5 tendências que irão afectar a sua cadeia de abastecimento em 2021

5 tendências que irão afectar a sua cadeia de abastecimento em 2021

"A logística da cadeia de abastecimento encontra-se num período sem precedentes. Mas o seu futuro é muito promissor. Ao adoptar inovações sob a forma de várias tecnologias, toda a indústria deve enfrentar os desafios dos próximos tempos e ajudar as empresas a alcançar uma maior eficiência operacional".1

Há um ditado de Heráclito de Éfeso que diz que "a única coisa constante na vida é a mudança". Esta afirmação provou ser particularmente verdadeira em relação à gestão da cadeia de abastecimento em 2020, que está lentamente a chegar ao fim. A pandemia global de Covid-19 abalou duramente a indústria logística, sublinhando a sua importância e criando objectivos e perspectivas completamente novas para os próximos anos.

Para muitas empresas, este período difícil é um teste claro de sobrevivência, pois a pandemia COVID-19 revelou novas necessidades nas cadeias de abastecimento. Hoje em dia, cada vez mais empresas estão interessadas em antecipar activamente possíveis problemas, em vez de apenas reagir a eles, e como resultado estão a tornar-se mais flexíveis e resistentes a acontecimentos imprevistos.

Por conseguinte, é crucial analisar e seguir as últimas tendências nas cadeias de abastecimento em 2021. Com soluções logísticas avançadas que reflictam estas tendências, alcançará sucesso no próximo ano. As mudanças são necessárias e inevitáveis para se manter à frente da concorrência, por isso passemos às cinco tendências sobre as quais vale a pena pensar agora.

Sustentabilidade é crucial para atingir o sucesso em 2021

Um dos principais pontos a considerar ao discutir as tendências na cadeia de abastecimento em 2021, que frequentemente surgem, é a sustentabilidade das empresas.

O que significa sustentabilidade em logística?

Sustentável a logística visa reduzir a pegada ecológica das suas tarefas, tais como emissões de CO2, poluição sonora e acidentes. Neste sentido, os fornecedores de logística devem procurar um equilíbrio entre crescimento financeiro, cuidados ambientais e saúde pública.

Aquecimento global afecta quase todos os aspectos da vida devido às graves consequências climáticas causadas pelas emissões de dióxido de carbono. A Comissão Europeia apresentou uma avaliação do aumento do objectivo de redução das emissões de CO2 até 2030 de 40% para até 55% em comparação com os níveis de 1990. Isto requer cooperação a vários níveis da economia e das empresas. Uma análise da empresa de consultoria Nobili Partners mostra que no ano passado 28 empresas e grupos de capital cotados na bolsa de valores emitiram 28,2 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Isto corresponde a uma média de 106 milhões de toneladas por cada 1 milhão de euros de receitas. Isto mostra o impacto que a indústria da cadeia de abastecimento tem na transformação de energia.

As empresas estão largamente concentradas em encontrar soluções para reduzir radicalmente as emissões de carbono e contribuir para o desenvolvimento do planeta verde. Como parceiro responsável na sua cadeia de abastecimento, compreendemos as necessidades actuais, razão pela qual utilizamos soluções que permitem aproveitar ao máximo cada modo de transporte, minimizando ao mesmo tempo as distâncias percorridas. Isto é possível através de serviços logísticos adequados, bem como através da selecção óptima de embalagens adequadas, tais como golas de paletes dobráveis, paletes de encaixe de plástico ou contentores perfurados de dobra plana.

Processos de serviços de pooling

A redução do número total de quilómetros percorridos traz benefícios ambientais adicionais em termos de menos veículos nas estradas. Isto, por sua vez, conduzirá a menos tráfego e a uma maior segurança. É precisamente por esta razão que a comunidade logística está a optar pelo conceito de logística sustentável. Para além de beneficiar toda a sociedade e proteger o ambiente e os recursos naturais, a sustentabilidade está também a tornar-se rentável e a aumentar a lealdade dos clientes.

