Paletes de plástico do A ao Z

Paletes de plástico do A ao Z

O atual aumento na automatização dos processos de produção está a mudar a forma como os funcionários trabalham e ajuda a aumentar a eficiência, consistência e a produtividade. No entanto, essas melhorias não seriam possíveis sem o uso de paletes de plástico de confança.

O início da produção automatizada remonta à década de 1960. Foi então que surgiram os robots industriais nos quais a paletização automatizada se tornou padronizada devido à capacidade de lidar com muitos produtos diferentes.

Na mesma época, foi criada a primeira palete de plástico, vista pela primeira vez em Modern Materials Handling em 1964, e foi essa inovação que ajudou a transformar os processos de fabricação em paletização automática como a conhecemos hoje.

O uso de paletes de plástico

As paletes de plástico são excelentes para sistemas de produção automatizados porque têm as mesmas dimensões que as linhas. São fabricadas sob extrema pressão em moldes polidos, o que garante 100% de consistência de tamanho e peso, ou seja, funcionam perfeitamente com equipamentos de manuseio automático. Dessa forma, economiza custos desnecessários e inconvenientes relacionados ao tempo de inatividade da máquina e melhora a eficiência do trabalho.

A mudança da procura por parte do consumidor e as expectativas de entrega mais rápida significam que os armazéns de hoje dependem da automatização para garantir um fluxo consistente. Portanto, hoje em dia as paletes de plástico estão a tornar-se cada vez mais populares como um método de armazenamento e transporte de uma ampla gama de produtos de vários setores.

As paletes de plástico oferecem muitas outras vantagens em termos de aplicações, como a movimentação e armazenamento de produtos em armazéns, a reutilização de paletes em sistemas de distribuição fechados ou a sua utilização para expor produtos numa loja. As paletes de plástico apresentam muitas vantagens, o que certamente contribui para o aumento da sua utilização. Vamos verificar algumas delas.

A melhor escolha no transporte com exigências fitossanitárias

Uma das vantagens das paletes de plástico é que são ideais para usar com produtos que precisam ser transportados da forma mais higiénica possível, sem qualquer contato com fontes de contaminação. Os setores da indústria que podem exigir esses tipos de paletes incluem fabricantes da área alimentar (especialmente para o transporte de produtos frescos como carne, peixe e laticínios), supermercados, o setor farmacêutico, a indústria automóvel e onde quer que simplesmente embalagens de madeira não possam ser usadas.

Paletes higiénicas são recomendadas para esta indústria, pois têm aprovação para contato com alimentos. É suficiente lavá-la e limpá-la para atender a certos requisitos. As superfícies de plástico após a lavagem retêm 4 vezes menos bactérias do que o indicado pela legislação. O plástico também é resistente a produtos químicos e solventes e não promove o crescimento de mofo e fungos.

Palete plástica a ser lavada por um colaborador

Não é apenas a indústria alimentar que utiliza este tipo de palete. Também é cada vez mais utilizada pelas indústrias farmacêutica, química e até automóvel. As paletes também são usadas em grandes empresas de logística e empresas de transporte. A procura por paletes de plástico está em forte crescimento.

Durabilidade e segurança das paletes

Uma das principais vantagens das paletes de plástico é a durabilidade e a capacidade de suportar um grande peso. Além disso, também garantem precisão dimensional e capacidade de carga constante. A vida útil média de uma palete de plástico é de aproximadamente 10 anos. Portanto, é um produto forte e ideal para empresas que precisam de enviar produtos para o exterior. Especialmente nas exportações internacionais, aspaletes de plástico estão a tornar-se cada vez mais populares porque não exigem o uso do certificado ISPM15 e são resistentes a produtos químicos, corrosão e condições climáticas.

Na maioria dos casos, as paletes de plástico têm uma entrada de quatro vias para empilhadores, o que torna muito mais fácil manuseá-las nos armazéns, mantendo a sua resistência. Pode carregar e descarregar facilmente uma palete de plástico num empilhador, o que aumenta a velocidade da cadeia de distribuição nas indústrias.

Elevada resistência estrutural de paletes de plástico para cargas pesadas

As paletes de plástico funcionam bem em pooling, ou seja, a circulação de paletes. Nesse caso, paletes mais fortes devem ser selecionada para um uso seguro em operação contínua. O design também é importante para que possam ser limpas regularmente. Para muitas empresas, esta é uma solução benéfica porque não precisa de se preocupar em comprar paletes descartáveis, armazená-las num depósito ou verificar a sua qualidade, etc.

O serviço de pooling consiste em organizar a circulação de paletes entre a entidade que introduz as paletes no circuito, o centro de distribuição e mesmo o cliente final para que a palete seja finalmente devolvida à entidade que inicia a circulação. Com uma circulação tão intensa, as paletes de plástico são a solução perfeita. Elas são caracterizadas pela alta resistência e uma longa vida útil. Fabricadas com os melhores materiais (HDPE e PE), não causam problemas de uso. Alguns modelos de paletes de plástico têm reforços de metal, aumentando efetivamente os parâmetros de capacidade de carga ao armazenar mercadorias em racks.Vantagens das palestes de plástico

Paletes amigas do ambiente

As paletes de plástico têm muitas propriedades que podem torná-las uma excelente opção ambiental para empresas que procuram crescer de forma sustentável e ao mesmo tempo reduzir as emissões de CO². As paletes de plástico são moldadas através da norma ISO 14001, tornando-as a escolha perfeita para empresas que cuidam do meio ambiente . Em primeiro lugar, elas têm uma longa vida útil que ajuda a manter os custos baixos. Podem ser reutilizadas por um longo tempo sem danos. São perfeitas para armazenamento e reutilização em armazéns. São duráveis, leves,fáceis de manusear e limpar.

Além disso, o pooling de paletes provou reduzir significativamente o impacto ambiental negativo da logística, graças ao uso máximo do ciclo de vida de cada palete e à reciclagem de paletes danificadas.