Aluguer de embalagens metálicas como solução para o aumento dos preços do aço

Aluguer de embalagens metálicas como solução para o aumento dos preços do aço

Hoje em dia, muitos fabricantes de embalagens metálicas estão preocupados com a subida dos preços no mercado do aço. O último statistics afirma que o preço da chapa metálica utilizada para processamento posterior aumentou 70%. Assume que os preços do aço permanecerão elevados também no futuro, devido ao plano da Comissão Europeia de introduzir um imposto sobre as importações de produtos siderúrgicos em 2023, tendo em conta a sua pegada de carbono.

O aço no mercado continua a ser escasso. Provoca um aumento sistemático dos preços, o que afecta indústrias como os produtos de marca branca e os fabricantes de automóveis. O reinício das fábricas de aço não tem sido suficientemente rápido para satisfazer a procura crescente, enquanto que os níveis de inventário têm caído para níveis historicamente baixos. Por sua vez, a necessidade de repor os stocks de aço na Europa e nos EUA criou uma procura adicional que ultrapassou a oferta e, como resultado, os preços do aço subiram em finais de 2020. Este aumento nos preços das matérias-primas reflecte aumentos nos produtos finais, tais como ferragens e embalagens metálicas.

Consequências previsíveis das perturbações do mercado do aço em 2021

A World Steel Association lançou o seu Short Range Outlook (SRO) para 2021 e 2022. A Worldsteel prevê que a procura de aço irá crescer 5,8% este ano. Atingindo 1.874,0 milhões de toneladas (Mt), após um declínio de 0,2% em 2020. Em 2022, a procura de aço crescerá 2,7% para atingir 1924,6 Mt. Esta situação de mercado poderá durar mais tempo devido a programas para estimular e desenvolver a economia global após a crise pandémica.

Gráfico mostra o aumento de preço do aço entre 2019 a 2021

A indústria siderúrgica permanece exposta a vários riscos que podem afectar a procura, preços e margens, incluindo os relacionados com pandemias, tais como a propagação mais ampla do vírus, vacinação lenta e possíveis novas restrições. Os custos de entrada continuarão a ter impacto na rentabilidade e nos fluxos de caixa dos produtores de aço. Mudanças políticas e geopolíticas, tais como a quantidade de programas de estímulo governamentais ou políticas de redução de CO2, poderão aumentar a pressão sobre o sector.

Preços e disponibilidade do aço, e o mercado de embalagens metálicas

O aumento alarmante dos preços do aço está também a causar aumentos acentuados no preço de novas embalagens metálicas, tais como colares metálicos, contentores de malha metálica e gitterboxes. Os aumentos de preços estão ligados às notícias de mercado dos principais fabricantes de dobradiças que sofrem escassez de stock. O resultado não é apenas embalagens mais caras, mas também escassez de fornecimentos de embalagens metálicas. Afecta também a indústria pesada, industrial ou automóvel.

Sistemas de armazenamneto flexível em stock

Acondicionar as embalagens metálicas durante as interrupções

Os retalhistas e fabricantes têm de lidar com perturbações sazonais e cíclicas das cadeias de fornecimento dos seus produtos e das embalagens de que necessitam. Uma grande ajuda a este respeito é a possibilidade de Aluguer de Embalagens, que proporciona uma maior flexibilidade das operações, gerindo os recursos dos seus transportadores de carga em conformidade. O aluguer de contentores metálicos, extensões, roll containers, ou paletes ajuda a compensar estas flutuações sem necessidade de pagar pelo armazenamento a longo prazo ou pela compra de porta-cargas.

O Grupo Rotom é uma grande "linha de vida" que se enquadra na estratégia actual de sobrevivência em tempos de perturbação. Temos armazéns em toda a Europa perfeitamente abastecidos com um grande número de transportadores de embalagens adequados.

Exemplos de embalagens metálicas para aluguer incluem:

  • Colares metálicos para paletes
  • Roll containers para alugar
  • Sistemas de armazenamento flexíveis para alugar
  • Reutilizar embalagens metálicas várias vezes

    Em linha com a estratégia de reduzir as emissões de CO2 e fazer o melhor uso dos meios que tem, vale a pena utilizar embalagens reutilizáveis. Funcionam muito bem no agrupamento, ou em soluções de pooling. Isto implica que estes produtos sejam especificamente adaptados às cadeias de abastecimento específicas em que funcionam como embalagens retornáveis. Isto elimina a necessidade de comprar constantemente novas embalagens descartáveis, tais como filme ou fita adesiva. Cada embalagem metálica é regularmente inspeccionada e mantida antes de ser colocada em uso.

    Por exemplo, na indústria automóvel, os recipientes metálicos Gitterbox funcionam bem. Os produtos manufacturados são carregados nestas caixas metálicas e enviados para o seu destino, depois os contentores vazios são enviados de volta para o mesmo fornecedor, enchidos de novo com produtos e este ciclo é repetido vezes sem conta num ciclo fechado. Em alguns casos, é um sistema aberto, onde embalagens reutilizáveis (por exemplo, Gitterboxes metálicas ou roll containers) são utilizadas por muitos fornecedores diferentes que partilham um pool de embalagens comum. Noutras situações, a embalagem funciona em circuito fechado, particularmente quando a embalagem retornável é um produto concebido e fabricado de acordo com uma especificação única. Em qualquer dos casos, como parceiro logístico experiente de gerimos o fluxo de trabalho destas embalagens para manter a sua cadeia de fornecimento a funcionar sem problemas.

    Gitterboxes certificadas pela EPAL e reutilizáveis

    Agora, muitas empresas estão a utilizar empresas de gestão de ciclos de embalagens retornáveis e a mudar para plásticos reciclados e embalagens de transporte reutilizáveis. A Rotom é um parceiro de confiança na utilização de soluções sustentáveis. Com serviços como o aluguer, recompra ou circulação de embalagens, o ciclo de vida dos produtos metálicos é significativamente prolongado, contribuindo para a utilização sensata dos recursos naturais e aumento dos lucros.

    Caixas metálicas e outras embalagens de aço essenciais na indústria

    Embora haja interrupções de corrente e flutuações de preços, o aço é um material económico para fazer contentores rolantes, caixas e extensões de paletes. É também reutilizável e pode ser sujeito a reparação e manutenção serviços. Cada contentor metálico, roll container ou porta-paletes utilizado é minuciosamente inspeccionado e mantido para que o cliente não se sinta desapontado com o desempenho do trasnportador. Desta forma, pode servir durante muitos anos.

    É por isso que vale a pena considerar embalagens reutilizáveis ou a utilização de um serviço de aluguer, para que se possa poupar custos sem sacrificar a qualidade. Se tiver dúvidas sobre o nosso serviço de aluguer de embalagens metálicas, ou precisar de maiores quantidades de embalagens, contacte-nos. Os nossos especialistas irão seleccionar as soluções certas para a sua indústria, de modo a manter a sua operação a funcionar sem problemas e sem perturbações.

    Está interessado no tópico de como o actual clima económico está a afectar a indústria de embalagens logísticas? Leia mais no blog: