Logística verde - mantenha as suas embalagens a funcionar o máximo de tempo possível

Logística verde - mantenha as suas embalagens a funcionar o máximo de tempo possível

Sabia que os estados membros da União Europeia produzem mais de 2,5 mil milhões de toneladas de resíduos por ano?1 A principal razão é atribuída ao modelo económico linear tradicional baseado no esquema "take-produce-consume-throw away". Este modelo depende de grandes quantidades de materiais e energia baratos e prontamente disponíveis.

Seleccionar um modelo de consumo diferente é hoje em dia uma prioridade. Em Março de 2020. A Comissão Europeia apresentou, como parte do Acordo Verde Europeu e de acordo com a nova estratégia industrial proposta, um new circular economy roadmap2, que inclui propostas para uma concepção de produtos mais sustentável, redução de resíduos e capacitação dos consumidores. O Vice-Presidente Executivo para o Acordo Verde Europeu, Frans Timmermans, disse:

"Para alcançar a neutralidade climática até 2050, proteger o nosso ambiente e reforçar a nossa competitividade económica, é necessária uma economia totalmente circular. Hoje em dia, a nossa economia ainda é maioritariamente linear, com apenas 12% dos materiais e recursos secundários a serem reutilizados. Muitos produtos decompõem-se facilmente, não podem ser reutilizados, reparados ou reciclados, ou são concebidos apenas para uma única utilização. Existe um enorme potencial a ser explorado tanto para as empresas como para os consumidores"

Com a transição para uma economia circular, estão a ser postas em prática soluções para minimizar os impactos ambientais negativos. Isto inclui alugar, reutilizar, reparar, manter e reciclar materiais e produtos existentes durante o maior tempo possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado. Na prática, isto significa reduzir os resíduos a um mínimo. Quando um produto atinge o fim da sua vida útil, o material a partir do qual é fabricado é utilizado durante o máximo de tempo possível. Desta forma, pode ser utilizado produtivamente várias vezes.

Isto aplica-se também aos processos logísticos, uma vez que o sector logístico contribui actualmente com 8% das emissões globais de CO2. Ao contrário de muitos outros sectores, as emissões provenientes do transporte de mercadorias continuam a aumentar. Isto mostra claramente que é necessário proceder a alterações. A solução é "logística verde".

Qual é o fenómeno da "logística verde"?

Devido à poluição ambiental, a "logística verde" está a tornar-se um termo cada vez mais popular nos últimos anos. Refere-se a todos os esforços para minimizar o impacto ambiental das actividades logísticas negativas, incluindo a implementação de processos operacionais mais sustentáveis e a redução das emissões. O principal objectivo da logística verde é coordenar actividades logísticas e implementá-las de forma a beneficiar tanto a economia, como o ambiente e a sociedade.

Há anos que o Grupo Rotom tem notado o impacto positivo das alternativas destinadas à reutilização de embalagens, concebendo-as para minimizar os resíduos e prolongar o seu ciclo de vida. Estes são apenas alguns dos serviços que não só são sustentáveis em termos ambientais sustentáveis, mas contribuem para a utilização óptima das embalagens já em circulação.

Além disso, são serviços ideais para tempos de ruptura de abastecimento, como é actualmente o caso dos os preços elevados da madeira e do aço estão a subir. Vamos examinar algumas soluções e o seu impacto positivo sobre o ambiente

Criar embalagens personalizadas reduz o desperdício

Muitos dos nossos clientes estão a reparar nos benefícios do design de embalagens personalizadas de metal ou madeira. Ao criar paletes personalizadas e caixas de paletes que se encaixam exactamente no espaço disponível, é possível fazer melhor uso do espaço de carga disponível. Pode então transportar até 28,5% mais produto, poupando no número de viagens que tem de fazer, reduzindo assim a sua pegada de carbono.

Além disso, ao substituir a embalagem de utilização única por uma palete adequada ou caixa de plástico, obtém-se um produto reutilizável e nenhum uso adicional de caixas de cartão, papel filme ou fita adesiva para proteger a sua mercadoria. Desta forma, reduz a quantidade de resíduos produzidos.

A utilização de embalagens retornáveis reduz o consumo de matéria-prima

Por que deve considerar a mudança de embalagens descartáveis para reutilizáveis? Para além da sua elevada durabilidade, um produto pode passar por toda a cadeia de abastecimento na mesma embalagem, várias vezes. Tal embalagem circula ao longo do seu ciclo de vida em circuito fechado (pooling) entre fornecedor e cliente. Com aproximadamente 100 rotações, o ciclo de vida de tal embalagem é de 7 a 10 anos. Após utilização, o contentor é devolvido ao fornecedor e reprocessado para produzir novas embalagens.

Está provado, por exemplo, que contentores de plástico resistentes reutilizáveis para frutas e legumes produzem 60% menos emissões de CO2 do que as embalagens de cartão.3 Isto minimiza a utilização de novas matérias-primas e reduz a quantidade de resíduos produzidos.Isto beneficia não só o ambiente, mas o próprio empresário, porque para uma embalagem que funciona em circuito fechado, não tem de pagar um imposto sobre a colocação de plástico no mercado.

Por exemplo, na viagem de regresso, um reboque normal de 13,6 m de comprimento comportará 96 Gitterboxes em forma fixa, não dobrável. Em contraste, quando a Gitterbox é dobrável, 264 caixas caberão no mesmo reboque. Isto significa 2,7 vezes menos viagens de retorno e, portanto, menos consumo de combustível e emissões de CO2.

Repare e reutilize muitas vezes - manutenção de paletes, embalagens de metal

O objectivo da "logística verde" é manter os produtos e materiais em uso o máximo de tempo possível. Portanto, a Rotom insiste em utilizar paletes usadas, recipientes de metal ou plástico que são 100% funcionais, uma vez que foram previamente sujeitos a reparação detalhada por especialistas experientes neste campo. Possuímoscertificados EPAL que nos permitem reparar paletes e Gitterboxes com os mais elevados padrões de qualidade. A manutenção regular das embalagens significa que se pode adiar o custo de aquisição de novos transportadores e concentrar-se em outros processos logísticos. Além disso, graças à reparação, prolongará a vida útil das suas embalagens e, ao mesmo tempo, protegerá o ambiente, evitando, por exemplo, o abate de árvores.

Reciclar embalagens que podem ser reutilizadas

Acondicionamento suave como as paletes de madeira após uma única utilização são deixadas ao utilizador final porque já não são necessárias. Hoje em dia, muitas empresas têm problemas com a reciclagem de resíduos de embalagens e com a constante mudança de regulamentos neste campo. Portanto, uma boa solução é estabelecer uma cooperação com uma empresa que lide com recuperação de embalagens.

Rotom incentiva a devolução de tais paletes e a sua reutilização. Podemos recolher as suas paletes do cliente e depois devolvê-las à sua empresa para reutilização. As paletes serão inspeccionadas e reparadas para garantir que podem ser reutilizadas. Este processo permite-lhe reutilizar as suas paletes existentes, para que não tenha de comprar novas paletes de substituição para distribuir a sua mercadoria.

"Para alcançar a neutralidade climática até 2050, proteger o nosso ambiente e reforçar a nossa competitividade económica, é necessária uma economia totalmente circular. Hoje em dia, a nossa economia ainda é maioritariamente linear, com apenas 12% dos materiais e recursos secundários a serem reutilizados (...)" - Frans Timmermans

As paletes novas são significativamente mais caras do que as paletes renovadas, por isso, ao utilizar o nosso serviço de recuperação para reutilização, pode reduzir as suas despesas de embalagem em até 50%. A reutilização é também uma melhor opção para o ambiente do que a reciclagem.

Acondicionar a embalagem se precisar dela por um tempo estritamente limitado

Se necessitar apenas de embalagem durante um período de tempo limitado devido a, por exemplo, picos de produção ou encomendas, vale a pena tirar partido de serviços de embalagem de aluguer. Não terá custos associados à compra de paletes e outras embalagens novas, muitas vezes caras. Além disso, o cliente apoia o projecto de reutilização de produtos. Isto é benéfico em termos de custo e tempo, porque não tem de se preocupar com as embalagens de que necessita, mas sim de se concentrar no seu negócio. Beneficia do pool existente de embalagens disponíveis, ao mesmo tempo que evita a contaminação pela produção de novas embalagens.

Altere a sua abordagem ao uso de embalagens

Aquecimento global e alterações climáticas afectam negativamente toda a gente. No entanto, as empresas podem ajudar a mitigar as alterações climáticas, empenhando-se numa logística verde. Ao fazê-lo, elas não só ajudam o planeta, mas também os seus próprios negócios.

Somos o seu parceiro neste esforço. Se gostaria de falar sobre uma abordagem alternativa à sua cadeia de abastecimento e de definir o seu objectivo de se tornar mais sustentável, estamos aqui para ajudar. Contacto os nossos consultores especializados e ajudá-lo-emos a escolher a melhor solução para a sua indústria.

Se estiver interessado em "logística verde" leia mais no blog: