A sua cadeia de abastecimento está preparada para o novo normal após o Covid-19?

A sua cadeia de abastecimento está preparada para o novo normal após o Covid-19?

Ninguém duvida agora que a pandemia de coronavírus tenha perturbado as cadeias de abastecimento tradicionais e atingido o comércio global mais profunda e prolongadamente do que durante outras crises do passado recente. Num ambiente empresarial complexo, as empresas podem agora repensar - e possivelmente redesenhar - as suas cadeias de abastecimento para a resiliência e flexibilidade de que necessitam.

A questão mais importante na mente de todos hoje é como a pandemia de coronavírus irá afectar o crescimento do negócio. Que tendências e soluções logísticas devemos todos considerar para navegar nesta nova paisagem. O que irá acontecer quando a crise terminar? Como será o "novo normal" e como se adaptarão as empresas e os consumidores a ele?"

Embora não haja uma resposta clara a estas questões, o Coronavirus salientou a necessidade de repensar os modelos tradicionais da cadeia de abastecimento para satisfazer as necessidades deste 'novo normal', bem como para se preparar para futuras crises. A flexibilidade é fundamental face a desafios imprevistos e oportunidades de mercado.

Acções tomadas agora para mitigar o impacto do coronavírus nas cadeias de abastecimento podem também reforçar a resistência a choques futuros.

Cadeia de abastecimento mais curtas são necessárias para satisfazer a procura mais rapidamente e de forma mais flexível

A pandemia mostrou como as cadeias de abastecimento globais são importantes e como as longas distâncias as tornam vulneráveis a perturbações. Para evitar isto e assegurar uma maior resiliência, a logística pós-pandémica centrar-se-á no encurtamento das cadeias de abastecimento e na garantia de uma entrega mais rápida dos produtos aos pontos finais.

Para tornar a cadeia de fornecimento mais flexível e menos dependente do fornecedor de componentes, os gestores logísticos terão de desenvolver as suas próprias opções de fornecimento e entrega. Isto resultará no aparecimento de mais centros logísticos a nível regional. Isto resultará em prazos de entrega significativamente mais curtos para os clientes.

Se a cadeia logística for concebida entre uma rede estreitamente ligada de fornecedores, compradores e pontos de distribuição, então a opção de pooling, ou seja, possibilidade de utilização de embalagens reutilizáveis em circulação fechada ou aberta. Isto é benéfico não só devido às embalagens de alta qualidade utilizadas ao longo do processo, mas também como contributo para a ideia de sustentabilidade e redução das matérias-primas utilizadas.

Níveis de inventário mais elevados - a solução de aluguer do transportador logístico

As empresas precisam de manter níveis de inventário mais elevados para evitar futuras faltas de material. Este inventário tornar-se-á um amortecedor de segurança por direito próprio para assegurar uma melhor liquidez. As empresas com níveis de existências mais baixos têm tido problemas graves devido à disponibilidade limitada de bens.

 Colaborador de armazém a verificar níveis de stock durante a pandemia do Covid-19.

Acondicionamento de alimentos por um tempo limitado - o aluguer é a melhor solução

É de esperar que rupturas anteriores da cadeia de abastecimento tivessem conduzido a planos de resposta adequados, mas tal não foi o caso numa crise à escala de uma pandemia global. Antes disso, a indústria dependia de um elevado desempenho, por exemplo, uma estratégia de entrega just-in-time e uma ênfase no menor custo para satisfazer a procura dos clientes por uma entrega rápida de mercadorias. Mas estas capacidades não as preparavam para as perturbações da oferta e da procura causadas pela COVID-19.

Cadeia de abastecimento usada para "funcionar exactamente a tempo, e não apenas por precaução". Portanto, uma forma de procurar resiliência hoje em dia é aumentar a quantidade de inventário realizado. Como cita Abe Eshkenazi, CEO da Associação para a Gestão da Cadeia de Abastecimento assinala, "Isto significa a necessidade de novos armazéns e novos centros de transporte. E porque as empresas não sabem quanto tempo durará o consumo induzido pela pandemia, "não querem assinar contratos de arrendamento de cinco ou 10 anos para espaços de armazém".

É por isso que os retalhistas estão a considerar o aumento temporário da capacidade dos armazéns útil nas suas estratégias de cadeia de abastecimento . Isto pode ser aumentado, por exemplo, opções flexíveis de embalagens para alugar, tais como prateleiras móveis de armazenamento, que são ideais para períodos de sobreprodução ou de aumento de stocks.

Roll containers para aluguer em armazém.

O papel crescente do comércio electrónico significa que as actividades das empresas 3PL estão a aumentar

As compras online mudaram o modelo de negócio de muitas empresas retalhistas. Os clientes preferem fazer compras a partir do conforto da sua própria casa ou em viagem, utilizando os seus telemóveis. Também esperam receber os produtos que encomendam o mais rapidamente possível - no dia seguinte ou mesmo no mesmo dia.

Esta enorme mudança no comércio a retalho traz consigo uma nova tendência nos materiais de embalagem. Tanto os retalhistas como as empresas de expedição precisam de constituir stocks de contentores de distribuição fiáveis e carrinhos de picking. Estes transportadores reutilizáveis são utilizados por centros de distribuição e empresas de correio para recolher encomendas e entregar embalagens aos clientes.

Hoje em dia, muitas empresas também vêem muito potencial nos serviços integrados 3PL . As empresas de logística estão a reconhecer esta tendência, cuidando de todas as instalações de transporte e armazenagem para assegurar uma integração precisa com os sistemas dos clientes.

Compramos as embalagens que já não utiliza

Para as empresas de logística que recebem entregas regulares de produtos em paletes, pode ser que tenham um grande stock de armazéns de enchimento de paletes que não possam utilizar para enviar mercadorias. Não há qualquer benefício em mantê-las, especialmente porque este espaço pode ser utilizado para outros fins. Se a quantidade de embalagens desnecessárias no seu armazém estiver a aumentar constantemente, teremos todo o prazer em estabelecer uma cooperação permanente em compra de ativos

Se tiver paletes de madeira, paletes de plástico, extensões de paletes, roll containers ou outras embalagens que já não utiliza, podemos recolher rapidamente a partir do local indicado. Garantimos também uma avaliação precisa da qualidade e quantidade de embalagens, para que obtenha sempre o valor correcto para o seu stock de paletes usadas.

Promoção da sustentabilidade através de embalagens retornáveis

A regulamentação ambiental tornou-se mais rigorosa em todo o mundo. Os governos de todos os países querem uma diminuição significativa da poluição, especialmente das principais indústrias, tais como a automóvel, a manufacturação e a venda a retalho.

Sustentabilidade das empresas com um foco ambiental é uma das tendências mais importantes na embalagem de produtos. Como parceiro logístico experiente, tomamos parte activa nisto, seleccionando soluções óptimas para aumentar a eficiência combinada com um maior cuidado com o ambiente.

Algumas das actividades em relação à sustentabilidade podem incluir:

  • Acondicionamento mais próximo da produção - menos embalagens vazias transportadas por camião.
  • Acondicionamento retornável - não é necessário comprar constantemente novas embalagens, por exemplo, paletes
  • Reparação e manutenção de embalagens - prolongando a vida útil dos portadores existentes
  • Acondicionamento de transporte com economia de espaço - por exemplo, contentores desmontáveis, extensões, paletes-caixas

Gerir embalagens a partir de uma única fonte

Características inteligentes tais como códigos QR e etiquetas RFID não são novas, mas em 2020 tornaram-se a norma. Como cada vez mais empresas confiam em dispositivos inteligentes e aplicações especializadas para localizar mercadorias, estes acessórios inteligentes estão a tornar-se uma necessidade. A RFID na logística tem potencial, especialmente para optimização de rotas e rastreio de mercadorias em tempo real. Sistemas RFID eficazmente integrados podem fornecer dados precisos sobre a localização e quantidade de embalagens de mercadorias em tempo real. Por exemplo, a etiquetagem de camiões, paletes e inventário proporciona uma visão multi-facetada do que está a acontecer ao longo da cadeia de abastecimento.

Saber exactamente onde está um pacote específico num determinado momento pode permitir a uma empresa de logística executar acções para satisfazer a necessidade de um transportador de carga específico onde ele está em falta nesse local. O nosso sistema integrado sistema de gestão de embalagens permite dados em tempo real de todas as partes no processo. Desta forma, sabemos exactamente quantos e onde estão as suas paletes, por exemplo. Tornamo-nos os controladores das suas embalagens assegurando que todas as partes no processo trabalhem eficientemente.

Entramos o novo normal, sem saber o que esperar. Neste cenário, a flexibilidade desempenhará um papel fundamental na determinação da forma como a indústria responde à evolução das exigências do mercado.

Não é necessária uma reformulação completa do seu modelo operacional por parte de qualquer empresa. Por vezes as mudanças a implementar podem envolver a utilização de certos serviços para facilitar a logística, e por vezes envolve uma transformação em maior escala.

Certo, porém, o 'novo normal' após uma pandemia é o momento perfeito para reflectir sobre a qualidade do seu modelo operacional e identificar que soluções o ajudarão a ter sucesso apesar da perturbação das suas cadeias de abastecimento. Como parceiro experiente na optimização da cadeia de abastecimento, temos o prazer de realizar uma análise conjunta para seleccionar a melhor solução.

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