Mantenha as suas frutas e legumes frescos com a embalagem logística adequada

Mantenha as suas frutas e legumes frescos com a embalagem logística adequada

Como funciona a cadeia de abastecimento alimentar antes de chegar aos nossos pratos? Todo o processo logístico começa com o agricultor, passa pelos embaladores e expedidores, depois para os grossistas ou retalhistas e finalmente para nós, o consumidor final.

A logística do transporte de produtos frescos é muito complexa, e os membros da cadeia de abastecimento precisam de trabalhar em conjunto sem problemas para que os produtos possam chegar ao consumidor final em perfeitas condições. A embalagem tem de ser tida em conta, temperatura, humidade e outros factores para garantir que o produto se mantém fresco e intacto. É necessário que o fornecedor trabalhe com o expedidor para escolher a embalagem certa.

O que torna a qualidade dos alimentos tão importante?

De acordo com um relatório da Deloitte intitulado The Future of Fresh , as vendas de alimentos frescos são um importante motor de crescimento para os retalhistas e uma prioridade para os compradores que querem ter à mão alimentos frescos em quantidade suficiente. As vendas de produtos frescos de Janeiro a Agosto de 2020 aumentaram em 4,5 mil milhões de dólares em comparação com o mesmo período em 2019.

O tráfego de um supermercado ou loja de conveniência é em grande parte impulsionado pela disponibilidade de alimentos frescos. A 80%, fruta e legumes de boa qualidade são as características mais importantes que os compradores procuram antes de seleccionarem uma loja. A boa carne está a 77% e os alimentos frescos a 53%.

Para satisfazer as expectativas dos consumidores e ser competitivo no mercado, deve cumprir as regras de conduta para a produção, armazenamento e transporte de alimentos, tal como descritas nos "Requisitos de transporte de alimentos" n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2040 . Fornece informações completas sobre o armazenamento e transporte seguro de produtos alimentares.

Desafios no transporte de alimentos

Embora os produtos de expedição possam parecer simples em conceito, existem muitas complicações possíveis nesta fase, o que resulta em perdas significativas todos os anos devido a danos na produção. Há duas razões principais para isto: deterioração alimentar e danos em frutas e legumes que impedem a sua venda.

Como posso evitar que os produtos se estraguem mantendo a temperatura e humidade correcta?

É essencial que a temperatura e a humidade sejam controladas e mantidas ao nível adequado para manter os produtos frescos. Os produtos devem ser refrigerados porque à medida que a temperatura aumenta, a quantidade de bactérias aumenta.

Frutas como laranjas, uvas e cerejas, por exemplo, devem ser armazenadas a uma temperatura entre 0 e 2 graus Celsius e a uma humidade entre 95% e 100%. Por outro lado, produtos como o alho e a cebola devem ser armazenados a uma temperatura semelhante, mas com uma humidade entre 65% a 75%, uma vez que a humidade elevada é prejudicial para estes.

Como pode ver, os parâmetros para manter os produtos frescos e seguros variam de produto para produto e são muito específicos, pelo que é essencial optimizar as condições de transporte. Como resultado, deve haver uma comunicação clara e planeamento logístico entre os operadores de armazenamento frigorífico, armazéns e equipamento de refrigeração no destino retalhista.

Para manter baixa a temperatura dos produtos frios na câmara frigorífica, é aconselhável armazenar fruta e legumes em recipientes especiais como as caixas perfuradas, que fornecerão fluxo de ar e manterão os produtos frescos por mais tempo.

Transporte de alimentos à temperatura fria

Para assegurar que os produtos são mantidos à temperatura certa durante todo o processo de transporte, é necessária uma boa organização da "cadeia de frio". Isto significa que os carregamentos que requerem uma certa temperatura a ser mantida têm prioridade no manuseamento, por exemplo, são os últimos a chegar ao avião para carregamento ("last in") e os primeiros a serem descarregados ("first out"), após o que são imediatamente levados para um armazém frigorífico. O transporte de produtos refrigerados são perfeitamente servido por carrinhos de refrigeração. Equipados com placas de refrigeração adequados, mantêm a temperatura até -21 graus Celsius, garantindo o transporte de alimentos sem perda de qualidade.