O significado do progresso tecnológico na logística de embalagem

Automação e tecnologia cada vez mais sofisticada levam as cadeias de abastecimento a um nível totalmente novo. Em vez de gastar horas em tarefas repetitivas, a inteligência artificial e a tecnologia avançada podem satisfazer a maioria das tarefas rotineiras. Tais melhorias dentro das tendências da cadeia de abastecimento de 2021 incluem uma melhor gestão de embalagens, níveis de produtividade mais elevados, processamento de encomendas mais rápido e melhor serviço ao cliente.

Crescimento do ecommerce afecta as operações logísticas no armazém.

O que é um serviço de gestão de embalagens retornáveis?

A gestão de embalagens retornáveis permite obter um controlo total sobre as embalagens retornáveis que estão em constante circulação entre fabricantes, revendedores e clientes. Um sistema integrado de gestão de transacções permite obter dados actualizados de todas as partes no processo, num dado momento. Desta forma, sabe exactamente quanto e onde se encontra a sua embalagem. O nosso objectivo é assegurar que todas as partes no processo sejam altamente eficientes.

A importância crescente da indústria logística e das empresas 3PL em 2021

A actual globalização das cadeias de transporte fez dos fornecedores de serviços logísticos internacionais um elo essencial entre produtores e clientes. Esta é uma parte extremamente importante da rede de abastecimento, que assegura que os clientes e os proprietários das empresas recebam os seus envios a tempo e horas. A popularidade deste tipo de serviço está ligada ao desenvolvimento da indústria do comércio electrónico. Contudo, a fim de gerir eficazmente as entregas dos clientes, é necessário utilizar grandes recursos de embalagem logística para acompanhar as encomendas durante os períodos de pico. Na Rotom, oferecemos a possibilidade de alugar as embalagens necessárias que cumprem perfeitamente a sua função, tais como paletes, contentores, caixas ou carrinhos de transporte.

A flexibilidade dos processos logísticos tornou-se uma necessidade

O ano 2020 tem ensinado muitas empresas de logística a adaptarem-se às condições em mudança. É importante que a cadeia de abastecimento se torne suficientemente flexível para absorver quaisquer choques maiores ou menores que surjam. Isto inclui aumentos ou diminuições súbitas da procura, obstáculos imprevistos, desafios, atrasos e problemas.

O principal benefício da flexibilidade na cadeia de abastecimento é concentrar-se em evitar potenciais faltas ou excessos de existências. Esta disposição permite aos gestores da cadeia de abastecimento antecipar e identificar potenciais problemas e soluções numa fase inicial, prestando atenção às tendências do mercado da cadeia de abastecimento em 2021

.

Com uma abordagem flexível a circunstâncias imprevistas, é extremamente prático contratar embalagens. Do que se trata e porque funciona bem em condições variáveis, lerá nos artigos Abordagem flexível da logística como a chave do sucesso em condições variáveis, e Aluguer de embalagens - assegurar a continuidade do fornecimento em condições variáveis.

Grande stock de embalagens, caixas, paletes, palotes para alugar em Rotom.

Serviços orientados para o cliente ganharão mais valor em 2021

Visibilidade complexa da embalagem, relação custo-eficácia ou ajuda na concentração no seu próprio negócio é fundamental para as empresas. Uma ajuda adequada aos clientes para realizarem eficazmente as suas actividades está hoje em dia a tornar-se o principal objectivo para fornecedores, produtores, motoristas e membros de equipas. Isto porque a vasta gama de serviços que empresas como o Grupo Rotom têm permite um melhor serviço do princípio ao fim. As exigências dos clientes variam de estação para estação e tornam a gestão da cadeia de abastecimento adaptável e fácil de implementar.

Temos vindo a trabalhar com Clientes de várias indústrias há muitos anos. Por isso, sabemos como é importante compreender as necessidades de cada um deles e assegurar a satisfação com os serviços prestados. Se desejar informar-se sobre produtos específicos e serviços relacionados, estamos à sua disposição. Contacte-nos e apresente-nos os seus problemas. Após uma análise conjunta, os nossos especialistas proporão a solução mais conveniente para si.

A nossa prioridade é que as suas necessidades logísticas sejam satisfeitas e que o seu negócio também seja bem sucedido em 2021. Analisar e avaliar o desempenho da sua empresa porque a flexibilidade e a capacidade de resposta à mudança é agora mais importante do que nunca.