A logística da vacinação e outras operações são um teste à flexibilidade da cadeia de abastecimento

A logística da vacinação e outras operações são um teste à flexibilidade da cadeia de abastecimento

No início de dezembro de 2020, a primeira vacinação contra o vírus Covid-19 começou no Reino Unido. Desde então, a urgente distribuição em larga escala das vacinas é hoje a operação logística mais importante realizada em todo o mundo.

A distribuição de vacinas é agora uma prioridade na logística global, os líderes da cadeia de abastecimento precisam de serviços ágeis focados nos cuidados de saúde dos pacientes. Os requisitos para a entrega de "última milha", ou chegar ao utilizador final, testam principalmente a flexibilidade e resiliência de processos à rutura, assim como a vasta gama de novos desafios que podem surgir.

Logística antes e depois de uma pandemia, o que significa que nada ficará na mesma

Num passado não tão distante, o design da cadeia de abastecimento parecia ser mais fácil. Os fornecimentos normalmente iam para locais industriais, como fábricas e armazéns; locais retalhistas, tais como lojas e centros comerciais; ou, com o aumento do comércio eletrónico, diretamente para o consumidor. As redes de abastecimento eram relativamente estáveis e, na maioria dos casos, os armazéns abundantemente armazenados.

A pandemia covid-19 mudou tudo. Verificou-se que o que há anos era considerado racional, rentável e flexível numa situação "normal" falhou numa crise epidémica. O impacto da pandemia global nas operações logísticas foi particularmente stressante para certas indústrias e empresas dependentes de uma única fonte de fornecedores. A pandemia expôs lacunas nestas importantes operações, ao mesmo tempo que salienta a importância da flexibilidade, escalabilidade e tecnologia na manutenção da continuidade e na resposta às mudanças nas exigências do mercado.

Agora e no futuro, os líderes da cadeia de abastecimento irão debater-se com factores internos e externos que afectam as operações de aquisição e distribuição. Em suma, os profissionais de logística devem desenvolver um serviço racionalizado mas resiliente, centrado em atingir os consumidores. Mas para o conseguir, é necessário implementar processos e utilizar os serviços e tecnologias das empresas que racionalizam as cadeias de abastecimento até ao consumidor final.

A fragilidade das operações logísticas anteriormente praticadas

Se a pandemia ensinou alguma coisa às empresas, é a necessidade de flexibilidade absoluta. Ainda estamos a lidar com um ambiente imprevisível, e espera-se uma maior perturbação da cadeia de abastecimento, tanto devido ao Brexit como a pandemia em curso. As empresas precisam de ser capazes de ligar e desligar diferentes serviços rapidamente e adaptar-se à mudança. Isto significa que operações ágeis e tomadas de decisão rápidas serão essenciais para a sobrevivência de muitas empresas.

Forneça flexibilidade ao utilizar o aluguer de embalagens

Antes da pandemia, muitos líderes da cadeia de abastecimento chegavam à conclusão de que havia necessidade de navegar e planear operações de uma forma muito mais aberta. Agora, mais do que nunca, os processos da cadeia de abastecimento precisam de ser simultaneamente robustos e flexíveis para responder a quaisquer ameaças emergentes.

"Embalagem de aluguer significa que não paga custos adicionais desnecessários pela manutenção de armazéns com embalagem não utilizada"

Uma das muitas soluções actualmente praticadas é a utilização de serviços que lidam com a súbita necessidade de aumentar o espaço ou a quantidade de transportadores logísticos nos armazéns no momento e local certos. Isto inclui a capacidade de a embalagem de aluguer. Embora este seja um serviço que algumas empresas têm vindo a utilizar há anos, é uma solução feita à medida em tempos de crise. É conveniente quando há rupturas de abastecimento ou alta procura durante períodos de pico. Evita o armazenamento dispendioso de embalagens não utilizadas, tais como paletes, colares de paletes, contentores ou caixas de plástico. Também não tem de se preocupar se a produção ou as entregas pararem devido à falta de embalagens. Além disso, quando as empresas procuram poupar dinheiro durante uma pandemia, alugar embalagens significa não incorrer em custos adicionais desnecessários de manter armazéns com embalagens não utilizadas.

