Embalagens personalizadas numa cadeia de fornecimento sustentável

Embalagens personalizadas numa cadeia de fornecimento sustentável

Conhecer o elevado custo das embalagens logísticas e procurar soluções inovadoras de sustentabilidade são agora prioridades nas cadeias de abastecimento de muitas indústrias. Actualmente, as empresas estão a tentar encontrar um compromisso entre o crescimento do negócio, a redução da sua pegada de carbono, e a geração de resíduos excessivos.

Nos últimos anos, clientes, investidores e governos têm aumentado a pressão sobre as empresas para demonstrarem maior cuidado ambiental e responsabilidade social. Chega numa altura em que os argumentos comerciais para operações sustentáveis estão a crescer todos os anos. De acordo com McKinsey & Company, as cadeias de fornecimento das empresas de bens de consumo são responsáveis por mais de 90% dos impactos ambientais. Que papel desempenha a embalagem personalizada nestes processos? Têm um impacto tangível no crescimento empresarial a longo prazo?

Para muitas empresas, os custos elevados parecem ser o principal obstáculo à implementação de uma logística mais sustentável. No entanto, quando começaram a medir o impacto ambiental dos seus bens e serviços desde o início até ao fim do seu ciclo, tornou-se evidente que muitas mudanças rentáveis podiam ser feitas.

Cada vez mais empresas têm visto os benefícios de investir numa embalagem personalizada que funciona em circuito fechado durante muitos anos. Tal investimento leva a uma redução do tamanho e número de expedições, a uma menor pegada ambiental, e a poupanças financeiras. Que outras razões poderiam existir para mudar para embalagens personalizadas? Vejamos algumas questões.

Os quatro problemas mais significativos com a embalagem padrão

Por vezes, as soluções tradicionais de manuseamento de materiais não proporcionam a máxima eficiência nas suas instalações. Algumas das razões comuns que levam as empresas a procurar soluções personalizadas são:

1. A necessidade de mais funcionalidade

Talvez a sua embalagem precise de satisfazer requisitos mais elevados do que o que é tipicamente oferecido, tais como uma maior capacidade de carga ou dimensões diferentes. Muitas embalagens têm limitações pré-determinadas de armazenamento e transporte. No seu caso, a embalagem padrão pode não ser a escolha certa porque ou não proporciona a protecção extra necessária ou não se adapta às formas e dimensões destes produtos.

A resposta a este problema é investir em especialmente desenhados. Por exemplo, pode necessitar de embalagens que se adaptem melhor ao produto sem deixar qualquer espaço, ou o seu produto requer a personalização de embalagens especiais para propriedades.

2. Reduzir a quantidade de resíduos

Um dos maiores desafios para a indústria transformadora é a quantidade de resíduos gerados pela expedição e armazenamento de embalagens. Estes resíduos acumulam-se em aterros sanitários e geram custos desnecessários para as empresas. As empresas têm de eliminar os resíduos que geram, mais o desperdício de embalagens significa que a empresa pagou pelo material que não utilizou, inflacionando os custos comerciais.

Por outro lado, as embalagens personalizadas são fabricadas exactamente para o produto, reduzindo o número de cargas, filmes, e outros materiais residuais que protegem temporariamente o produto.

3. Danos e má ergonomia

Se a embalagem for díficil para armazenar e transportar, pode causar lesões, levando a pedidos de indemnização dos trabalhadores e absentismo (estatísticas da OSHA - Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho). Pode também resultar em danos no produto. As embalagens que directa ou indirectamente levam a produtos riscados ou danificados podem ser dispendiosas para o seu negócio. Por sua vez, os produtos danificados que chegam aos consumidores podem afectar negativamente a imagem da sua empresa e resultar na perda de vendas.

4. Utilização ineficaz do espaço

Armazenamento é outro aspecto do manuseamento de materiais que requer soluções personalizadas para uma maior eficiência. Se a embalagem padrão de armazenamento não estiver a utilizar eficazmente o espaço de armazenamento, pode exigir que os empregados façam mais esforço.

As empresas podem fazer melhor uso do espaço de armazenamento com embalagens personalizadas. Uma embalagem bem escolhida facilita a procura de espaço para quaisquer peças, produtos e materiais necessários para armazenar ou transportar.

Porquê escolher o design da embalagem?

Muitas empresas hesitam na ideia de encomendar soluções personalizadas, temendo custos mais elevados e prazos de entrega mais longos. Contudo, os benefícios das soluções de armazém personalizadas superam de longe quaisquer custos iniciais. Estes benefícios resumem-se a um factor principal - o equipamento de armazém personalizado é construído especificamente para as suas necessidades de produtos. O que significa isto para os armazéns?

