5 passos para construir uma cadeia de abastecimento sustentável

5 passos para construir uma cadeia de abastecimento sustentável

A responsabilidade social das empresas e o desenvolvimento sustentável são apenas slogans da moda na indústria da logística? Bem, não. Hoje em dia, construir uma cadeia de abastecimento sustentável não é uma escolha, mas uma parte necessária de qualquer modelo empresarial e a tarefa número um para os gestores de operações e logística.

Vivemos em tempos de crescentes desafios relacionados com as alterações climáticas, perturbações nas cadeias de abastecimento resultantes da pandemia de Covid-19, e desastres naturais. Actualmente, a situação é tão grave que é inaceitável ignorar o impacto da organização sobre o ambiente ou ignorar as necessidades dos colaboradores.

Estima-se que a cadeia de abastecimento de uma empresa consumidora típica seja responsável por mais de 80% das emissões de gases com efeito de estufa. Afecta não só as perdas ambientais mas também a rentabilidade das empresas. Assim, construir um negócio sustentável é uma questão de adaptação para sobreviver num mundo em mudança.

O que é uma cadeia de abastecimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é mais do que ser verde e amigo do ambiente. Este sistema de gestão empresarial baseado na eficácia operacional combinada de estratégias destinadas a minimizar o desperdício nos processos de trabalho, energia e matérias primas.

Para alcançar uma cadeia de abastecimento sustentável, uma empresa deve abordar questões ambientais, sociais, económicas e jurídicas ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Esta abordagem irá reduzir a quantidade de resíduos e a pegada ambiental e melhorar as condições de trabalho e a saúde e segurança dos trabalhadores.

Como é que os Consumidores vêem a questão da sustentabilidade?

Os estudos realizados revelam que a maioria dos consumidores prefere comprar a marcas que oferecem produtos e serviços "verdes" e amigos do ambiente. A Unilever, em parceria com a Europanel e Flamingo, descobriu na sua investigação que um terço dos consumidores (33%) prefere comprar a marcas que acreditam trabalhar positivamente para o ambiente. O estudo perguntou a 20.000 adultos de cinco países como é que as suas preocupações com a sustentabilidade influenciam as suas escolhas de compra. Mais de um quinto (21%) dos inquiridos disse que escolheria activamente marcas se tornasse as suas credenciais de sustentabilidade mais claras na embalagem e no marketing.1

Investimento em promoção de sustentabilidade compensa?

Há uma concepção errada comum de que a redução do impacto ambiental de uma empresa é dispendiosa. Na realidade, pode resultar em poupanças. Ao reduzir os resíduos e ao tornar os seus edifícios, veículos e embalagens mais eficientes, pode rapidamente ver um retorno dos seus custos.

Verifica-se que as empresas com uma classificação elevada em factores ambientais, sociais e governamentais (ESG) têm um custo de dívida e equidade mais baixo, de acordo com a investigação da McKinsey que envolve mais de 4.000 empresas e 340 inquiridos executivos. Mais de 89 por cento dos estudos analisados constataram que as empresas com elevadas classificações ESG ultrapassam o mercado a médio (três a cinco anos) e longo prazo (cinco a 10 anos).2

Investir na sustentabilidade compensa e traz retornos a longo prazo

Economicamente, estes esforços resultam em milhares de milhões de euros em poupanças e no aumento das vendas para empresas grandes e pequenas. As práticas empresariais socialmente responsáveis apoiam o planeta, as pessoas que aqui vivem, e também o crescimento empresarial.

Como transformar o seu negócio num mais sustentável?

Redesenhar as cadeias de abastecimento, investir em novas embalagens para a distribuição de produtos e criar processos de retorno rentáveis pode ser um desafio no início. Mas dar mesmo pequenos passos em direcção à sustentabilidade é um progresso.

É claro que não existe uma fórmula mágica, nenhuma receita de tamanho único para cada empresa em cada indústria. O que aqui oferecemos são algumas dicas úteis para iniciar o processo.

1. Reduzir perdas e desperdícios

As empresas que praticam activamente a sustentabilidade concentram-se em embalagens reutilizáveis, gestão verde da cadeia de abastecimento (GSCM) e estratégias de resíduos zero. O objectivo é gerar o mínimo possível (de preferência zero) de resíduos. O conceito de resíduos pode referir-se a aspectos como a utilização contínua de embalagens descartáveis, tais como filmes, fitas elásticas, caixas de cartão. Também se refere a mercadorias danificadas que não podem ser reparadas e revendidas.

Vale a pena analisar em que fase da cadeia de abastecimento é utilizada uma grande quantidade de embalagens descartáveis no seu negócio e o que poderia ser utilizado para a substituir. Por exemplo, em vez de envolver constantemente a carga da palete com película extensível, não seria melhor utilizar colares de palete ou especialmente dedicados, embalagens concebidas, que serviriam num ciclo fechado durante muitos anos?

2. integrar a tecnologia RFID nos seus processos

É incrivelmente útil utilizar a tecnologia de localização de embalagens. Permite-lhe obter informações precisas e em tempo real sobre onde se encontra uma determinada embalagem.

Esta configuração permite aos produtores planear com antecedência e também responder rapidamente às mudanças na dinâmica e nos sentimentos da indústria, incluindo picos repentinos de procura. Como parceiro logístico experiente, lidamos plenamente com gestão do fluxo de trabalho de embalagem. Utilizamos tecnologia e know-how para recomendar as melhores soluções de embalagem para empresas, bem como concebemos embalagens personalizadas para se adequarem a necessidades específicas.

3. Pooling, ou seja, deixe a sua embalagem trabalhar o tempo todo

Uma forma de reduzir o custo total de propriedade é implementar materiais de embalagem reutilizáveis que funcionam em circulação. A Rotom tem armazéns em toda a Europa, pelo que, ao utilizar um pool de embalagens de transporte reutilizáveis, proporcionamos uma melhoria significativa nos processos de transporte, manuseamento e armazenamento. Ao utilizar o serviço soluções de pooling reduz os custos de unidade e quilometragem, o que é amigo do ambiente e proporciona uma cadeia de fornecimento mais transparente. O nosso blog discute os benefícios do agrupamento de embalagens no artigo Acondicionamento de embalagens em logística - saiba mais sobre os benefícios.

4. Não gere desperdício, comprar-lhe-emos embalagens desnecessárias

Ao implementar um processo de cadeia de abastecimento sustentável, é essencial identificar áreas onde se pode reduzir os resíduos de embalagens. Se já não necessitar de paletes, colares de paletes ou outras embalagens, podemos comprá-la de volta para que obtenha espaço no armazém e um reembolso.

Ao utilizar compra de paletes, colares de paletes, recipientes metálicos e outras embalagens, dá-lhes uma segunda vida. Desta forma, preocupamo-nos conjuntamente com o ambiente, uma vez que realizamos extensas actividades destinadas a trazer as paletes usadas de volta ao mercado sem utilizar novos recursos florestais.

5. Simplifique os seus processos utilizando o aluguer de pacotes

Não esqueçamos que a logística sustentável não se resume a reduzir custos, minimizar desperdícios e melhorar a eficiência. A força motriz mais importante é sempre a satisfação do cliente. Assim, embora como produtor possa ter a cadeia de fornecimento mais eficiente e um sistema eficaz de gestão de inventário JIT, tudo isto é irrelevante quando a encomenda de um cliente não é entregue a tempo ou de acordo com as suas expectativas.

Em situações de emergência em que seja necessário embalar urgentemente para períodos de ponta, interrupções de abastecimento, renovações e outras circunstâncias, a solução ideal é aluguer de embalagem.

Sustentabilidade empresarial significa trabalhar em parceria

O impacto da pandemia global da Covid-19 levou muitas empresas transformadoras a ver o valor da parceria na superação da adversidade e das rupturas de abastecimento. Um bom parceiro logístico com conhecimentos de dados específicos pode ajudar uma empresa a atingir um "nível" ainda mais elevado de sustentabilidade. Pode ajudar a adaptar soluções para minimizar as emissões de carbono, poluição, embalagens descartáveis. Permitirá também a utilização de serviços de resposta rápida para alterar as situações do mercado.

A Rotom é um parceiro de confiança para o desenvolvimento sustentável.

Rotom tem vindo a oferecer aos clientes uma optimização bem concebida e comprovada da cadeia de fornecimento há muitos anos. Os nossos especialistas trabalham em parceria com clientes e fornecedores oferecendo apoio mútuo na resolução de problemas, transparência das operações e troca de informações necessárias para um planeamento adequado das actividades ao longo da cadeia de fornecimento. Tem dúvidas sobre a implementação de embalagens sustentáveis na sua empresa? Envie o seu pedido e apoiá-lo-emos em todas as etapas do processo

Sustentabilidade não é um slogan

É uma forma de desenvolvimento sensata que oferece benefícios tanto às empresas, fornecedores, investidores e consumidores. Tal acção atrai clientes que estão cada vez mais conscientes do seu impacto sobre o ambiente. Para se manterem neste ambiente competitivo, devem sempre esforçar-se por avançar e exceder as expectativas dos seus parceiros.

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