Falta de paletes na Europa - como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?

Falta de paletes na Europa - como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?

A situação geopolítica em rápida mudança causada pela guerra da Rússia com a Ucrânia e as sanções da UE resultou em um caso dramático nos mercados de madeira e escassez de paletes. Vai além das interrupções associadas à pandemia de Covid-19 ou aos enormes problemas da cadeia de abastecimento que está a ocorrer em muitos países.

Existe um ditado que diz que 'Paletes movem o mundo.' Sem esses valiosos transportadores de carga, as nossas cadeias de fornecimento parariam e o mundo voltaria aos dias anteriores à Primeira Guerra Mundial, quando as paletes estavam a a começar a ser utilizadas. É um elemento essencial nas cadeias de abastecimento, permitindo que as empresas armazenem e transportem com eficiência com tempos de carregamento reduzidos.

Embora uma única palete pareça ser um meio de carga modesto, a sua importância é aparente quando surgem problemas de disponibilidade ou o aumento do preço desses transportadores de carga. Este artigo destacará o impacto da atual situação geopolítica e económica na situação de escassez de paletes e meios de carga para a logística na Europa. Também tentaremos buscar soluções para ajudar a manter o fluxo de fornecimento apesar da interrupção.

Razões para o aumento do preço das paletes em 2022

De acordo com a Federação Europeia de Fabricantes de Paletes e Embalagens de Madeira (FEFPEB), o conflito na Ucrânia colocará uma pressão significativa no fornecimento de madeira e, portanto, em paletes e embalagens nas próximas semanas. É um problema ainda mais grave, uma vez que a Europa importa paletes de madeira e materiais de fabricação de paletes em massa de três países: Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. Em 2021, a Ucrânia exportou mais de 2,7 milhões de m3 de madeira serrada, que foi usada para fabricar paletes e embalagens de madeira na França, Alemanha, Itália, Holanda e Polónia. Além disso, também é produtora de paletes e exportou 15 milhões de paletes no mesmo ano

A guerra na Ucrânia, ou uma falta temporária de produção, combinada com sanções de retaliação ocidentais contra a Rússia e a Bielorrússia, eliminou efetivamente toda essa fonte de fornecimento. Cerca de 7,6 milhões de m3 de madeira serrada (principalmente para Estónia, Alemanha e Finlândia) estão sendo retidos das importações da UE. A suspensão da produção de madeira serrada tem sérias consequências, especialmente para os produtores de paletes na Hungria, Itália e Alemanha. Tem efeitos perturbadores visíveis nas cadeias de abastecimento em toda a Europa. Em um estágio posterior, o resultado para as empresas é um aumento nos preços das paletes e o risco de ficar sem paletes.

O gráfico acima ilustra o aumento contínuo dos preços das paletes de madeira a partir de 2020 e o surto da pandemia de Covid-19 e, em 2022, as interrupções de preços causadas pela incerteza na situação geopolítica.

Falta de aço e pregos para as paletes

Quando queremos construir uma palete de forma robusta, são necessários 70 a 80 pregos para fazer uma palete. Atualmente, a indústria enfrenta um problema significativo no fornecimento dos pregos usados para fazer paletes. Como a HPE (Associação Federal de Embalagens de Madeira, Paletes e Embalagens de Exportação) descobriu, a maioria das empresas do setor compra seus pregos de fornecedores da Europa Oriental, como a Polónia.

Falta de aço e pregos para as paletes

No entanto, 90% do chamado fio de aço do qual são feitos os pregos para paletes vem da Rússia, então fornecedores e fábricas devem procurar fontes diferentes. Parece que as sanções da UE contra a Rússia podem resultar no fecho de algumas fábricas de paletes na Alemanha em apenas duas semanas (HPE).

De acordo com a associação, não há alternativas de curto prazo para corrigir a falta por dois motivos. Em primeiro lugar, os pregos não podem ser substituídos por outros, pois as máquinas nas fábricas só manipulam esse tipo de prego para a produção de paletes. Em segundo lugar, a importação de aço da Ásia é uma opção, mas o prazo de entrega será de 6 a 8 meses. Escrevemos sobre o aumento dos preços do aço e o impacto nos processos logísticos atuais no artigo 'Aluguer de embalagens de metal como solução para o aumento dos preços do aço'.

Impacto da inflação nas cadeias de abastecimento

A atual situação trágica na Ucrânia está a ter um impacto evidente em indústrias de todos os tipos, interrompendo as cadeias de abastecimento e reduzindo a disponibilidade de muitos bens. A economia é um sistema de embarcações interligadas e, além dos atuais desafios internacionais, há um aumento perceptível na inflação de preços de todos os bens no mercado.

Impacto da inflação nas cadeias de abastecimento

Está claramente relacionado ao aumento do custo de energia, combustível e complicações económicas após a pandemia de Covid-19. O preço do combustível na Europa subiu quase um terço e o custo do barril de petróleo chegou a US$ 110. A FEFPEB diz que terá um "impacto significativo" no custo do tratamento térmico e secagem da madeira em estufas especiais, de acordo com as normas ISPM 15, no transporte e no custo geral de produção - levando inevitavelmente a preços mais altos dos produtos de madeira. Escrevemos mais sobre os atuais desafios logísticos nos artigos Aumento dos custos de transporte: Aprender formas de optimizar as embalagens logísticas e Como as interrupções no fornecimento de energia afetam a continuidade das cadeias de fornecimento?

Aluguer flexível de paletes em vez de compra

Como lidar com esse período turbulento e cheio de mudanças? Bem, a chave hoje é ser ágil e flexível. As empresas estão a perceber a dinâmica de suas operações, razão pela qual é essencial reagir rapidamente para mitigar os efeitos de curto prazo da crise, o que significa, acima de tudo, limitar o número de interrupções de serviço. Uma excelente maneira de superar esses desafios é usar o aluguer de embalagens. É flexível, rápido e confiável. Funciona tanto quando o problema é espaço insuficiente para armazenar produtos ou quando não há embalagem suficiente para enviar as mercadorias. Até agora, muitas empresas se convenceram da eficácia das embalagens de aluguer em momentos de crise.

Pooling significa que as paletes funcionam em círculo

Por outro lado, o agrupamento de embalagens é uma opção inteligente e de longo prazo. Numa altura em que, por um lado, há uma ênfase na utilização sustentável dos recursos naturais e, por outro, existe um aparente défice na produção de embalagens; você precisa usar o que já está em circulação. Não precisa comprar novas embalagens e pode alugá-las ou começar a reciclar com seus clientes. Seja qual for a solução escolhida, a gestão do ciclo de embalagem mantém a sua empresa a funcionar sem problemas.

O que ganha com paletes, caixas ou colares para paletes em sistema de pooling?

  • Reduz o custo de compra de novos produtos
  • Não precisa se preocupar com o custo de gestão e reparação de embalagens
  • Ganha espaço de armazenamento
  • Garante o uso sustentável das matérias-primas existentes

Gestão de operação ágil em tempos de desafio

O aluguer de embalagens é uma maneira concreta de cortar custos em termos reais, especialmente em tempos de aumento de preços, paralisação da produção ou forte desaceleração económica. Há anos, prestamos assistência prática aos empreendedores na seleção da embalagem adequada para o tipo de indústria, aplicação e possibilidades financeiras.

Sabemos que, idealmente, são os gestores de logística da empresa que determinam a necessidade de produtos específicos; eles sabem exatamente o que precisam. Por outro lado, recolhemos os dados com base nos quais podemos aconselhar sobre o melhor tipo de embalagem adaptada ao local de trabalho e armazenamento e ao tipo de serviço que facilita diariamente.

Fazemos consultoria, avaliações e projetos gratuitamente. Se você quiser discutir suas necessidades atuais da cadeia de fornecimentos, não hesite em nos contatar preenchendo o formulário de contato abaixo.