Comércio durante o Brexit - adapte as suas paletes às novas exigências

Comércio durante o Brexit - adapte as suas paletes às novas exigências

O Reino Unido deixou oficialmente a UE a 31 de Janeiro de 2020. Após um período de transição, foi assinado um acordo comercial formal. Entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2021, o que significa que cada palete de madeira deve ser certificada ISPM15. Este é um requisito legal obrigatório para o comércio entre o Reino Unido e a UE.

Hoje em dia, cerca de 100 milhões de paletes são utilizadas no comércio entre o Reino Unido e a UE. Como resultado das mudanças trazidas pela Brexit, tem havido preocupações de que não estejam disponíveis paletes ISPM15 compatíveis em número suficiente. A indústria britânica tem enfrentado dificuldades com a falta de fornos de tratamento térmico, bem como atrasos adicionais associados à Covid-19.1

O que é que Brexit significa para o seu negócio?

Se estiver a operar uma importação ou exportação activa entre o Reino Unido e os países da UE, é imperativo que se certifique de que todas as suas embalagens de madeira satisfazem os mais recentes requisitos comerciais e possuem a certificação necessária.

Isto aplica-se principalmente a embalagens de madeira sólida, tais como caixas de embalagem, paletes e extensões de paletes. Se não cumprir as regras associadas à ISPM15, as suas embalagens serão rejeitadas ou destruídas e será forçado a transportar as suas mercadorias de uma forma diferente.

Qual é a norma ISPM15?

ISPM15 é um regulamento global que visa prevenir a propagação de doenças e pragas das plantas através de materiais de embalagem de madeira. Para evitar isto, são necessários tratamento térmico (HT) e rotulagem apropriada.

O registo de uma fábrica de paletes depende dos resultados de uma auditoria inicial realizada pelos funcionários da entidade reguladora. A entidade registada recebe um número individual utilizado para a marcação de produtos. Há muitos anos que temos vindo a cooperar estreitamente com as organizações nacionais de protecção das plantas, tais como a AIMP - Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário , para assegurar que os nossos processos são auditados e de acordo com as directrizes.

Hoje em dia, o tratamento térmico é considerado o melhor tipo de preparação de madeira de acordo com os requisitos ISPM15. Outros tipos de tratamento utilizados no passado, como a fumigação química, resultaram em recolhas nas indústrias alimentar e farmacêutica devido a certas quantidades de produtos químicos encontrados. A fumigação química pode também deixar um odor desagradável que pode ser um incómodo. Esta é outra razão pela qual o tratamento térmico é tão importante e é considerado a melhor e mais segura forma de cumprir a ISPM15. O tratamento térmico de paletes não é prejudicial, reduz o teor de humidade e permite o manuseamento seguro de paletes. O tratamento térmico de paletes (conhecido como fumigação térmica) tem muitas vantagens, incluindo:

  • não é nocivo
  • reduz o teor de humidade da palete
  • permite um manuseamento seguro

Paletes de madeira: Como é o processo de tratamento térmico?

Os materiais de embalagem de madeira, tais como paletes de madeira, são tratados termicamente numa câmara especializada de acordo com directrizes específicas que definem a temperatura e a duração do tratamento.

Acondicionamento em madeira deve ser aquecido até a temperatura mínima do núcleo da madeira atingir 56 graus Celsius. Esta temperatura do núcleo da madeira deve ser mantida durante pelo menos 30 minutos.

Paletes de madeira são tratadas na estufa

Acondicionamento de madeira, tais como paletes ou colares de madeira são tratados termicamente, sendo colocados num secador especializado que aquece a madeira a uma temperatura específica e depois a mantém. Os fornos são sujeitos a inspecções frequentes para garantir que cumprem todos os requisitos.

Que marcações têm as paletes tratadas com calor?

Todas as embalagens que tenham sido fumigados devem ser marcadas em conformidade. Paletes, colares ou caixas de madeira que cumpram a norma ISPM15 têm uma marca de autenticação reconhecida mundialmente. Consiste no logótipo IPPC, que é uma espiga de milho com o sinal "IPPC" ao seu lado. Segue-se o código de país de duas letras da Organização Internacional de Normalização.

ISPM15 marca de tratamento térmico

Importar e exportar embalagens de madeira para fora do Reino Unido

Todas as embalagens para importação de bens devem cumprir as normas internacionais ISPM15 e ser certificadas em conformidade. O seu contrato com o exportador deve especificar previamente os requisitos para as embalagens de madeira. Isto ajudará a proteger o seu negócio de situações inesperadas, caso a embalagem falhe na inspecção. Terá então de reembalar as mercadorias em embalagens ISPM15 pré-tratadas, e destruir a embalagem anterior ou devolvê-la ao fornecedor. O mesmo se aplica às exportações. Se estiver a utilizar paletes de madeira para exportar mercadorias, verifique se o país com o qual está a negociar exige a norma ISPM15 na sua especificação de embalagem de madeira. Pode contactar a sua organização nacional de protecção de plantas para mais pormenores.

Paletes de madeira populares no Reino Unido

No Reino Unido, um tipo de palete frequentemente utilizado é a palete 1200x1000mm. Esta é uma palete de 9 tacos, com uma armação em redor do perímetro. Muitos fornecedores consideram este desenho de palete tipicamente britânico, no entanto, é apenas um dos muitos tipos de palete no Reino Unido. Está simplesmente listada como uma das cinco dimensões de paletes padrão, em conformidade com a ISO 6780 e a EN 13382. Historicamente, a palete britânica de 1200x1000 mm derivava da palete americana predominante de dois sentidos longitudinal e de suporte chamada palete americana de "48x40" polegadas. Desde o início, foi utilizada uma construção de 9 blocos com uma estrutura de madeira à volta do perímetro, com encaixes, espessuras e espécies de madeira a mudar ao longo do tempo.

O Grupo Rotom é um fabricante certificado de paletes de madeira

Como produtor e fornecedor experiente de paletes de madeira, estamos bem posicionados para apoiar os clientes na realização das alterações necessárias. Trabalhamos activamente com os nossos clientes tanto no Reino Unido como na UE para assegurar um fluxo suave de mercadorias transportadas, independentemente do Brexit.

Quando comprar paletes de madeira quer definitivamente ter 100% de certeza de que os produtos que recebe foram devidamente tratados termicamente e que são seguros de utilizar. É por isso que deve sempre verificar se as suas paletes e outras embalagens foram devidamente protegidas. Vale a pena lembrar que o estado seco das embalagens de madeira é afectado por muitos factores, tais como a humidade do ar e o método de transporte.

No que diz respeito ao processo de produção, garantimos aos nossos clientes que as paletes de madeira vendidas pela Rotom Portugal estão devidamente preparadas e de acordo com a norma ISPM15. A Rotom tem as suas próprias instalações de secagem para que possamos monitorizar o tratamento térmico das paletes e tomar conta do curso correcto do processo de secagem. Como parte de todo o processo, fornecemos a todos os nossos clientes um certificado que confirma a aplicação da fumigação térmica.

Paletes tratadas termicamente

Na Rotom podemos facilitar-lhe a conformidade com a norma ISPM15. Podemos fornecer uma vasta gama de produtos, incluindo

paletes fortes, caixas de madeira sólida, caixas de trabalho aberto, bem como extensões de colarinhos de paletes. Todos os nossos produtos de embalagem são fornecidos com um certificado que confirma que foram devidamente secos, um documento de registo da empresa e detalhes do processo, para que possa estar confiante na sua compra.

Os regulamentos ISPM15 são um aspecto importante da indústria de paletes de madeira. Com o aumento do comércio global, este é um elemento importante para eliminar o risco de infestação de pragas e garantir que todas as paletes de madeira são seguras. Se quiser saber mais sobre como colocar as suas embalagens em conformidade com os regulamentos actuais de acordo com a ISPM15, estamos ao seu serviço.

Quer saber mais? Leia o nosso blogue!

Source:


1 Bloomberg