Aumento dos custos de transporte: Aprender formas de optimizar as embalagens logísticas

Aumento dos custos de transporte: Aprender formas de optimizar as embalagens logísticas

É agora mais caro do que nunca transportar mercadorias a nível mundial, exercendo pressão sobre as empresas transformadoras que já lutam com salários e preços de matérias-primas mais elevados. De acordo com os analistas, alguns esperam que estes preços elevados de transporte se estendam até 2023, diz o relatório The Wall Street Journal.

Uma das razões para o aumento dos custos de transporte é o preço do frete marítimo. As estatísticas mostram que o custo médio do transporte marítimo de mercadorias da China para a Europa aumentou nos últimos 12 meses em até 600 por cento. O aumento dos preços do trasnporte afecta outras fases do transporte de mercadorias, tais como o transporte rodoviário.

O aumento dos custos de transporte é um desafio para os fabricantes

A pandemia de Covid-19 teve impacto em novos desafios para muitas empresas transformadoras. Acontece que na era do mercado de transportadoras, não é fabricar e encontrar compradores que são os maiores. O que preocupa cada vez mais os fabricantes e distribuidores é o transporte adequado e a entrega das mercadorias ao cliente a tempo.

A situação é complicada dado o preço cada vez mais elevado dos combustíveis e a escassez de camionistas. Jon Moeller, o novo CEO da Procter & Gamble, afirmou numa entrevista Wall Street Journal que os preços do gasóleo subiram mais de 25% a partir de Abril de 2020. Também, na Polónia, o custo da gasolina em Julho de 2021 foi 3,2% mais elevado do que em Junho deste ano e 27,5% mais elevado do que no mesmo mês do ano anterior. Os preços do gasóleo eram 22,6% mais elevados em Julho de 2021. do que em Julho de 2020.

Otimização do espaço com embalagem personalizada

O que mais influencia os custos de transporte para além dos preços dos combustíveis? A disposição correcta das cargas no camião é de grande importância, o que afecta tanto os custos de transporte como a sua segurança. É crucial quando se trata de cargas de tamanho e peso invulgar e prioridades diferentes.

Optimização do espaço com embalagem personalizada

Qual é o desafio de qualquer transportador nesta situação? Maximizar a carga do camião para optimizar a utilização da capacidade disponível. Como embalar a carga de modo a que toda ela caiba? A solução são paletes ou outras embalagens concebidas especificamente para o produto a ser transportado e o espaço disponível.

As vantagens de embalagens feitas à medida das suas necessidades

Hoje em dia, a indústria dos transportes está a assistir a um aumento da procura de paletes personalizadas para ajudar as empresas a optimizar os custos de carregamento unitário. Qual é a razão para isto? Ninguém quer pagar por espaço não utilizado num camião ou contentor. Acontece que a expedição de produtos em paletes que excedem o comprimento e largura totais das mercadorias transportadas cria um duplo problema; por um lado, tem uma carga desequilibrada e insegura, e por outro lado, está a pagar por mais espaço de paletes no camião do que o necessário.

As embalagens fabricadas especificamente para os seus produtos, asseguram um ajuste exacto e a melhor protecção, reduzindo os custos de transporte. Também poupará dinheiro em materiais auxiliares como papelão e filmes de embalagem.
A embalagem compacta e cuidadosamente concebida ocupa menos espaço nos veículos de entrega, maximizando o número de mercadorias que transporta e tornando a sua cadeia de abastecimento mais eficiente.

Acondicionamento dobrável poupa custos e espaço

Outra opção que vale a pena utilizar quando a optimização dos custos de transporte é a embalagem dobrável reutilizável, tal como paletes dobráveis ou contentores de plástico dobráveis, na maioria das vezes em dimensões de 1200x800mm ou de 800x600mm.

Emabalagens dobráveis poupam espaço e custos

Estimativas mostram que contentores paletes dobráveis reduzem o armazenamento de contentores vazios e o volume de transporte de retorno em até 85%. Por exemplo, se precisarmos de cinco camiões para transportar contentores cheios numa direcção, precisamos apenas de um veículo para devolver os contentores vazios. Isto reduz significativamente os custos de transporte. Esta forma de transporte de mercadorias aumenta o espaço em camiões ou contentores de transporte e poupa espaço no transporte de retorno, resultando num menor consumo de combustível.

Pooling de embalagens ou fusão de entregas para reduzir os custos

Uma coisa que influencia a optimização dos custos de transporte é o agrupamento de embalagens, ou seja, múltiplas utilizações de transportadores em circulação. Neste ciclo podem ser utilizadas tanto embalagens padrão como embalagens personalizadas. Envolve a combinação de entregas para que as mercadorias permaneçam em circulação o máximo de tempo possível. O agrupamento inclui muitos serviços relacionados com o armazenamento destes transportadores em múltiplos locais, reparação, manutenção, e gestão da circulação de embalagens.

Pooling de embalagens para reduzir custos

A Rotom está envolvido no pooling em muitos países da Europa. Temos armazéns em toda a Europa, assegurando processos de transporte, manuseamento e armazenamento de alta qualidade. A utilização de serviços de pooling irá reduzir os custos unitários e quilométricos, o que é amigo do ambiente e proporciona uma cadeia de fornecimento mais transparente.

Não podemos parar as actuais mudanças económicas e as rupturas de abastecimento resultantes, mas podemos ajudá-lo a ultrapassar com sucesso estas turbulências. Tire partido da nossa experiência e preencha o formulário de contacto. Teremos todo o prazer em adaptar as soluções logísticas adequadas para manter o seu negócio a avançar e a subir, apesar dos actuais desafios.

Está interessado no tema da logística? Leia mais no blog: