Rotom escolhe a sustentabilidade e reutilização

Rotom escolhe a sustentabilidade e reutilização

A recente escassez de madeira levou a enormes flutuações nos preços e na disponibilidade. Esta escassez, combinada com a tomada de decisões ambientalmente conscientes, levou a uma procura intensiva da opção sustentável. Com fábricas por toda a Europa, este tipo de escolhas da Rotom pode ter um impacto nominal. Um exemplo de tal opção sustentável é a colocação em funcionamento de uma máquina que coloca a reciclagem de madeira no centro da produção das nossas paletes de madeira.

Sustentabilidade está a ocupar um lugar cada vez mais central tanto na sociedade como nas empresas. Como um dos maiores fornecedores de paletes na Europa, a Rotom está sempre à procura de alternativas sustentáveis. Isto pode ser através da escolha de madeira extra-sustentável que tenha sido especialmente cultivada para a indústria de paletes, ou através da escolha de matérias-primas ou produtos que durem mais tempo. Outra opção é a escolha de uma máquina que possa facilitar ainda melhor o processamento de material sustentável. A Rotom Portugal introduziu e encomendou recentemente uma máquina que pode fabricar paletes tanto de madeira nova como de madeira usada. Um passo importante para tornar a cadeia mais sustentável.

Onde muitas máquinas têm uma margem de erro muito precisa ou pequena, é valioso que as máquinas que fazem paletes possam processar madeira que se afaste ligeiramente dos tamanhos padrão. Afinal de contas, pequenas imperfeições podem levar que a madeira nãos eja utilizada. É por isso que procurámos uma máquina que pudesse lidar com madeira que poderia ser reutilizada se a margem de erro tivesse sido menor. Desta forma, utiliza-se madeira que anteriormente poderia ter sido triturada, por exemplo, para fazer fibra de madeira para blocos de paletes. Também não é uma má opção em termos de sustentabilidade, mas é claro que queremos prolongar o mais possível a vida útil da madeira.

Esta máquina do fornecedor Cekamon não é a primeira compra da nossa sucursal em Portugal que tem por objectivo utilizar as matérias-primas da forma mais eficiente possível. Anteriormente, foram adquiridas uma serra de palete, uma serra de fim de linha e uma máquina de desmontagem de palete. Também aqui, a reutilização e a sustentabilidade eram fundamentais. Em conjunto, todas estas aquisições tornam possível processar madeira usada padronizada não-padronizada nos elementos que compõem uma palete. É assim que nós, na Rotom, tentamos trabalhar no sentido de um ciclo de vida o mais longo possível e que exista o menor desperdício possível das matérias primas.

Deseja saber mais sobre os nossos produtos, serviços e métodos de trabalho? Então contacte-nos contacto. Teremos todo o prazer em explicar como escolhemos ser uma empresa que aposta na reutilização e sustentabilidade.