9 Dicas sobre como escolher os rodízios certos

9 Dicas sobre como escolher os rodízios certos

Quando procuramos respostas para a questão de qual roda de transporte escolher, devemos recuar um no tempo para compreender a essência da sua origem. Embora o início da utilização de rodas remonte ao período entre 3500 e 3300 AC na Ásia, a roda mais antiga descoberta no Reino Unido data de 1300 AC.

A roda tem um diâmetro de 62 cm, é sólida e tem um cubo preservado, outrora utilizado para o transporte de cargas pesadas Como Adrian Podgórski do Museu Wodzisław e do Ramo Alto Silesiano da Associação de Arqueólogos Polacos salienta, "Os objectos de madeira de épocas passadas são preservados relativamente raramente. Portanto, encontrar uma parte maior de uma roda com um cubo (a parte em contacto com o eixo) é algo excepcional"

A roda sólida fazia parte de um carrinho de transporte e é datada antes do período medieval, quando as rodas de raios foram desenvolvidas. Com a introdução dos eixos, tornou-se possível criar uma forma de movimentação relativamente sem fricções, o que tornou a movimentação de cargas muito mais fácil. Como resultado, grandes cargas podiam ser movimentadas com pouco esforço, e para além do facto de as cargas poderem ser transportadas em longas distâncias.

Em ambientes industriais pesados, tais como armazéns, existem muitos desafios. Os rodízios de transporte têm de resistir às duras condições de utilização diária, com todos os factores de desgaste associados, tais como cargas pesadas, trabalho intensivo ou sujidade mecânica.

O que deve considerar ao escolher rodízios?

Os rodízios que cabem nos carrinhos de armazém e de transporte vêm em diferentes tamanhos, rolamentos e capacidades de carga. É importante escolher sabiamente e ter em conta muitos aspectos. Em primeiro lugar, os seus parâmetros básicos, tais como diâmetro, tipo de piso, tipo de rolamento, capacidade de carga da roda, são importantes. Outros factores que influenciam a utilização das rodas incluem: tipo de solo, material utilizado, temperatura e humidade, absorção de vibração.

Rodízios industriais para roll containers

Ao escolher um rodízio, pode ser importante verificar características específicas tais como a geração de ruído, o contacto com substâncias nocivas, bem como a condutividade eléctrica.

Se escolher o tipo errado de rodas, pode não só danificar a superfície em que são utilizadas e a carga transportada, mas pode até impedir o funcionamento seguro do empilhador - colocando os operadores de empilhadores em risco.

Se estiver à procura das rodas certas para um contentor de rolos, carrinho de móveis ou carrinho de armazém, tem muita escolha. As rodas certas fazem uma grande diferença na capacidade de carga, na facilidade de utilização e na vida útil. Este artigo dá algumas dicas que o podem ajudar a tomar uma boa decisão.

1. Carga adequada

Este é o passo mais importante na escolha do tipo de roda de que necessita, uma vez que afecta o funcionamento seguro da sua gaiola de rolamento.

A primeira coisa a fazer é calcular a carga potencial máxima que o seu contentor de rolo terá de suportar (não se esqueça de adicionar o peso morto da própria unidade). Isto é por vezes chamado limite de carga de trabalho (WWL) ou carga de trabalho segura (SWL). A distribuição de peso deve ser tida em conta.

Pode ser que o peso não esteja distribuído uniformemente por todas as rodas e esteja demasiado de um lado do carrinho. Considerar que por vezes nem todas as rodas estarão em contacto com o solo, por exemplo, ao conduzir sobre uma superfície irregular, o carrinho de transporte pode descair sobre 3 rodas. Pode haver vários limiares, cantos, falhas ou irregularidades. Para carrinhos todo-o-terreno, superfícies mais rugosas ou menos estáveis e detritos como agregados ou poças podem também entrar em jogo.

Ao determinar a capacidade de carga necessária, o peso da carga e do carrinho são somados e o resultado dividido por um factor especial K. Isto depende do número de rodas e da sua disposição e tipo.

L=(Q+N)/K [kg]

  • L - capacidade de carga do rodízio em kg,
  • N - peso do dispositivo em kg,
  • Q - peso da carga transportada em kg,
  • K - rácio que depende do número de rodízios de um determinado veículo

Num carrinho com quatro rodas giratórias, ou duas giratórias e duas fixas que são montadas nos cantos, serão 3. No entanto, quando as rodas são montadas "em cruz", K já será 2. Quando houver 6 rodas, K será 4. Esta diferença deve-se à necessidade de manter uma margem de segurança adequada, resultante do risco do peso total ser distribuído em menos rodas.

Se escolher correctamente a capacidade de carga correcta é extremamente importante, uma vez que evita possíveis falhas na roda, danos na carga e ferimentos no operador do carrinho.

Capacidade de carga recomendada e realidade

Não necessariamente uma roda pode transportar a carga dada como a carga máxima. Isto deve-se ao facto de, na realidade, poder funcionar de forma completamente diferente. Por exemplo, durante os testes, uma roda industrial não está sujeita às forças laterais mais elevadas ou impactos de cima que ocorrem durante a elevação e descida de um carrinho de armazém por um carrinho eléctrico. Nesta situação, é necessário escolher rodas com maior resistência a danos ou escolher uma capacidade de carga inferior.

Diâmetro da roda e material adequado para a superfície do piso

Ao escolher rodas que resistirão a uma utilização intensa, o tipo de superfície sobre a qual as rodas serão operadas é também extremamente importante. Isto inclui as características da superfície, por exemplo, se é plana, lisa ou rugosa, e o material utilizado. Vale a pena lembrar que quanto mais irregular for a superfície sobre a qual a roda funciona, maior deverá ser o seu diâmetro. Assim, por exemplo, para contentores de rolos de exterior é melhor utilizar rodízios de 125mm de diâmetro do que 100mm.

A fim de fazer a melhor escolha possível de material para o solo, deve ser tido em conta se a substância da qual a roda é feita oferece uma boa aderência e, ao mesmo tempo, se permite uma manobra livre do carrinho com amortecimento adequado se necessário.

Uma das características mais importantes é o tipo de material de que é feita a banda de rodagem. O piso é a parte exterior da roda que entra em contacto com o solo. Pode escolher entre rodas feitas de borracha termoplástica (TPR), poliuretano (PU), polipropileno (PP) ou poliamida (PA). O material da banda de rodagem é crucial para o uso quotidiano.

 Rodízios podem ser de borracha, polietileno e polipropileno

Rodízios de poliamida - PA ou PP

Os rodízios com banda de rodagem em polipropileno (PP) ou poliamida (PA) são frequentemente mais baratas de comprar e têm uma capacidade de carga relativamente alta. São frequentemente utilizados sob carrinhos de transporte de armazém e contentores de rolos. A poliamida tem uma gama de temperaturas mais ampla do que o polipropileno. As bandas de rodagem feitas destes materiais são fortes, têm baixa resistência ao rolamento e são resistentes ao desgaste, mas não são particularmente absorventes ao som.

Os rodízios utilizados para aplicações de contentores com rodízios são mais frequentemente encontrados na gama de diâmetro de 100mm a 125mm, enquanto a capacidade máxima de carga de um único rodízio começa em 100kg e vai até 600kg. As rodas de poliamida são equipadas com rolamentos de esferas.

Rodas de poliuretano

Este tipo de roda é frequentemente escolhido pelos clientes. O poliuretano (PU) é uma forma intermédia de plástico e borracha e é ideal quando as áreas de utilização são muito diferentes, por exemplo, em aplicações logísticas em centros urbanos onde as aplicações interiores e exteriores podem ser misturadas. Tal como a borracha ou a borracha termoplástica (TPR), o poliuretano (PU) não deixa marcas e é bastante absorvente. Graças ao pneu de poliuretano, não risca ou danifica o chão e absorve bem as vibrações. As rodas estão equipadas com rolamentos de esferas. A capacidade máxima de carga das rodas de ferro fundido/poliuretano é de até 4000kg por roda.

As rodas de poliuretano são duráveis e têm um amortecimento entre os produtos e o solo. Contudo, é importante notar que não são adequadas para aplicações a altas temperaturas, uma vez que a sua durabilidade será significativamente reduzida (não resistirão a temperaturas superiores a 230 graus).

Rodas de borracha

Por causa da sua maciez, as rodas de borracha ou são mais flexíveis do que as variantes de plástico (PP e PA). Esta elasticidade absorve muito bem os choques e é, portanto, muito absorvente de som. Isto torna estes materiais ideais para utilização em ginásios, hospitais, lojas ou outras áreas onde os pavimentos são mais frágeis e sensíveis a sujidade estriada. As rodas de borracha natural proporcionam melhor aderência, melhor tracção e uma condução mais suave em terreno acidentado em comparação com as rodas de poliuretano.

3. Resistência ao rolamento e selecção do rodado

Resistência ao rolamento é uma característica importante da maioria das aplicações. Quanto menor for a resistência ao rolamento, mais fácil é manobrar o equipamento, reduzindo a fadiga do operador e aumentando o desempenho do equipamento.

As rodas de poliuretano tendem a ter menor resistência ao rolamento do que as rodas de borracha. Isto deve-se principalmente à natureza sintética do poliuretano, que fornece um material mais homogéneo em comparação com a borracha. A mistura de material altamente consistente proporciona um nível consistente de fricção de rolamento.

Em segundo lugar, as rodas de poliuretano podem ser fabricadas a partir de compostos ligeiramente mais duros que as rodas de borracha. A dureza do material tem um grande impacto na resistência ao rolamento. Quanto mais duro for o material, menor será a resistência ao rolamento. Isto deve-se à deformação da banda de rodagem das rodas de rodagem. Quanto maior for a deformação (devido a materiais mais macios), maior é o esforço necessário para rolar a roda.

4. Amortecimento e amortecimento das rodas

Amortização e elasticidade da rícino influencia o conforto ou suavidade da "boleia". Esta "suavidade" é conseguida pelo material da rícino que absorve desníveis, obstáculos e irregularidades da superfície do pavimento.

O nível de amortecimento ou resiliência depende da rigidez da roda. (ou seja, quanto a roda de borracha ou poliuretano deforma quando ultrapassa um galo ou obstáculo).

As rodas de poliuretano são geralmente mais duras do que as rodas de borracha e têm uma maior resistência ao rasgamento. As rodas de borracha, por outro lado, proporcionam geralmente um melhor amortecimento do que as rodas de poliuretano.

De notar que em muitas aplicações, especialmente quando se trabalha em pavimentos lisos, o material sobre as rodas não desempenha um papel muito importante. Por outro lado, o amortecimento das rodas durante a sua utilização no exterior é importante.

5. Resistência ao desgaste e à abrasão

A borracha é feita a partir de uma mistura de vários ingredientes, vulgarmente conhecidos como ou composto de borracha. Os compostos de borracha têm geralmente dois ingredientes principais; "Borracha crua" e "Filler", para além de outros ingredientes em quantidades menores. O filler é utilizado para aumentar a resistência à tracção do material e uma série de outras melhorias de propriedades. O carbono é o enchimento mais comum e dá às rodas de borracha a sua cor preta.

Poliuretano, por outro lado, é um material sintético que é criado pela reacção química de vários elementos. Enquanto outros aditivos podem ser misturados com poliuretano para melhorar as propriedades, a composição do material fornece uma proporção excepcionalmente elevada de poliuretano puro, cerca de 95%.

A composição do material é extremamente elevada.

Embora ambos os materiais tenham um bom nível de resistência à abrasão e possam ter uma vida útil de muitos anos, o poliuretano tem geralmente um nível muito mais elevado de resistência ao desgaste e à abrasão, e em testes controlados pode ter uma vida útil 2-3 vezes maior do que as rodas de borracha.

6.Protegendo o solo e deixando marcas

Rodas de borracha padrão têm um enchimento preto na sua composição (como discutido acima). Infelizmente, este negro de fumo pode causar estrias no substrato e não é, portanto, adequado para aplicações onde as propriedades de marcação do pavimento são importantes.

No entanto, utilizando cargas alternativas tais como sílica, a borracha pode ser produzida a partir de um material não marcante. As rodas de borracha não marcadas são geralmente de cor cinzenta e não deixam marcas no chão.

Por outro lado, o poliuretano geralmente não deixa marcas no chão. A composição química do poliuretano e do corante faz com que a cor se fixe no material e não lava e deixa marcas na superfície do pavimento.

Em termos de protecção, tanto o poliuretano como os rodízios de borracha proporcionam uma excelente protecção contra danos no pavimento devido à resiliência do material.

7. tipo de roda e resistência à temperatura

Dependente das condições em que as rodas serão utilizadas, poderá ser necessário assegurar que são resistentes às condições externas - temperaturas altas ou baixas, assim como a uma humidade mais elevada. As rodas de transporte são utilizadas em áreas com possível contacto com produtos químicos e, portanto, têm de ser resistentes ao efeito destrutivo de tais substâncias.

