentes, tais como a guerra na Ucrânia e todas as suas consequências (inflação, crise energética, preços elevados dos materiais, cadeias de abastecimento quebradas, ou mudanças geopolíticas), alteraram significativamente o ambiente em que as empresas operam. A isto há que acrescentar as alterações climáticas e os ciberataques. Isto tem um impacto significativo na forma como os retalhistas enviam e entregam as mercadorias aos consumidores.
Os líderes empresariais dizem que os actuais problemas na sua cadeia de abastecimento devem-se principalmente à agitação política global (58%), à escassez de matérias-primas (44%), e ao aumento dos custos do combustível e da energia (40%). Os empresários que pretendam optimizar as suas operações devem utilizar novas formas para melhorar a eficiência ou flexibilidade, o que se traduzirá em sucesso empresarial. Escrevemos mais sobre este tópico no artigo "Como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?"
O que se prevê para 2023? As tendências na gestão da cadeia de fornecimento são influenciadas por muitos factores, desde a tecnologia à economia até aos eventos mundiais. Eis o que pensamos ser um tema quente na indústria global da cadeia de abastecimento nos próximos meses.
1. Foco na logística flexível
A logística flexível adapta-se às flutuações do mercado e torna possível escalar para cima ou para baixo a cadeia de abastecimento de acordo com a situação económica actual. Para uma maior estabilidade e manter um elevado nível no serviço, as empresas precisam certificar que as suas operações adaptam-se à situação actual ou à disponibilidade e custo das matérias-primas.
Como resultado, muitas empresas estão a concentrar-se em reagir rapidamente para mitigar os efeitos a curto prazo da crise, ou seja, principalmente para reduzir a perturbação nos serviços. O aluguer de produtos logísticos é uma grande ajuda neste tópico, facilitando a organização do armazenamento e a gestão da produção. Como é que aumenta a flexibilidade das operações, facilitando a modelação das cadeias de abastecimento e planear respostas a rupturas? Se quiser saber mais sobre o tem, recomendamos o nosso artigo anterior, Logística verde - mantenha as suas embalagens a funcionar o máximo de tempo possível
2. Maior controlo das cadeias de abastecimento
A pandemia causou uma perturbação global com a qual ainda hoje lidamos. A falta de componentes disponíveis para a produção, aumentos consideráveis nos preços das matérias-primas, ou atrasos no fornecimento devido a cadeias de fornecimento quebradas (especialmente o fornecimento de componentes do Extremo Oriente) são apenas alguns dos desafios que as empresas enfrentam. Estes revelaram fraquezas nas operações e na visibilidade da cadeia de abastecimento de muitas empresas.
Na verdade, apenas 6% das empresas têm visibilidade completa das suas cadeias de abastecimento, e quase 70% não têm. A visibilidade é um dos aspectos mais essenciais da gestão da cadeia de abastecimento para lidar com o risco - e com a digitalização da logística, as empresas têm à sua disposição melhores e melhores ferramentas para dados em tempo real, documentos digitais, e rastreio.
Vale a pena assegurar o controlo e rastreabilidade dos seus bens, olhando para a gestão de embalagens. Por exemplo, um sistema integrado de gestão de transacções permite-lhe obter dados reais de todas as partes do processo em tempo real. Desta forma, sabemos exactamente quanto e onde está a embalagem logística. Este processo de gestão de embalagem permite uma visibilidade completa, resultando num trabalho eficiente o que permite uma maior economia.
3. A sustentabilidade é uma prioridade
Os governos exigem cada vez mais que as empresas provem que operam de forma ética e sustentável. Na Alemanha, a quarta maior economia do mundo, a lei "Supply Chain Due Diligence Act" entrará em vigor em Janeiro de 2023, exigindo que as empresas monitorizem toda a sua cadeia de abastecimento (outra razão pela qual uma boa rastreabilidade da cadeia de abastecimento é crucial) e informem os parceiros que causam a degradação ambiental. A União Europeia está a trabalhar em legislação semelhante que poderá ir ainda mais longe.
As exigências dos consumidores e regulamentos governamentais mais restritos continuarão a empurrar as empresas para práticas mais ecológicas em 2023. As empresas continuarão a procurar e a tomar ações sustentáveis, desde a obtenção de matérias-primas ecológicas até à avaliação das emissões de gases com efeito de estufa nos transportes. Um exemplo notável serão as cadeias de abastecimento em circuito fechado, onde os fabricantes reparam e reutilizam os transportadores logísticos (Ex. Paletes, Roll Containers, Contentores metálicos etc..) que ainda funcionam, para colocar de volta à circulação. Que práticas vale a pena implementar na sua empresa para se alinhar com os seus objectivos de sustentabilidade? Leia o nosso artigo "5 passos para construir uma cadeia de abastecimento sustentável".
4. Cadeias de abastecimento em circuito fechado são o futuro
Cadeias de abastecimento lineares serão brevemente substituída por cadeias de circuito fechado, nas quais os fabricantes reciclam os produtos usados para revenda (East West, 2020). Para fazer face ao custo crescente das matérias-primas e à disponibilidade instável, muitas empresas dividem os seus produtos em componentes mais pequenos para recuperar as matérias-primas.