Distribuição de vacinas requer operações suaves, apesar das interrupções

Os gestores de logística assumem a responsabilidade decorrente da optimização dos processos de modo a que o produto entregue cumpra elevados padrões de qualidade. Isto diz respeito, em particular, ao transporte e armazenamento da vacina. Neste caso, a cadeia de abastecimento deve ser o mais estável possível, dado que muitas vacinas requerem temperaturas muito baixas. A eficiência das cadeias de frio é um factor chave na distribuição. Para mais informações sobre o papel adequado das embalagens isotérmicas e dos recipientes de rolo na indústria farmacêutica e alimentar, ver o artigo Quão segura é a sua cadeia de frio? Aprenda 7 factos importantes

.Cadeia de abastecimento de vacinas

Entregas de última milha - como satisfazer as exigências dos clientes?

Nos próximos anos, as entregas dos últimos quilómetros estão a tornar-se cada vez mais exigentes. Com o crescimento da indústria do comércio electrónico e a procura de produtos encomendados online, os prazos de entrega dos produtos são muito curtos, até mesmo 'empurrados'. Durante a pandemia houve um aumento da procura por parte da indústria do comércio electrónico, o que significou que algumas empresas lutaram para entregar as encomendas o mais rapidamente possível. Os clientes durante o bloqueio começaram a fazer compras online mais frequentemente do que o habitual, esperando que os seus produtos fossem entregues o mais rapidamente possível.

Última milha

Com tal procura e expectativas na fase de entrega "última milha", é essencial que as empresas trabalhem com peritos com conhecimentos de planeamento e diversificação da cadeia de abastecimento. É também importante ter as ferramentas adequadas que possam acelerar o processo de recolha. No artigo 3 Formas de Melhorar a Recolha de Pedidos em Armazéns de Comércio Electrónico, irá ler sobre como optimizar o seu armazém para operações on-line para entregar mercadorias aos clientes de forma eficiente e rápida.

Tecnologia de fluxo de trabalho de embalagem é transparência em tempo real

Outra tendência logística fundamental é o aumento da tecnologia, proporcionando visibilidade em tempo real das embalagens. O controlo avançado do processo RTI permite às empresas rastrear completamente a rota das suas embalagens, permitindo-lhes optimizar rotas com base em rupturas ou volumes de tráfego. O nosso sistema integrado de gestão de transacções permite obter actualizações em tempo real de todas as partes no processo. Desta forma, sabe exactamente quanto e onde estão os pacotes da sua empresa. Desta forma, controlamos activamente o paradeiro de paletes, colares de paletes e outras embalagens, todas as partes envolvidas neste processo trabalhando eficientemente.

Uma plataforma fiável de rastreio de pacotes dá às empresas a capacidade de descarregar dados detalhados e analisá-los para melhorar o processo de entrega no futuro. Isto permite às empresas optimizar as suas entregas ligadas a um serviço eficiente aos seus clientes-alvo.

Gestão da cadeia de abastecimento

O papel crescente dos armazéns e centros de distribuição

A medida que o comportamento do consumidor muda, as compras estão a mover-se online e os retalhistas podem querer transformar as suas lojas em centros de realização. Ao transformá-las em serviços de mini-distribuição, as empresas podem combiná-las com serviços de entrega na última milha para acelerar o transporte. Cada vez mais empresas estão a expandir as suas operações através da construção de grandes armazéns. Compreendendo as necessidades do mercado, oferecemos uma vasta gama de paletes de madeira, paletes de plástico, estantes de armazenagem e outros suportes para armazenagem de mercadorias no espaço do armazém.

Parceria com a Rotom PT

Com todos os desafios que as empresas enfrentam, a cooperação com profissionais experientes é essencial não só para sobreviver mas também para fazer crescer o seu negócio. Não se pode limitar a oferecer o mesmo nível de serviço que antes. É necessário escolher tais serviços logísticos que sejam flexíveis, transparentes e lhe permitam satisfazer a procura.

Localizar um parceiro de gestão de embalagens significa ter soluções que sejam eficientes e que facilitem o trabalho em condições de mudança. Isto permite às empresas concentrarem-se no que fazem melhor, e a Rotom, como parceiro de confiança, encarregar-se-á do que sabe melhor - fornecer embalagens personalizadas e os mais recentes serviços e tecnologias para enfrentar futuros desafios.

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