As características relacionadas com a temperatura das rodas industriais são importantes, pois não só influenciam a sua vida útil, por exemplo, um possível desgaste acelerado em caso de funcionamento em congeladores ou perto de fornos industriais, mas também a probabilidade de acidentes devido a escorregamentos ou mudanças inesperadas de via.

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Se as rodas são utilizadas em ambientes onde a temperatura varia muito, é melhor escolher rodas que possam resistir a isto. A gama de temperaturas das rodas na nossa gama é de aproximadamente -40°C a 80°C. Cada roda tem uma indicação de temperatura separada.

8. rodas fixas, giratórias ou de travão?

Roll containers estão normalmente equipados com duas rodas giratórias e duas rodas fixas com um sentido de marcha fixo. As nossas rodas são equipadas de série com uma placa de montagem metálica e um reforço de canto. As rodas giratórias permitem-lhe conduzir e proporcionar uma excelente manobrabilidade para o seu carrinho. Isto deve-se ao facto de poderem rodar a 360 graus e de poderem lidar com rápidas mudanças de direcção. Se optar por um contentor de rolos de 3 ou 4 lados, as rodas giratórias são de série no lado onde se carrega e descarrega a mercadoria. Também para contentores de rolos de dupla face, é melhor empurrar o carrinho de malha do lado onde as rodas giratórias estão instaladas. É importante notar que as rodas giratórias são fabricadas com uma capacidade de carga equivalente às rodas fixas, ou seja, uma roda giratória terá a mesma capacidade dinâmica e rolante que uma roda fixa.

Por outro lado, a roda fixa é montada sobre um suporte numa direcção fixa. Estas rodas não podem ser direccionadas, mas movimentam cargas em linha recta, para trás e para a frente. A maioria das vezes, rodas giratórias e fixas são utilizadas em combinação para permitir que o carrinho possa ser operado e controlado.

Além da manobrabilidade, é também importante ser capaz de imobilizar as rodas, e ao mesmo tempo o carrinho inteiro. Tanto as rodas giratórias como as fixas podem ter um travão montado para manter o equipamento na posição escolhida pelo operador. Os travões são accionados a pé e podem impedir a ocorrência de situações perigosas, de modo a que a carga não comece a rolar com o carrinho. É importante utilizar estes travões apenas sobre uma superfície plana. Para evitar acidentes, lembrar de nunca colocar a carga sobre uma superfície inclinada.

Para mais informações sobre o trabalho seguro com recipientes de rolo, ver o artigo O que são recipientes de rolo e porque precisamos deles?

9. Tipo de rolamento de roda

O tipo de suporte especificado facilita a movimentação do recipiente a partir de uma posição de pé. Isto é importante, especialmente quando as cargas se tornam mais pesadas. Os rolamentos são a parte mecânica da roda que permite o movimento do carrinho e reduz o atrito entre as peças. Em vez de duas superfícies lisas deslizarem uma sobre a outra, causando atrito, os rolamentos promovem o movimento e reduzem o atrito, reduzindo o desgaste das peças ao longo do tempo.

Existem diferentes tipos de rolamentos, mas os mais importantes são:

 

  • Rolamento deslizante: são geralmente tubos rectos sobre os quais gira o eixo da roda, ideais para cargas mais baixas ou onde existem temperaturas elevadas ou ambientes húmidos
  • Mancais de rolos cilíndricos: feitos para resistir a impactos elevados, reduzir a resistência ao rolamento e podem ser utilizados em aplicações de serviço pesado
  • Rolamentos de bola: o tipo mais comum e são utilizados onde podem aquecer e causar fricção.

Se as rodas forem utilizadas frequente e intensivamente, as rodas de rolamento de esferas são as melhores. São geralmente mais duráveis, têm menos resistência ao rolamento e uma vida mais longa do que as rodas equipadas com um rolamento liso ou de roletes.

Rodas de rodagem por via electrónica para se adequarem ao tipo de aplicação

Embora as rodízios sejam utilizados principalmente para fins industriais há muitos anos, existe agora uma vasta gama de rodízios, cada um com as suas características únicas, adequados para muitas aplicações - isto inclui rodízios travados, rodízios de bloqueio direccional, rodízios feitos de materiais com diferentes graus de resiliência, capacidade de rolamento e dureza.

A roda de rodas é uma peça de engenharia versátil - mas simples - que revolucionou a manipulação de materiais em quase todos os segmentos da indústria. Para encontrar as rodas de qualidade adequadas para si, contacte os especialistas da Rotom UK para mais conselhos ou para descobrir qual a roda de rodas mais adequada à sua aplicação.