O Pooling de transporadores logísticos pode ajudar a reduzir os custos muito para além do custo inicial de implementação de novos processos. Através de medidas ponderadas, as empresas podem economizar em matérias-primas e, portanto, desfrutar de menos risco na volatilidade dos preços. Além disso, o ciclo da embalagem gera menos resíduos e ajuda empresas a reduzir o seu impacto ambiental global. Quais são os benefícios financeiros da utilização de embalagens retornáveis? Leia mais sobre o papel das embalagens a trabalhar em circuito fechado no artigo: Obtenha um lucro financeiro com embalagens retornáveis.
5. Reduzir o modelo just-in-time e expandir a infra-estrutura
Outra tendência relacionada com a ruptura na cadeia de abastecimento está relacionada com a acumulação de stocks. Antes de 2020, as empresas tipicamente davam prioridade à gestão de stocks enxutos, mantendo em inventário o que necessitavam. Contudo, esta estratégia da cadeia de abastecimento teve o efeito oposto durante as pandemias, quando as empresas ficaram sem produtos durante semanas ou mesmo meses. Para evitar rupturas e faltas na cadeia de abastecimento, as empresas começaram a empilhar inventário e a investir na armazenagem. Isto significa que o modelo just-in-time, se não totalmente, terá pelo menos de ser redimensionado em grande medida. Os armazéns e a infra-estrutura logística terão de ser novamente expandidos.
Obviamente que não se pode ser dogmático acerca disto; com a estabilização da indústria logística, esta tendência pode inverter-se. Portanto, numa situação tão incerta, é uma boa ideia adoptar uma abordagem intermédia: vale a pena manter uma quantidade ligeiramente maior de stock "à mão" do que antes da pandemia, no caso de surgir novamente qualquer problema na cadeia de abastecimento. Para preparar eficientemente o armazém para mudanças, vale a pena ajustar os seus transportadores logísticos para fazer o melhor uso de cada metro de espaço de armazenamento ou para trabalhar com um parceiro que entregará a embalagem necessária em qualquer altura. Qual é o aspecto de tal cooperação? Pode descobrir lendo o artigo: Precisa de paletes, extensões, ou contentores para "agora"? Utilize o serviço de aluguer de embalagens.
6. Incerteza económica exige austeridade
Nos EUA, os preços ao consumidor aumentaram 9,1% de Junho de 2021 a Junho de 2022 Este é o aumento mais significativo em 40 anos. Em Outubro, a inflação na zona euro foi ainda mais elevada, com 10,7%. Esta é a leitura mensal mais elevada desde a criação da zona euro. A crise energética que envolve a Europa e a guerra na Ucrânia está apenas a aumentar a incerteza.
Por isso, agora é o melhor momento para parar e analisar as suas operações e considerar quais os passos para melhorar a eficiência ou reduzir os custos para o próximo ano. A Rotom é um parceiro experiente na análise dos custos das embalagens logísticas e apoia empresas na adopção de uma estratégia para reduzir o preço dos transportadores logísticos. Como realizar tal análise, e quais as opções a utilizar? Escrevemos a este respeito no artigo: 5 passos para construir uma cadeia de abastecimento sustentável.
7. Alugar por vez de comprar
Até 2023, espera-se que muitas mais empresas transitem de possuir bens logísticos para os alugueres. Isto é motivado pela necessidade de cumprir os objectivos de emissões zero e de aumentar os esforços de sustentabilidade. As tecnologias de baixa pegada de carbono e renováveis estão agora no centro das atenções à medida que as empresas de logística procuram mudar mais fundamentalmente para uma logística verde.
O aluguer de transportadores logísticos é uma solução flexível, rápida e fiável. Esta solução demonstra ainda mais valor quando na empresa não há espaço suficiente para armazenar os produtos, mas a empresa necessita de mais embalagens para enviar as mercadorias. Por esta altura, muitas empresas já se convenceram da eficácia do aluguer de embalagens em momentos de crise. Que benefícios trouxe o aluguer de embalagens a muitas empresas? Abordámos este tópico com mais detalhe no Blog: Aluguer de embalagens - mantenha a cadeia de abastecimento em tempos de mudança.
Resumo - 7 Tendências em logística para 2023
Em 2023, as cadeias de abastecimento enfrentarão velhos e novos desafios decorrentes da importância e necessidade crescentes dos esforços e aposta na sustentabilidade para alcançar estabilidade económica. Entre estes desafios, os vencedores serão as empresas que estiverem melhor preparadas. As equipas de peritos da Rotom por toda a Europa ajudam as empresas a reduzir custos e a aumentar a eficácia através de melhores práticas na sua cadeia de abastecimento. Estamos prontos para ajudar a avaliar os processos actuais da sua empresa e a encontrar soluções mais adequadas para as suas operações logísticas. Se tiver dúvidas, por favor contacte-nos, e teremos todo o prazer em explicar o conceito dos nossos serviços e o seu valor prático para o seu negócio.