Há um provérbio bem conhecido que uma cadeia é apenas tão forte quanto o seu elo mais fraco. Com o estado actual da cadeia de abastecimento global, a sua fraqueza é evidente em muitos lugares. O desafio para cada gestor hoje em dia é aumentar a resiliência logística sem enfraquecer a competitividade.
O tópico número um que aparece actualmente em todas as notícias económicas é a crise energética na China. As autoridades chinesas estão a racionar o fornecimento de energia, uma vez que o preço do carvão importado subiu em flecha. Existe uma grave escassez de carvão devido ao aumento das exportações chinesas e ao endurecimento das normas de emissões de CO2 que a China pretende cumprir até 2030.
Afecta a economia global devido à paragem de fábricas que produzem para empresas como a Apple ou Tesla. Aumenta o receio de abrandar o crescimento económico e de agravar as perturbações nas cadeias de abastecimento globais. Muitos analistas (fonte: Guardian) acreditam que pode levar vários meses até que as autoridades chinesas controlem a produção de energia e a adaptem à procura crescente.
Cadeia de abastecimento interrompida e preços crescentes
Por causa de perturbações logísticas, é difícil prever a situação no mercado de contentores, vias marítimas, portos, transportes aéreos, linhas de navegação, caminhos-de-ferro e até armazéns. Traduz-se em escassez de componentes chave da produção, atrasos nas encomendas, atrasos nas entregas, aumento dos custos de transporte, e preços ao consumidor.
A situação é como um jogo de dominó. Um factor tem automaticamente consequências noutras áreas. Podemos vê-lo no caso de escassez de contentores de transporte. Provocou imediatamente um aumento acentuado das tarifas de transporte, congestionamento dos portos internacionais, o que afectou as elevadas tarifas de frete, agravando a escassez de camiões e atrasando a entrega das encomendas.
Como protege a sua cadeia de abastecimento e mantém o seu negócio a funcionar sem problemas?
A medida que os prazos de entrega se tornam mais longos, os fabricantes enfrentam escassez de componentes críticos tais como embalagens e procuram oportunidades de se abastecerem junto de outras fontes para continuarem as entregas. Os atrasos também afectam a entrega de produtos semi-acabados, e para continuar a trabalhar; produz-se produtos incompletos que necessitam de armazenamento adicional. Em ambos os casos, a solução ideal para momentos de ruptura é alugar embalagens ou equipamento de armazenamento.
Como consultores experientes dos nossos parceiros comerciais, concentramo-nos em garantir que dispõe de fontes alternativas para embalagens logísticas. Quando há escassez de embalagens no mercado, tais como paletes de madeira, paletes de plástico, ou gitterboxes, vale a pena concentrarmo-nos na possibilidade de alugar estes transportadores.
O que é que o aluguer de embalagens dá à sua empresa?
Um programa de aluguer é uma solução muito flexível que lhe permitirá acomodar turnos de produção temporários ou de curto prazo. Tem um grande número de bens manufacturados mas falta-lhe espaço de armazenamento? Talvez esteja a efectuar a manutenção necessária nas máquinas da sua fábrica? Ou tem uma época alta e muitas encomendas que afectam a quantidade de bens produzidos?
É possível alugar paletes, gitterboxes, ou sistemas armazenamento móveis para este tempo em particular. Se precisar do equipamento por mais tempo, pode também comprá-lo, ou quando já não precisar dele, enviá-lo de volta, e ganhar espaço de armazenamento.
Alugar embalagens é um alívio financeiro em tempos incertos
Num tempo tão volátil em que as alterações de preços ocorrem praticamente da noite para o dia, qualquer investimento adicional na compra de novo equipamento constitui um esforço financeiro significativo. Se alugar embalagens por um tempo específico, mantém o seu orçamento de capital intacto. As taxas de aluguer podem então ser classificadas como despesas operacionais, e obtém fundos para outras despesas de capital e investimentos.
Muitas entregas no estrangeiro são incertas em tempos de interrupção logística, e é necessário cumprir os contratos assinados. Ao optar por alugar embalagens, elimina possíveis atrasos na produção ou na cadeia de fornecimento no caso de projectos de curto prazo, e utiliza de forma otimizada o espaço de armazenamento disponível.
Os nossos parceiros comerciais beneficiam de aluguer
Acondicionamento de embalagens compensa. Aqui damos o piso a um dos nossos parceiros, uma empresa líder em embalagens metálicas. Em 2020, devido a uma pandemia, a gestão óptima das finanças da empresa sem perder o crescimento da produção tinha-se tornado uma prioridade para todos. Por esta razão, os gestores desta empresa enfrentaram a escolha entre comprar recipientes metálicos ou procurar outra solução.
Concluiu-se que a nossa abordagem flexível tornou possível o aluguer de contentores metálicos. A direcção da empresa decidiu alugar os contentores porque não precisavam de investir fundos para uma compra única. O período de aluguer é de cinco anos, com uma opção de compra posterior. Qual é a opinião do advogado da gerência da empresa sobre a cooperação?
"No final de 2019, lançámos um procedimento de compra com várias empresas especializadas na produção de contentores metálicos. A empresa ROTOM foi uma das poucas que satisfez todos os nossos requisitos relativamente à alta qualidade dos materiais a partir dos quais são fabricados os contentores, produção de acordo com a nossa encomenda, prazos de entrega".
Acondicionamento reutilizável para o desenvolvimento sustentável
Hoje em dia, a reutilização de embalagens está a tornar-se um padrão. Na Rotom, permitimos a reutilização de embalagens robustas que podem resistir a anos de uso intensivo. Inclui uma vasta gama de produtos, tais como paletes pesadas, caixas empilháveis, e contentores desmontáveis.
Ajudamos os nossos clientes a escolher a solução certa de aluguer de paletes ou contentores com base no tipo de aplicação na sua indústria. Podemos combinar o seu aluguer de contentores em circulação com serviços tais como pooling ou reparação e manutenção.
Desta forma, ajudamo-lo a tornar-se parte de uma economia em circuito fechado, reduzindo o consumo de recursos e minimizando o desperdício e o impacto ambiental. Quando não dá para reparar a embalagem, esta é reciclada de modo a trasnformá-la em novos produtos.
Deixe que os desafios conduzam ao seu sucesso
Embora a turbulência económica causada pela pandemia tenha exposto muitas fraquezas nas cadeias de abastecimento, não precisa de provar ser um motivo de preocupação mas sim uma motivação para implementar a inovação. Como gestor experiente, certamente usará esta crise para verificar os seus processos logísticos para compreender os seus pontos mais fracos, e tomar medidas para melhorar.
Vamo-nos tornar parceiros nesta questão. Oferecer-lhe-emos soluções adaptadas às suas necessidades. Vamos falar sobre a redução do risco de perturbação em conjunto, que deverá continuar por algum tempo.
Interessado no tema da logística durante as rupturas? Leia mais no blog:
- Precisa de paletes, colares de paletes ou caixas de plástico ? Utilize o nosso serviço de aluguer de embalagens
- Aluguer de embalagens metálicas como solução para o aumento dos preços do aço
- Como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?