A Rotom Portugal dá passos consistentes rumo à neutralidade carbónica

A Rotom Portugal dá passos consistentes rumo à neutralidade carbónica

Em 2018 a Rotom Portugal iniciou uma nova etapa na fase da empresa. A operar há 15 anos no mercado português, em 2019 inaugurou o seu novo espaço com sede em Valado dos Frades, Nazaré.

Esta localização estratégica, junto a vários ramais de acesso a autoestradas, permite que os nossos clientes e fornecedores tenham rápido e fácil acesso ao nosso armazém, tornando a operação mais suave para todos os intervenientes.

No presente, a Rotom Portugal possui 2 localizações em Portugal (Nazaré com 13000m2 e Porto com 1600m2). No entanto, é na sua sede principal em Valado dos Frades, que se concentram grande parte das operações.

Recuperar Portugal, Construindo o futuro PRR
Recuperar Portugal, Construindo o futuro PRR

É aqui que mais recentemente, e no sentido de reduzir a nossa pegada carbónica, de uma indústria por si só já ligada à Madeira, Plástico e Metal, estamos a alinhar os nossos eixos estratégicos com as preocupações ESG (Environmental, Social e Corporate Governance), colocando-os no centro da agenda.

Para tal, estamos a preparar um projeto ao abrigo dos Sistemas de Incentivos PRR, nomeadamente a Componente 11 - Descarbonização da Indústria, integrada na Dimensão Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, concretizando medidas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) e contribuindo para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono.

Descrição do projeto: Valorizar a Economia Circular, pela reutilização de Paletes Usadas.

Investimento total: aprox. 500K € (em serras, mesas de pregar, robot, painéis solares, conversão de câmara HT de biomassa, triturador de madeira)

Com o objetivo de obter uma melhor rentabilidade, pretende-se efetuar as seguintes alterações nas instalações e no processo produtivo:

  • Aumento da capacidade de recuperação de paletes aquecidas através da instalação de duas linhas de separação e pregagem;
  • Substituição da caldeira a gasóleo do forno de tratamento térmico de lenha por uma caldeira de biomassa, aproveitando os resíduos de biomassa resultantes do processo de valorização das paletes usadas, após a sua colocação;
  • Instalação de uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo – abastecimento de 38% da energia consumida após alterações/instalação de novas máquinas.
  • Instalação de robô para montagem de novos paletes;

Assim, podemos dizer que através deste projeto, haverá uma redução significativa do próprio processo produtivo, numa perspetiva de Simbiose Industrial, ou enquanto componente de Economia Circular.

de Economia Circular
Economia Linear -> Economia Circular

Desta forma, verifica-se uma redução significativa das emissões de CO2 equivalente, resultante dos investimentos associados à descarbonização de 31,90 Ton, ou 23%.

Durante este mês, iniciamos também a renovação da nossa frota automóvel, pela aquisição de um novo modelo elétrico. Neste momento podemos dizer que além das infraestruturas modernas, altamente eficientes e dos empilhadores, a nossa frota automóvel já começa a ser 100% elétrica.