Porquê escolher o design da embalagem?

Aqui estão os 5 principais benefícios de embalagens personalizadas:

1. Produtividade máxima

Aumentar a produtividade é um grande benefício das soluções de embalagem personalizadas. Porque são personalizadas desde o início para satisfazer as necessidades e objectivos específicos da sua empresa, enquadram-se perfeitamente nos processos existentes, maximizando a eficiência da mão-de-obra.

2. Custos reduzidos de mão-de-obra

A redução dos custos de mão-de-obra é sem dúvida a chave para manter os armazéns rentáveis. Soluções de embalagem personalizadas ajudam a reduzir o trabalho manual, por vezes até a eliminá-lo.

3. Maior segurança:

A segurança dos armazéns é outro desafio. O equipamento padrão nem sempre facilita a sua utilização, exigindo trabalho manual adicional. Cria potenciais preocupações de segurança para os trabalhadores dos armazéns. Por outro lado, as embalagens especialmente concebidas podem ter características ergonómicas e especiais de segurança que se ajustam perfeitamente aos processos de trabalho.

4. Maior qualidade

Acondicionamento personalizado também proporciona maior qualidade em comparação com alguns meios tradicionais. Os designers de tais embalagens personalizadas estão interessados em assegurar que cada embalagem tenha um elevado padrão de qualidade e durabilidade. A robustez do fabrico garante que tal embalagem concebida tenha um ciclo de vida muito mais longo do que as opções padrão.

5. Relação custo-eficácia

Todas as vantagens das embalagens personalizadas de armazém resumem-se a uma vantagem primordial - relação custo-eficácia. Enquanto as embalagens personalizadas, ou transportadores de expedição, podem inicialmente custar mais do que as suas contrapartidas pré-fabricadas, a longo prazo, as soluções personalizadas proporcionam maior eficiência, menores custos de laboratório, e maior segurança para os trabalhadores. E dado que estas embalagens são concebidas uma vez durante muitos anos e funcionam em circuito fechado, ao longo do tempo, proporcionam um excelente retorno do investimento com poupanças significativas.

Como é o processo de concepção de embalagens personalizadas?

Se precisar de embalagens logísticas personalizadas, os nossos especialistas trabalharão directamente consigo para determinar exactamente o que precisa e desenvolver uma solução que se enquadre perfeitamente nos seus fluxos de trabalho. Então como é que este processo funciona?

Apoio e manutenção

Design do personalizado e o processo de construção envolve passos:

Início do design

O processo começa quando os nossos especialistas em produtos discutem consigo o seu projecto de embalagem. Durante esta etapa, tomaremos conhecimento do seu sistema actual e dos desafios que enfrenta com a embalagem que utiliza actualmente. Em seguida, identificaremos as necessidades e objectivos da sua empresa para desenvolver um esboço para a sua futura concepção.

Na próxima etapa, vamos apresentar-lhe a nossa abordagem à concepção de embalagens e mostrar-lhe as soluções, explicando o processo de engenharia, para que saiba o que esperar. Trabalharemos em estreita colaboração consigo ao longo deste processo para assegurar que os nossos objectivos e processos estão alinhados com as suas expectativas.

Engenharia

Após trabalharmos consigo os detalhes, desenvolveremos um conceito de embalagem, desenho de engenharia, e modelo 3D a partir do qual é criado um protótipo que responde a cada uma das necessidades identificadas na fase inicial. Uma vez finalizado o desenho, entraremos em contacto consigo para ver o conceito antes do início da produção e fazer os ajustamentos necessários.

Entrega

A partir do momento em que o design é finalizado e orçamentado , todas as revisões são aplicadas, os testes são feitos e a embalagem está pronta para a produção em massa.
Manter-vos-emos informados do progresso e da data de entrega esperada durante todo o processo de implementação, assegurando que fornecemos um prazo razoável sem sacrificar a qualidade para uma rápida taxa de implementação. Uma vez concluído o projecto, notificá-lo-emos e entregaremos a embalagem directamente nas suas instalações.

Apoio e manutenção

Ao utilizar embalagens especialmente concebidas, cuidamos da qualidade da sua embalagem. Nos armazéns da Rotom em toda a Europa, cada embalagem logística é mantida profissionalmente para que dure por muitos anos. E graças ao nosso sistema de gestão de embalagens ( gestão de RTI), temos uma visão geral exacta do número de embalagens em trânsito e em armazenamento. Isto torna possível que o conjunto completo de embalagens personalizadas seja tratado de forma eficiente, eliminando o processo de fabrico de novos produtos logísticos.

Podemos utilizar estes passos para modificar a sua embalagem existente de acordo com as suas necessidades ou desenvolver um produto completamente novo que se adapte perfeitamente à sua aplicação.

Exemplos de desenhos de embalagens não padronizados

Rotom tem vindo a conceber embalagens personalizadas para os seus parceiros há muitos anos. Além disso, cuida do processo de produção e da reparação e manutenção de embalagens já em uso e assegura a circulação desta embalagem em muitos lugares na Europa.
Abaixo pode ver alguns dos nossos projectos de embalagem personalizados para clientes em vários sectores de actividade.

Exemplos de embalagens não padronizadas

  • Sector industrial - para um grande fabricante de peças metálicas que produz componentes metálicos, construímos recipientes metálicos especiais adaptados ao processo de produção do cliente.
  • Retalho - Construímos contentores especiais de roll container metálicos utilizados para o transporte de pequenos produtos no armazém para uma grande cadeia de bricolage. Também aí realizamos serviço regular e manutenção de carrinhos de armazém. (Leroy Merlin)
  • Um cliente do sector da construção produz portas e caixilhos de alta qualidade, especialmente concebidos de acordo com a sua própria concepção, necessários para o armazenamento de produtos não normalizados. (Porta)
  • Indústria electrónica - para um cliente com extensas instalações de armazenamento, construímos milhares de estantes especiais Mobilrack, feitas especialmente para armazenamento componentes electrónicos. (LG)

Manuseamento de embalagens personalizadas em circuito fechado

A fábrica produz embalagens e gere todo o processo de embalagens retornáveis para apoiar os clientes nos seus processos logísticos. A ideia é que a embalagem pode funcionar durante muitos anos em circulação uma vez concebida, e nós ajudamos com todo o fluxo de embalagens entre os locais da empresa, fornecedores, e clientes.

O que é que isto significa na prática? Digamos que utiliza paletes de madeira personalizadas na sua cadeia de abastecimento. Nesta situação, tratamos de todo o processo, desde a entrega de paletes vazias ou recuperá-las e enviá-las para a sua localização. Com um centro de controlo para este processo, asseguramos um fluxo rápido de informação com base na quantidade real e nos dados de localização. Desta forma, optimizamos o fluxo de embalagens retornáveis para reduzir os custos de transporte e fazer uma utilização eficiente de cada embalagem.

Quando nos diz para enviar as suas encomendas, sabemos para onde serão enviadas a seguir. Assim que estiverem prontos para a recolha, devolve-os aos nossos armazéns, onde, por sua vez, reparação e manutenção têm lugar. Ao gerir toda a logística de transporte das suas embalagens personalizadas desde o ponto de fabrico até à devolução no final, tiramos a responsabilidade dos seus ombros e reduzimos o custo de aquisição de novas embalagens para o seu próximo envio.

O impacto do agrupamento de embalagens na sustentabilidade

Porque cada embalagem personalizada pode ser operada durante muitos anos, será utilizada centenas de vezes. Conservará os recursos naturais, reduzirá o desperdício de embalagens e contribuirá para a economia circular... Poupa dinheiro, tempo e espaço. Tratamos de tudo o resto: desde a entrega e recolha de embalagens ao armazenamento, serviço profissional, e reciclagem.

Com o pooling, a sua empresa aumentará significativamente a eficiência dos seus processos logísticos e poupará recursos valiosos. Como. Utilizando contínua e repetidamente embalagens reutilizáveis personalizadas num loop infinito. O sistema de arrefecimento em circuito fechado é descomplicado e funciona bem para muitas indústrias.

Aumentar a sua logística com design de embalagem

Prevê-se que a inovação impulsione o ritmo da sustentabilidade a todo o momento nos próximos anos. Duas tendências que são particularmente proeminentes nesta área são a economia de ciclo fechado e as cadeias de distribuição orientadas por dados. Implica a remoção de grandes quantidades de poluição e resíduos de produtos e sistemas como as cadeias de abastecimento. Neste sistema, a embalagem é concebida para ter um baixo impacto ambiental, ser mais durável, e ser facilmente desmontada ou convertida para reutilização.

E nas cadeias de fornecimento de dados, graças aos sensores RFID e IoT, tem visibilidade nas suas operações logísticas para que possa implementar e monitorizar mais rapidamente estratégias de sustentabilidade. Estamos aqui para o ajudar com estes aspectos. Contacte-nos, e teremos todo o prazer em falar sobre como podemos apoiar as cadeias de abastecimento da sua empresa.