Reparação de paletes de acordo com a última classificação EPAL

Reparação de paletes de acordo com a última classificação EPAL

Se você opera europaletes diariamente, certamente deseja mantê-las nas melhores condições possíveis. Até agora a classificação de paletes foi dividida em paletes novas EPAL e paletes Euro usadas nas classes A, B, C. Foi criado outro grupo de europaletes. O que significa e que efeito tem no processo de reparação?

A 2 de novembro de 2021, em Düsseldorf, a European Pallet Association EPAL adotou um nova versão de qualidade de classificação e condições para troca de paletes. Especialistas o desenvolveram em estreita cooperação com representantes do setor de comércio e transporte, bem como prestadores de serviços de paletes e instalações de reparação.

O que foi acordado? De acordo com um comunicado de imprensa da EPAL, "O novo grupo inclui paletes não classificadas do tipo mix, que são trocadas diretamente pelos participantes da EPAL, sendo a sua composição permitida acordada individualmente". Este novo grupo de paletes participantes aumenta a possibilidade de usar paletes usadas com mais frequência, mas traz outros benefícios. Vamos discutir alguns deles.

O que significa a nova classificação EPAL para serviços de pooling?

1. Você está confiante na qualidade de suas paletes

Receberá de um fornecedor de paletes EPAL produtos de determinada qualidade, que correspondam às necessidades da sua empresa ou dos seus clientes, no âmbito da compra ou troca de paletes.

Graças a esta nova classificação de qualidade, poderá acordar no fornecimento de paletes EPAL EURO usadas de acordo com normas rigorosas. Ao mesmo tempo, será mais fácil comercializar paletes usadas de qualidade no mercado. Segundo Jean-Philippe Gaussorgues, Presidente da EPAL França e Vice-Presidente da Associação EPAL, "a utilização flexível das paletes EPAL EUR de todas as idades e classes de qualidade seguindo as diferenças nas várias indústrias e empresas (...) é igualmente mais fácil e eficiente".Você está confiante na qualidade de suas paletes

2. Maior flexibilidade no uso de paletes em diferentes indústrias

Uma das maiores vantagens da circulação Europalete é a flexibilidade na utilização destes transportadores tendo em conta as suas classes de qualidade e requisitos das empresas. As paletes EPAL são utilizadas numa vasta gama de indústrias, desde os setores farmacêutico e cosmético com requisitos sanitários muito rigorosos até aos setores industrial e de construção. Graças a uma classificação de qualidade uniforme, as paletes usadas, mas de boa qualidade, podem funcionar de forma ainda mais eficiente e por mais tempo na troca de paletes em toda a Europa.

Reparação de paletes de acordo com padrões de alta qualidade

Porque é que a classificação de paletes EPAL é tão importante face à atual escassez de madeira e paletes no mercado? Esta situação económica resultou num aumento significativo da procura de paletes EPAL nas versões usadas. Na verdade, pode-se argumentar que há um verdadeiro boom na reparação de paletes da EPAL com o aumento da produção no terceiro trimestre de 2021. De acordo com Peter McKenzie, representante da EPAL no Reino Unido e na Irlanda, "A reparação é crucial no fornecimento indústria com europaletes removíveis EPAL."

Reparação de paletes de acordo com padrões de alta qualidade

"A reparação é crucial no abastecimento do comércio e da indústria com as europaletes EPAL"

O alto padrão de reparação também se aplica a outros produtos logísticos, como contentores metálicos, gitterboxes, etc. A Rotom é especializada em reparar esses produtos com segurança para que durem por muitos anos. Está licenciado pela EPAL para reparar gitterboxes, pelo que pode ter a certeza de que cada produto logístico está homologado para utilização de acordo com o cartão de classificação de qualidade. Você pode ler mais sobre a reparação de paletes e gitterbox, os defeitos e avarias mais comuns dos transportadores de logística no artigo.

Por que é que a reparação de paletes em pooling é tão importante?

Paletes de madeira são comuns em uma ampla gama de aplicações que exigem o transporte de produtos. Empilhados sobre outras paletes e muito utilizados no transporte, estão sujeitos a danos. Danos nas paletes não são algo trivial, pois podem colocar em risco as pessoas que trabalham com eles e danificar máquinas e equipamentos. Além disso, cuidando da qualidade das paletes reduzimos o risco de contaminação na forma de resíduos, como farpas, lascas e serragem, que criam riscos no local de trabalho.

Quais são as principais etapas do processo de manutenção no pool de paletes?

A reparação e manutenção de paletes é um serviço padrão no pooling. Isso significa que as paletes são coletadas primeiro no local de entrega, transportadas de volta ao operador do pool de paletes, classificadas e reparadas e depois devolvidas às instalações para reutilização.

Recolha de paletes do local de carregamento

Quando as paletes devem ser reparadas no armazém do operador do pool de paletes, elas são primeiro recolhidas no local de trabalho e levadas para o armazém. As paletes usadas são carregadas e transportadas para o armazém, existindo também paletes neste grupo, que após inspecção não necessitam de reparação.

Classificação e reparação

Todo o stock é primeiro classificado para selecionar paletes boas desse grupo, e as paletes danificadas são classificadas por condição e tipo de reparação necessário. As reparações geralmente incluem a substituição de placas, blocos danificados ou ausentes, melhoria de fixadores soltos, pregos adicionais ou verificação de que as superfícies das paletes estão uniformes. As paletes são cuidadosamente revistas ​​em relação aos requisitos e padrões da EPAL para garantir que a palete seja 100% reparável e substituível. O stock reparado é então carregado para envio de volta ao cliente.

Reparar paletes e outros produtos é a contribuição da sua empresa para a sustentabilidade

Não há dúvida de que o reparação regular de europaletes é uma contribuição ativa para a sustentabilidade. Prolonga a vida útil do produto, economizando madeira e energia que, de outra forma, seriam usados ​​para fabricar e transportar novas paletes. Isso significa economia para a empresa, pois não há necessidade de investir na compra de novas paletes.

Reparar paletes e outros produtos é a contribuição da sua empresa para a sustentabilidade

Hoje, o uso e a troca de paletes da Epal no conjunto é um princípio fundamental da gestão sustentável (reutilização, reparo, reciclagem). Você pode ler mais sobre ações sustentáveis ​​na circulação de mídia de logística e reutilização no artigo Aprenda os 4 princípios da logística de embalagens sustentáveis ​​.

Trabalhe com um parceiro EPAL certificado

Ao transportar paletes em grande escala, é essencial cumprir as normas EPAL harmonizadas internacionalmente e de fácil utilização sobre a utilização e troca de Euro paletes EPAL. Isso é particularmente relevante nas cadeias de suprimentos transfronteiriças e na crescente digitalização da gestão de paletes. Graças à nova versão da classificação de qualidade e condições de troca adotadas por todas as Comissões Nacionais da EPAL, a troca de paletes em toda a Europa está a melhorar. Temos participado ativamente disso há anos, acompanhando as mudanças nas condições e os desenvolvimentos tecnológicos. A Rotom tem armazéns em toda a Europa facilitando encomendas de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Polónia.

Se você quiser discutir os termos e condições de cooperação ou perguntar sobre a participação da Rotom no agrupamento e reparação de paletes, entre em contato para falar com os nossos especialistas. Estamos comprometidos com uma alta qualidade de gestão sustentável de embalagens e fazemos tudo o que podemos para garantir que isso não seja um slogan, mas uma cooperação real para a proteção de matérias-primas.

Se você estiver interessado no assunto de pooling, reparação de embalagens, leia outros artigos do blog sobre o assunto: