Como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?

Como lidar com as falhas na cadeia de abastecimento?

Seis dias - é exactamente o tempo que levou para desbloquear o navio contentor Ever Given, que encalhou no Canal de Suez a 23 de Março. Como as agências de noticias salientam, um dia de paragem no Canal do Suez significou a detenção de cerca de 50 navios e 2,5 milhões de toneladas de carga. Tal perturbação não só afectou os tempos de movimentação de carga, por exemplo, no porto de Hamburgo ou Roterdão, mas também aumentou os preços e diminuiu o comércio.

Esta grande perturbação logística mostra como as cadeias de abastecimento estão interligadas. Cada dia que o Canal de Suez era bloqueado significava uma perda de 14-15 milhões de dólares. Isto não é menos importante porque 15% das mercadorias transportadas por mar passam através do Canal do Suez.

Logística de entrega é uma rede de operações estreitamente ligadas

As falhas das cadeias de abastecimento são um grande desafio para as empresas e consumidores. Mostram também, claramente as fraquezas na logística das operações que de outra forma desconhecemos quando tudo funciona como uma máquina bem oleada.

Quando as cadeias de abastecimento são perturbadas por vários acontecimentos inesperados, como o caso acima descrito, ou a actual pandemia de Covid-19, revela-se um verdadeiro teste à flexibilidade das operações. Num estudo realizado pelaInstituto de Gestão de Abastecimento quase 75% das 628 empresas inquiridas sofreram rupturas de abastecimento como resultado da Epidemia de COVID-19 . No mesmo inquérito, 57% dos inquiridos disseram enfrentar prazos de entrega mais longos por parte dos fornecedores na China.

Cadeias de abastecimento conectadas- o mundo como uma vila global

Neste artigo, analisaremos as causas das perturbações, algumas formas de preparação para as mesmas e opções para lidar com a falta de transportadores de embalagens necessários.

O impacto da Covid-19 no número de rupturas nas cadeias de abastecimento

O impacto da pandemia tem tido o seu impacto na economia global, fazendo flutuar os preços das acções, baixando as previsões de lucro. Até agora, o impacto global nas cadeias de abastecimento tem vindo principalmente da grave situação na China, e podemos falar sobre estes impactos de duas formas diferentes. Primeiro, afectam o fornecimento de matérias-primas a muitos fabricantes e retalhistas em todo o mundo, e isto é importante porque a China é uma enorme fonte de componentes e produtos acabados.

As fábricas na China permanecem inactivas, quanto mais o fluxo global de peças e componentes que abastecem os fabricantes e retalhistas esvazia. Se a perturbação continuar, alguns fabricantes e talvez mesmo retalhistas suspenderão as suas operações quando ficarem sem mercadorias.

Preparar a perturbação como uma parte permanente da realidade

A importância da resiliência na gestão da cadeia de abastecimento tem vindo a ser realçada há duas décadas. Isto significa ser capaz de detectar sinais de alerta precoce, bem como responder rapidamente, por exemplo, deslocando a produção para fontes alternativas. Significa ter uma base de fornecedores diversificada.

Obviamente, é melhor planear, mas o que acontece se a sua logística de fornecimento estiver actualmente perturbada e se estiver a pensar como resolver os problemas e continuar a curto prazo?

Ruptura de logística afecta as companhias e os seus clientes

A existência de um parceiro logístico de embalagem competente e fiável pode ajudá-lo a manter o seu negócio a funcionar. Ajudá-lo-á a ser mais flexível e a responder rapidamente às mudanças à medida que estas ocorrem. Eis algumas formas de podermos ajudar o seu negócio em tempos de desafio.

#1 Monitorizar regularmente as embalagens e adaptar-se a novas situações

Transparência na cadeia de abastecimento é sempre importante, mas ainda mais durante uma crise. Sabendo exactamente onde estão as paletes e outras embalagens reutilizáveis em qualquer momento, os expedidores e os seus fornecedores de logística podem encontrar formas de redireccionar as cargas para se anteciparem ou evitarem áreas problemáticas.

É possível usar a gestão de embalagens retornáveis, que assegura a continuidade da cadeia de fornecimento em cada fase. Com um sistema integrado de gestão de transacções, podemos monitorizar dados reais em tempo real.

#2 Grandes stocks de embalagens disponíveis a pedido

A Rotom é um parceiro forte da cadeia de abastecimento e tem um grande inventário de embalagens, uma rede de armazéns e mais de 26 filiais em muitos países europeus. Isto reflecte-se positivamente em termos de eficiência operacional em comparação com empresas com menos recursos. Como resultado, somos capazes de satisfazer as suas necessidades em termos do número necessário de paletes ou racks de armazenamento. Pode simplesmente recorrer ao serviço de alugar a quantidade necessária de embalagens durante um período de tempo especificado, exactamente quando precisar. Após um período intensivo de utilização, recolhemos as embalagens de novo. Desta forma, evita o dispendioso armazenamento de embalagens não utilizadas.

Por outro lado, com excesso de produção, se ficar sem a quantidade necessária de meios ou se o seu fornecedor de embalagem anterior não a fornecer, as suas necessidades podem ainda ser satisfeitas graças a um serviço de aluguer de embalagens. Alavancar estas redes de recursos permite-lhe responder a perturbações de forma mais rápida, mais forte e mais eficaz. Isto reduz o tempo de paragem operacional e ajuda-o a retomar as operações no mais curto espaço de tempo possível.

Banner - serviço aluguer

#3 Criar um plano de contingência da cadeia de abastecimento

Flexibilidade e resiliência são dois factores-chave que o ajudam a preparar-se para as perturbações. É sempre bom ter um plano de contingência, especialmente quando se trata de abastecimento. Ao criar um plano de contingência, pense em diferentes formas de movimentar bens e considere a possibilidade de pôr de lado um orçamento de contingência que possa ser utilizado em caso de ruptura.

é uma ideia inteligente para as empresas investirem na resiliência das suas cadeias de abastecimento - e isto tornou-se mais importante do que nunca

#4 Estimativa do stock disponível

Em geral, deve estar sempre ciente do seu stock disponível; no entanto, isto é particularmente importante em situações em que a sua cadeia de abastecimento é perturbada. Vale a pena fazer um inventário físico de embalagens que possa assegurar a continuidade da produção. A verificação do estado da embalagem pode envolver a necessidade de reparação ou manutenção.

Estimar quanto stock tem de consumíveis e embalagens logísticas pode ajudá-lo a calcular quanto precisa a qualquer momento. Se precisar de espaço de armazenamento extra, pode utilizar os sistemas armazenamento, configurar apenas quando precisar deles. Isto também se aplica a outras embalagens, tais como paletes, extensões, contentores e muitos outros transportadores. Se necessitar de um grande stock de embalagens para um período específico, pode então recorrer ao serviço de aluguer, para que possa poupar dinheiro para outros investimentos.

#5 Conduzir uma auditoria de resiliência da cadeia de fornecimento

Dedique algum tempo para fazer uma análise de risco e ver onde se encontram os elos mais fracos nas suas cadeias de abastecimento. Isto irá ajudá-lo a concentrar-se onde precisa de encontrar alternativas. Também pode ser útil para avaliar potenciais condições ambientais, sociais e políticas que possam afectar as rotas de abastecimento. Isto ajudá-lo-á a reduzir o risco de não fornecer os meios de comunicação de que necessita, por exemplo paletes, aumentando ao mesmo tempo a flexibilidade das suas operações.

Cooperar com um perito em embalagem

As rupturas de abastecimento são inevitáveis, mas ao planear cuidadosamente a sua resposta, avaliar os potenciais riscos da cadeia de abastecimento e diversificar os seus fornecedores, pode preparar-se mesmo para as circunstâncias mais inesperadas.

Encontrar um parceiro de embalagem de confiança para o ajudar com este tipo de desafios é vital. Há muitos anos que apoiamos empresas numa variedade de indústrias, desde indústrias sensíveis como a farmacêutica até à indústria pesada, pelo que os nossos profissionais experientes são capazes de o ajudar a encontrar soluções alternativas para fornecer a resiliência necessária nas suas cadeias de abastecimento.

Se estiver interessado no tema do aluguer de embalagens e serviços de gestão, leia mais no blog: