Os preços das embalagens continuam a subir? Temos soluções práticas para si!

Os preços das embalagens continuam a subir? Temos soluções práticas para si!

Ninguém esperava uma duração tão longa da pandemia de Covid-19. Um grande número de restrições na Europa são de grande influência no nosso comportamento. É difícil prever quando é que a vida voltará ao normal. Apesar dos processos de vacinação que já começaram, é um processo bastante longo para as sociedades voltarem ao chamado "normal". No entanto, as empresas industriais devem agir, e com elas a logística que as apoia. Acontece que há muita coisa a acontecer no que diz respeito a preços, disponibilidade de embalagens de madeira e plástico.

Paletes e outras embalagens de madeira são suportes chave para muitas indústrias. Contudo, no 3º e 4º trimestre de 2020, uma grande preocupação tem sido o preço cada vez maior da madeira, o que tem afectado as margens dos fabricantes. Como estas alterações são descritas pelo director da Federação Europeia de Fabricantes de Paletes e Embalagens de Madeira FEFPEB, Fons Ceelaert?

"Por um lado, os fabricantes de paletes e embalagens de madeira devem satisfazer as necessidades dos seus clientes. Por outro lado, experimentam um enorme aumento de preços no mercado da madeira. Como os custos da madeira representam mais de 70% do preço de uma palete de madeira, é inevitável um aumento dos preços das paletes"

Aumento de preço também é observado em embalagens de plástico, por exemplo paletes, caixas euronorm e tipos de recipientes. Neste caso, contudo, as razões do aumento de preços têm de ser procuradas noutro local. Vamos analisar mais de perto as razões subjacentes a estas alterações, e procurar soluções alternativas, para que não tenhamos de reduzir significativamente os custos.

Preços das paletes de madeira continua a subir

A FEFPE espera novos aumentos de preços na indústria da embalagem de madeira devido ao impacto da pandemia nas empresas. A organização diz esperar aumentos a longo prazo nos preços das matérias-primas - incluindo madeira e aço - e problemas de disponibilidade em alguns mercados, o que causará pressões sobre os preços durante os meses que estão para vir.

"A pressão internacional contínua sobre muitos tipos de matérias-primas faz subir os preços em sectores, incluindo paletes e embalagens de madeira. A situação é complexa devido às cadeias de abastecimento afectadas e espera-se que isto continue durante vários meses", disse Ceelaert.

Procura de madeira nos EUA, China e outros países

Um declínio na produção de madeira irlandesa juntamente com o desvio da madeira escandinava e alemã para os mercados americano e chinês tiveram um grande impacto na procura internacional. Nos Estados Unidos, o preço da madeira para paletes e embalagens duplicou nos últimos meses. Consequentemente, o mercado americano da madeira serrada, colocou uma pressão extra no mercado resultando em preços de nível recorde (Bloomberg, dados de 18 de Fevereiro de 2021).

Brexit - aumento da procura de paletes tratadas termicamente

A saída britânica da União Europeia em 31.12.2020 teve uma multiplicidade de consequências para as empresas no Reino Unido - ou que com elas lidam. Há uma necessidade de adaptação aos requisitos administrativos e logísticos na Grã-Bretanha. Isto inclui o tratamento térmico paletes de madeira às normas ISPM15 e um aumento na procura das mesmas. Verificou-se que existe uma grande procura para estes tipos de paletes nas semanas anteriores ao Brexit, e mesmo até agora, ainda existe uma forte procura para estas paletes no mercado.

Leia mais sobre o ajuste de paletes para expedição após Brexit no artigo abaixo.

Paletes preparadas para o comércio com o Reino Unido.

Novo imposto sobre o plástico - afecta os preços das paletes de plástico?

Em 01.01.2021, a União Europeia introduziu um imposto sobre o plástico que abrangia todos os estados membros. Esta directiva sobre o plástico entrará em vigor no Reino Unido em curto prazo.

O que significa este imposto sobre o plástico?

Este novo imposto significa que cada membro da UE pagará por cada quilo de plástico que não seja reciclado. Um imposto de 0,80 euros será pago a partir dos orçamentos dos estados membros para os fundos da UE. O objectivo é mudar a opinião dos fabricantes sobre a criação de embalagens plásticas recicláveis. Numa era de desenvolvimento sustentável e de apoio ao clima, este é um objectivo importante à escala global

Quais são as consequências do "Imposto Plástico" para os consumidores?

É certo que as rápidas mudanças e taxas adicionais para os fabricantes de embalagens plásticas resultarão em custos crescentes para os consumidores. Como resultado, é provável que os consumidores façam uma descrição mais consciente, prestando atenção ao tipo de material utilizado na produção de embalagens e ao uso cada vez mais frequente de embalagens secundárias ou reutilizáveis.

Melhor utilização de embalagens plásticas a longo prazo

É importante saber que as paletes de plástico são artigos de longa duração, não de plástico de utilização única. O plástico de utilização única refere-se normalmente a artigos tais como palhinhas, folha de alumínio e garrafas de refrigerante. Além disso, a maioria das paletes, excepto a palete higiénica H1, são paletes recicladas e, portanto, cumprem a política de sustentabilidade de fazer com que os produtos de embalagem durem o máximo de tempo possível e transformar o plástico numa matéria-prima em vez de resíduos.

Proteja os seus bens com embalagens reutilizáveis

Já alguma vez se perguntou quanto plástico usa para fixar as suas paletes? Um dos desafios que os fabricantes enfrentam é minimizar a quantidade de papel de plástico. Este plástico extensível da máquina encontra a sua utilização, especialmente onde é necessário preparar para o transporte de grandes quantidades de carga em paletes. É seguro dizer que a película de plástico é a principal fonte de resíduos comerciais a nível mundial. Melhorar a eficiência nesta área, escolhendo outro tipo de embalagem para proteger a sua carga, terá um impacto positivo nos seus esforços de redução de resíduos. O que mais pode considerar em vez de embalar caixas de papelão em película extensível sobre uma palete?

  • Colares para paletes com tampa - madeira ou plástico, combinam perfeitamente com as paletes e não requerem materiais adicionais para proteger a sua mercadoria.
  • Caixas plásticas Euronorm, graças ao tamanho padronizado, correspondem perfeitamente às dimensões da palete 1200x800 mm. A palete tem um bordo especial que impede a colocação de cargas em contentores.

    Apesar das flutuações de preços, a madeira continua a ser um material económico para o fabrico de paletes, colares de paletes e outras embalagens de madeira. Também é fácil de encaixar numa política de sustentabilidade, porque podemos reutilizá-las, repará-las e reciclá-las. É por isso que vale a pena adquirir paletes usadas, o que lhe permitirá poupar custos sem sacrificar a qualidade da embalagem. Podemos colocar cada embalagem usada através do nosso departamento de reparação e manutenção de paletes. Desta forma, pode servir durante anos.

    Preços de embalagem continuam a subir? Temos soluções práticas para si!

    Muitas empresas têm hoje em dia problemas com a reciclagem de resíduos de embalagens e a constante mudança de regulamentos nesta área. Por conseguinte, uma boa solução é estabelecer uma cooperação com uma das Organizações de Recuperação de Embalagens como a Rotompt, lda.

    Rotom Portugal tem o serviço de recuperação de embalagens que poupa no custo de novas embalagens ao mesmo tempo que ajuda a proteger o ambiente. Não importa que tipo de embalagem utilize: paletes de madeira, paletes de plástico, recipientes de plástico ou metal, recolhemos embalagens vazias de si ou dos seus clientes e levamo-las de volta para um dos nossos armazéns. Uma vez chegados, verificamos a qualidade das embalagens e efectuamos as reparações necessárias. Posteriormente limpamos e devolvemos-lhe cada embalagem num sistema just-in-time.

    Como alugar embalagens em vez de comprar?

    Se necessitar de embalagem apenas por um tempo limitado devido ao pico de produção, por exemplo, vale a pena tirar partido dos serviços de aluguer. Desta forma, não incorrerá em custos relacionados com paletes caras e outras embalagens. quando não necessitar mais das embalagens é só ligar para recolhermos. Pode concentrar-se no seu negócio em vez de organizar espaço de armazenamento adicional ou vender embalagens desnecessárias.

    Existem muitas oportunidades de crescimento em tempos de incerteza e de aumento dos preços das embalagens. Gostaria de se informar sobre os produtos ou serviços oferecidos pela Rotom Portugal? Não hesite em contactar-nos, respondemos às suas perguntas.

    Se estiver interessado nos nossos produtos ou serviços, por favor contacte-nos.

    Quer saber mais sobre poupança em embalagens? Leia estes blogs relacionados: