Reparação de Europaletes - Poupe custos

Reparação de Europaletes - Poupe custos

As Europaletes são duráveis ​​e baratas, razão pela qual são a solução mais popular usada no transporte de produtos. Durante o transporte, as paletes são frequentemente expostas a vários tipos de danos ou simplesmente desgastam-se com o uso, o que pode vir a ser um problema. Se utiliza Europaletes na sua empresa, verifique se estão em bom estado para que cumpram os seus requisitos.

O que significa Europalete?

 

A Europalete é uma palete de madeira com o tamanho padrão de 1200 × 800 × 144 mm, que é definido pelas normas da Associação Europeia de Paletes (EPAL)-de acordo com a norma Europeia EN13698-1 e o código UIC 435. Os tacos de madeira dos cantos da palete têm a marca gravada na madeira a dizer EPAL ou EUR. As Europaletes que atendem a estas normas estão prontas para ser utilizadas em EPP — European pallet Pool — sistema que permite a troca de palete por palete.

Renovação de Europaletes nas fábricas da Rotom

A palete EUR / EPAL é de 1 200 mm×800 mm×144 mm; é um palete de madeira com 3 patins, 9 tacos e pregada com 78 pregos especiais. O peso de uma palete EUR / EPAL tem aproximadamente 25 kg ".(pt.epal-pallets.org)

A Europalete Epal também se caracteriza por ser adequada para todos os tipos de empilhadores e porta-paletes, tornado-a muito versátil. Quer saber mais sobre as dimensões da europalete e onde comprar? Leia mais no artigo

Como as paletes de madeira Euro de 1200 × 800 mm representam cerca de 90% de todas as paletes em circulação, o aumento da sua vida útil tem um enorme impacto nos custos da cadeia de abastecimento. O desafio para qualquer pessoa ou empresa com um grande número de paletes é a capacidade para defterminar quais as que devem ser removidas para reciclagem e as que devem ser reparadas. Por agora, vamos pensar nas razões pelas quais, vale a pena reparar europaletes.

Porquê é que se deve manter as paletes em boas condições?

  1. Geralmente os danos numa palete podem causar estragos às mercadorias que estão a ser transportadas. Ao fazer uma boa manutenção à palete, garante que esta transporta as mercadorias de modo seguro.
  2. O mau estado das paletes pode colocar em risco quem entra em contato com elas, e aumenta o risco de acidentes.
  3. Reduzimos o riscos no armazém se as paletes estiverem em boas condições. Paletes danificadas, por outro lado, podem aumentar a quantidade de resíduos na forma de farpas, estilhaços ou serragem.
  4. As paletes de boa qualidade reduzem o risco de danos às máquinas e equipamentos; por exemplo, sistemas de armazenamento automáticos são mais suscetíveis a paragens, o que resulta em inatividade dispendiosa, devido às paletes não terem manutenção regular.

Reparação de tábuas em Europaletes

É necessário manter as Europaletes em boas condições para garantir a sua funcionalidade e segurança para aqueles que as manuseiam ou transportam. Isto é muito importante para grandes armazéns ou fábricas onde as paletes são armazenadas em racks que estão muito altos. As paletes de madeira costumam ter grande capacidade de carga, portanto mesmo ao usar conter muitas toneladas. Portanto, mesmo ao usar um empilhador é importante prestar atenção se a palete precisa de ser reparada ou substituída.

Como saber se a Europaletes precisa de ser reparada ou substituída

Um dos elementos da palete está ausente

Tábuas na parte superior, patins ou qualquer um dos suportes (tacos). Esta palete não deve estar em uso, deve ser reparada de imediato

Cor da madeira muito escura

Paletes de madeira, expostas a condições climatéricas (processo de oxidação), expandem e contraem e, eventualmente, tornam-se secas e desfazem-se. A maneira como a madeira reage às condições externas geralmente depende do seu tipo, no entanto, aparecem sempre rachas e defitos grandes nas paletes, logo, devem ser reparadas.

Posicionamento incorreto dos elementos

Por exemplo se os patins da paletes se movem quando esta é colocada no chão, é que existe algum elemento que está incorrecto. Se a palete se mover apesar de ter sido colocada numa superfície plana, isso indica que está deformada ou está danificada, assim esta palete não é adequada para o transporte de cargas pesadas, pois pode perder estabilidade e causar a queda da carga. Esta situação é particularmente perigosa para os trabalhadores do armazém.

Rachas visíveis

Se notar que a palete de madeira está lascada, rachada ou alguma tábua está solta, é hora de repará-la ou substituí-la. Uma palete que tem algum destes tipo de falha não é adequada para o que foi constrúida, logo não pode suportar adequadamente as mercadorias, e também pode causar ferimentos a quem as opera.

Más condições técnicas

Por exemplo contaminação permanente de óleo, cimento, líquidos; uso de elementos estruturais inaceitáveis - tábuas, suportes, pregos, marcação incorreta nos tacos das paletes.

As Europaletes não podem ser reutilizadas se estiverem marcadas incorretamente. Isso pode indicar uma fonte de origem ilegal.

Danos inaceitáveis: Os danos que não são aceitáveis nas Europaletes estão a vermelho no seguinte link (fonte: Pt.Epal)

Características de uma má palete EPAL

Abaixo está um diagrama que mostra as características mostrando as características do palete europeu Epal correto (fonte: epal.org.pt)

Características de uma boa palete EPAL

Reparar ou comprar paletes?

O Europallet é o produto básico de armazenamento, portanto, aumentar a vida útil dos paletes de madeira economizará os custos de substituição de paletes. Se você apenas precisar substituir as placas, o custo do reparo é muito menor do que comprar um novo palete.

A reparação de paletes também é benéfica para o meio ambiente, porque prolonga a vida útil da palete, o que significa que não será preciso cortar árvores para produzir paletes novas.

Lembre-se que não precisa de reparar a palete sozinho. A Rotom oferece-lhe um serviço personalizado e permanente de paletes para que possa poupar dinheiro e tempo. Ao escolher os serviços de reparação e manutenção de paletes da Rotom, está seguro que está a escolher um serviço certificado e que segue as diretrizes da EPAL, pois a Rotom é a única empresa em Portugal que pode reparar paletes com certificação EPAL.

Linha de montagem para reparação de Europaletes de madeira

A Rotom é a única empresa em Portugal com licença para reparar Europaletes Epal 

 Estamos envolvidos na reparação de Europaletes há muitos anos em uitas localizações na Europa. A nossa experiência e conhecimento são confirmados através da licença da EPAL. Cada palete que é reparada na Rotom, segue ao pormenor as diretrizes da EPAL. Assim tem a confirmação que a palete é 100% funcional e adequada para reutilização ou substituição. A reparação ocorre numa linha de produção pensada somente em reparação de paletes de madeira e em suportes de reparação manual. Reparamos mais de 1 milhão de paletes por ano!

Reparação de paletes na Rotom Portuga

Na nossa fábrica em Portugal temos uma nova linha de classificação e reparação de paletes, o que melhora o processo e aumenta o controlo da qualidade. 

Serviço de manutenção de Europaletes disponível na Europa 

As suas Europaletes estão noutros países em diferentes armazéns pela Europa? Para a Rotom isso não é um problema, porque graças às suas instalações em 9 países e em mais de 16 localizações conseguimos dar resposta Seus paletes Euro para reparo são encontrados em muitos armazéns em outros países? Isso não é um problema, porque, graças a 16 locais em 9 países, podemos atender ou manter sua embalagem na filial Rotom mais próxima. Graças a isso, o reparo será mais rápido e mais barato, e você ganhará tempo. 

Como começar a utilizar os serviços de manutenção e reparação? Como começar a utilizar os serviços de manutenção e reparação? 

 Preencha o formulário nesta página - irá receber uma cópia com alguas questões no seu e-mail. Também pode solicitar serviços de reparação e manutenção diretamente na página específica de cada produto. Entraremos em contato consigo o mais breve possível, e após análise do seu pedido, apresentaremos uma oferta favorável para reparação ou manutenção.

Produtos relacionados