Embalagem que absorve impactos

Outra razão comum para os alimentos irem para o lixo antes de chegarem ao consumidor são os danos de impacto. Choques e vibrações que ocorrem durante o transporte podem danificar seriamente um produto, e este é um risco elevado se os artigos não forem devidamente embalados e carregados. De facto, se um transportador estiver sobrecarregado com produtos a enviar, pode carregar um número excessivo de paletes de produtos num veículo para cortar custos, e isto pode causar danos na mercadoria.

Embora as cadeias de abastecimento ainda utilizem as paletes e caixas de madeira mais populares, há uma tendência notória para a utilização de embalagens plásticas mais práticas. As embalagens de plástico são leves, duráveis, impermeáveis, não enferrujam nem apodrecem e são fáceis de manter limpas. São agora utilizadas em quintas, estufas, pomares, vinhas e campos agrícolas por todo o mundo.

Campos de Orquídeas - Caixas e contentores para colheita

Durante a colheita, os frutos e legumes são primeiro colocados em recipientes especiais de trabalho aberto e depois colocados em caixas e transportados para o armazém frigorífico. Caixas perfuradas e rebatíveis são populares devido ao seu design - têm uma base e paredes ventiladas, o que proporciona melhor acesso ao ar - facilitando o transporte de fruta do campo para o entreposto frigorífico. Isto também evita a formação de humidade perigosa para os alimentos no interior do contentor. Cada contentor tem uma base reforçada e laterais rectas, que são concebidas para manter os cestos de fruta firmemente no lugar sem esmagar a fruta delicada. Além disso, é fácil de limpar e secar. A opção de dobragem é especialmente necessária para o transporte de retorno, uma vez que poupa espaço e custos de combustível.

Mantenha as suas frutas e legumes frescos com a embalagem logística adequada

Paletes e caixas de plástico - ideal para o transporte de alimentos em longas distâncias

Paletes de plástico são muito populares na indústria alimentar, especialmente a Palete H1 feita de HDPE puro (PE de alta densidade, PE-HD - Polietileno de Alta Densidade). A razão para isto é que as paletes de plástico são higiénicas, não porosas e podem funcionar em temperaturas extremas. As paletes plásticas são mais duráveis do que as paletes de madeira, desde que sejam operadas de acordo com normas de funcionamento adequadas.

A melhor embalagem para expedição é aquela que irá sustentar a alta qualidade do produto. Maçãs, citrinos e pêras com pele dura podem ser transportados a longas distâncias, uma vez que as peles são suficientemente grossas para permanecerem intactas. Por outro lado, frutos mais macios, tais como ameixas e pêssegos, precisam de ser embalados e manuseados com cuidado. Por exemplo, produtos como melancias são transportados em palotes de plástico, enquanto tomates, cebolas e pepinos são transportados em caixas de madeira ou plástico. Entre os factores que os transportadores devem considerar na escolha da embalagem estão os efeitos das mudanças de temperatura.

Mantenha as suas frutas e legumes frescos com a embalagem logística adequada

Após o produto ser colhido e embalado, está pronto para ser carregado e enviado. Os transportadores precisam de estar conscientes do que transportam porque algumas frutas não podem ser transportadas em conjunto. Toda a fruta liberta um gás inofensivo chamado etileno após a colheita, e cada fruta liberta este gás em quantidades diferentes. Isto faz com que alguns vegetais, tais como tomates e pimentos, amadureçam e se estraguem mais rapidamente, pelo que devem ser mantidos separados de outros produtos que libertam o gás em grandes quantidades.

Acondicionamento para transporte de fruta e legumes

A indústria alimentar enfrenta bastantes desafios, mas quanto melhores forem as tecnologias de embalagem utilizadas na cadeia de abastecimento, mais fácil é ultrapassar certos obstáculos. Portanto, invista em embalagens que protejam totalmente os seus alimentos durante o armazenamento e transporte. Os nossos especialistas estão prontos a aconselhá-lo sobre quais as melhores soluções de embalagem para o seu negócio.

Não necessitará de comprar sempre novas embalagens se o desafio for uma estação particularmente movimentada ou uma produção excessiva. Pode alugar a embalagem de que necessita em qualquer altura, tais como paletes, recipientes refrigerados, caixasde plástico, caixas e muito mais.

Por favor contacte-nos se necessitar de assistência na escolha da solução de embalagem correcta ou de quantidades maiores, e os nossos especialistas em logística dar-lhe-ão conselhos especializados.

Está interessado no tema da cadeia de abastecimento de frio? Leia mais no blog: